Salário para o cargo de Líder de comunidade caiçara
CBO 1130-10 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Líder de comunidade caiçara - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Quanto ganha um Líder de comunidade caiçara

Um Líder de comunidade caiçara trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.730,49 e R$ 4.773,10, com a média salarial de R$ 2.422,19 e o salário mediana em R$ 1.847,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de comunidade caiçara

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.422,19 29.066,24 605,55 11,08
1º Quartil 1.730,49 20.765,82 432,62 7,91
Salário Mediana 1.847,00 22.164,00 461,75 8,45
3º Quartil 3.640,17 43.682,00 910,04 16,64
Teto Salarial 4.773,10 57.277,15 1.193,27 21,82


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Taubaté - SP 1.734 - 2.519 1.803,20 1.734,00 1.734,00 2.080,00 2.519,36
Rio Verde - GO 2.500 - 3.028 2.500,00 2.500,00 2.500,00 2.500,00 3.028,08
Cotia - SP 1.667 - 2.100 1.707,20 1.667,00 1.734,00 1.734,00 2.100,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.690 - 5.497 2.452,64 1.689,51 1.758,00 4.538,70 5.497,41
Goiás 2.500 - 3.028 2.500,00 2.500,00 2.500,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Líder de comunidade caiçara

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;
  • providenciar documentação indígena, caiçara e quilombola;
  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;
  • articular questões políticas;
  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;
  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • comercializar o artesanato;
    • decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
    • solicitar o cadastramento do artesão;
    • firmar parcerias;
    • definir datas de mutirão por família;
    • definir prazos para a execução das tarefas;
    • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
    • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
    • solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
    • pressionar a funai para demarcação de terra;
    • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
    • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
    • acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
    • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
    • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
    • acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
    • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
    • participar dos conselhos locais;
    • discutir a política da educação diferenciada;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
    • programar as tarefas das crianças;
    • solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
    • elaborar projetos de auto sustentação;
    • ensinar o artesanato;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
    • solicitar a funai registro administrativo de óbito;
    • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
    • programar as tarefas das mulheres adultas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
    • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
    • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
    • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
    • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
    • providenciar correção ortográfica dos projetos;
    • providenciar certificado de qualidade do artesanato;
    • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
    • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
    • participar do conselho municipal de educação;
    • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
    • indicar chefe de posto indígena;
    • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
    • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
    • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
    • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
    • solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
    • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
    • buscar consenso na comunidade;
    • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
    • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
    • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
    • organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
    • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
    • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
    • acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
    • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
    • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
    • fomentar a organização da comunidade;
    • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
    • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
    • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
    • solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
    • listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
    • partilhar as informações com a comunidade;
    • servir como exemplo de conduta;
    • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
    • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
    • nomear as lideranças por grupos de atividades;
    • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
    • acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
    • demonstrar capacidade de articulação política;
    • reconhecer os limites territoriais da comunidade;
    • autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
    • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
    • administrar conflitos;
    • programar as tarefas dos jovens;
    • cobrar a implantação de educação diferenciada;
    • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
    • indicar o agente de saúde da comunidade;
    • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
    • ensinar técnicas de venda;
    • fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;
    • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
    • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
    • acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
    • solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
    • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
    • demonstrar responsabilidade;
    • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
    • assinar responsabilidade da execução do projeto;
    • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
    • negociar contrato para pesquisas na mata;
    • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
    • reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
    • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
    • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
    • exigir da funai emissão da documentação civil;
    • solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
    • organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
    • orientar crianças após dança da reza;
    • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
    • solicitar a funai declaração de aposentadoria;
    • solicitar a funai registro administrativo de casamento;
    • demonstrar capacidade de administração de recursos;
    • buscar a participação da comunidade nos projetos;
    • ouvir histórias dos mais velhos;
    • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
    • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
    • demonstrar espírito guerreiro;
    • indicar os limites territoriais ao gt da funai;
    • definir a área do roçado coletivo;
    • executar as tarefas com o grupo;
    • solicitar a funai carteira de identidade indígena;
    • reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
    • organizar encontro intercomunitário;
    • participar do conselho estadual de educação;
    • resgatar as festas de nomeação;
    • classificar as plantas para a escola;
    • incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
    • encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
    • definir mutirão por grupos;
    • reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
    • orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
    • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
    • reivindicar a construção de escolas;
    • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
    • discutir o local do posto indígena com a funai;
    • organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
    • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
    • programar tarefas dos homens adultos;
    • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
    • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
    • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
    • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
    • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • articular assistência aos índios parentes desaldeados;
    • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
    • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
    • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
    • indicar administrador regional da funai;
    • organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
    • mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
    • discutir problemas da aldeia;
    • decidir sobre penalidades coletivamente;
    • transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
    • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
    • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
    • demonstrar honestidade;


    Setores que mais contratam Líder de comunidade caiçara no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades paisagísticas
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Marketing direto
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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