Salário para o cargo de Locutor de rádio e televisão
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de rádio e televisão

Um Locutor de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.558,69 e R$ 4.124,46, com a média salarial de R$ 2.154,99 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.154,99 25.859,86 538,75 11,54
1º Quartil 1.558,69 18.704,27 389,67 8,35
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,64
3º Quartil 3.145,49 37.745,83 786,37 16,84
Teto Salarial 4.124,46 49.493,47 1.031,11 22,09


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.605 - 6.616 2.839,13 1.604,73 2.154,50 5.462,43 6.616,26
São Paulo - SP 1.721 - 6.266 2.915,47 1.720,86 2.319,00 5.173,47 6.266,26
São Luís - MA 1.545 - 3.853 2.303,00 1.544,78 2.057,00 3.181,39 3.853,39
Belo Horizonte - MG 1.895 - 5.701 3.237,98 1.894,67 3.468,00 4.707,09 5.701,36
Porto Alegre - RS 1.850 - 3.993 2.283,16 1.850,06 2.022,00 3.296,75 3.993,12
Duque de Caxias - RJ 1.658 - 2.493 1.794,75 1.658,43 1.707,10 2.058,21 2.492,97
João Pessoa - PB 1.440 - 5.671 2.418,78 1.439,67 1.510,00 4.681,67 5.670,58
Campo Grande - MS 1.826 - 5.013 3.351,74 1.825,92 3.986,00 4.139,00 5.013,28
Niterói - RJ 1.554 - 4.350 2.789,03 1.554,20 3.501,00 3.591,64 4.350,30
Cascavel - PR 1.723 - 3.201 1.970,42 1.723,00 1.723,71 2.642,82 3.201,06
Brasília - DF 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Feira de Santana - BA 1.476 - 2.155 1.588,56 1.475,62 1.565,00 1.779,44 2.155,32
Fortaleza - CE 1.424 - 4.025 2.159,02 1.423,88 1.772,42 3.323,25 4.025,22
Belém - PA 1.441 - 2.964 1.732,64 1.441,09 1.510,00 2.446,88 2.963,73
Caxias do Sul - RS 1.458 - 2.863 1.900,86 1.457,63 1.957,00 2.364,13 2.863,50
Goiânia - GO 1.827 - 4.753 2.955,48 1.826,63 3.215,00 3.924,00 4.752,87
Florianópolis - SC 1.574 - 3.646 2.037,72 1.574,00 1.721,00 3.010,14 3.645,98
São João de Meriti - RJ 1.624 - 2.869 1.979,72 1.623,56 2.015,00 2.368,43 2.868,71
Ribeirão Preto - SP 1.797 - 5.193 3.036,34 1.796,90 3.274,00 4.287,71 5.193,41
Recife - PE 1.516 - 2.694 1.767,26 1.516,14 1.600,00 2.224,29 2.694,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.526 - 4.472 2.245,06 1.526,44 1.797,00 3.692,32 4.472,25
São Paulo 1.615 - 5.038 2.572,14 1.614,61 2.228,00 4.159,15 5.037,69
Minas Gerais 1.427 - 4.025 2.084,71 1.427,07 1.747,00 3.322,71 4.024,56
Santa Catarina 1.504 - 3.740 2.088,67 1.503,54 1.863,00 3.088,07 3.740,36
Rio Grande do Sul 1.444 - 3.574 2.032,98 1.443,60 1.945,00 2.950,39 3.573,60
Paraná 1.574 - 4.099 2.227,12 1.574,26 1.880,00 3.383,87 4.098,64
Maranhão 1.435 - 3.540 1.962,79 1.435,11 1.680,00 2.923,00 3.540,43
Bahia 1.426 - 3.087 1.812,00 1.426,05 1.565,00 2.548,40 3.086,70
Goiás 1.438 - 3.914 2.020,57 1.438,39 1.575,00 3.231,82 3.914,47
Pará 1.442 - 3.364 1.905,62 1.441,59 1.694,00 2.777,57 3.364,27
Pernambuco 1.460 - 2.966 1.781,24 1.460,50 1.543,18 2.448,86 2.966,14
Ceará 1.412 - 3.196 1.822,23 1.412,00 1.542,00 2.638,68 3.196,05
Mato Grosso do Sul 1.412 - 4.916 2.420,86 1.412,00 2.000,00 4.058,41 4.915,67
Mato Grosso 1.444 - 4.236 2.337,66 1.443,96 2.330,00 3.497,41 4.236,17
Paraíba 1.412 - 4.197 1.968,79 1.412,42 1.510,00 3.465,25 4.197,21
Rondônia 1.414 - 2.485 1.671,99 1.414,38 1.560,00 2.051,56 2.484,91
Espírito Santo 1.470 - 2.936 1.788,66 1.469,60 1.686,00 2.424,27 2.936,34
Rio Grande do Norte 1.448 - 3.135 1.916,49 1.447,82 1.807,00 2.588,64 3.135,43
Sergipe 1.708 - 3.651 2.367,37 1.707,91 2.047,60 3.014,55 3.651,31
Piauí 1.412 - 10.365 3.170,15 1.412,00 1.449,00 8.557,24 10.364,79
Distrito Federal 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Alagoas 1.418 - 2.630 1.754,97 1.417,71 1.794,00 2.171,00 2.629,58
Amazonas 1.419 - 8.710 3.201,35 1.418,50 2.500,00 7.191,19 8.710,18
Tocantins 1.423 - 2.727 1.897,65 1.423,25 2.123,00 2.251,50 2.727,08
Roraima 1.550 - 2.232 1.714,09 1.550,00 1.700,00 1.842,50 2.231,69
Acre 1.412 - 2.516 1.589,22 1.412,00 1.500,00 2.077,50 2.516,33
Amapá 1.489 - 3.975 2.632,25 1.489,00 2.879,00 3.282,00 3.975,26


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • apresentar programas e noticiários;
  • entrevistar pessoas;
  • gravar voz para mídias;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar conteúdo para apresentação;

  • Atividades

    • demonstrar imparcialidade;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar cordialidade;
    • apresentar programações diversas;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • descrever o evento;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar dinamismo;
    • seguir o roteiro do evento;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • organizar as informações;
    • fazer enquete;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • envolver o entrevistado;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • selecionar material;
    • animar o programa;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • opinar a respeito do evento;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • anunciar chamadas;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • locutar documentários;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • anunciar programação;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • construir a cena;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • provocar o entrevistado;
    • chamar os comerciais;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar credibilidade;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • noticiar fatos;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • chamar reportagem;
    • mediar debates;
    • editar textos;
    • redigir a notícia;
    • editar material gravado;
    • interromper o entrevistado;
    • delimitar o conteúdo;
    • ancorar programas;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • ler o texto no ar;
    • locutar audiodescrição;
    • ler os comerciais no ar;
    • formular perguntas;
    • levantar informações e dados;
    • apresentar os participantes do evento;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • ensaiar a apresentação;
    • passar o texto;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • checar as informações;
    • instruir o entrevistado;


    Setores que mais contratam Locutor de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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