Salário para o cargo de Lojista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Lojista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Lojista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • manter apresentação pessoal;
  • avaliar desempenho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • instruir subordinados;
  • representar a empresa;
  • gerir compras;
  • fazer orçamentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • promover programas prevencionistas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • participar de reuniões;
  • estimular a motivação das equipes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • contratar serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • agir com dinamismo;
  • orientar clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • qualificar fornecedores;
  • recepcionar mercadorias;
  • formular incentivos de produtividade;
  • propor compra de novos itens;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • cooperar na definição de projetos;
  • examinar currículos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • definir estratégias de terceirização;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • expressar-se gestualmente;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • gerir investimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • providenciar integração de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • captar recursos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar compras e locações;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • exercitar a autonomia;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • cobrar resultados;
  • exercer liderança;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • delegar atribuições;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • medir resultados de treinamento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • transferir numerário para o banco;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • buscar atualização profissional;
  • gerir estoques;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;


Setores que mais contratam Lojista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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