Salário para o cargo de Maleiro (comércio varejista )
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Maleiro (comércio varejista ) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maleiro (comércio varejista )

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • negociar preços e condições de pagamento;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • fazer orçamentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • planejar compras e locações;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • contratar serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transferir numerário para o banco;
  • elaborar normas e instruções;
  • orientar clientes;
  • exercitar a autonomia;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • participar de reuniões;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • remanejar leiaute;
  • gerir custos;
  • entrevistar candidatos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • operar equipamentos de informática;
  • expressar-se oralmente;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • exercer liderança;
  • representar a empresa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar integração de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • delegar atribuições;
  • gerir compras;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • instruir subordinados;
  • avaliar desempenho;
  • gerir investimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir perfil do consumidor final;
  • elaborar plano de investimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • medir resultados de treinamento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • designar equipe para projeto;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • propor compra de novos itens;
  • examinar currículos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • determinar perfis profissionais;
  • buscar atualização profissional;
  • atender agentes de fiscalização;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • administrar remanejamentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • demonstrar motivação;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover programas prevencionistas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir estoques;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • recepcionar mercadorias;
  • captar recursos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • cobrar resultados;
  • monitorar o andamento de projetos;


Setores que mais contratam Maleiro (comércio varejista ) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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