Salário para o cargo de Instrutor de educação profissional industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de educação profissional industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

Atividades

  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • selecionar recursos didáticos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com os alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • organizar exposições de produtos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • comprovar certificação das competências;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar de campanhas educativas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • selecionar material pedagógico;
  • expressar-se com clareza;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • comprovar experiência na área específica;
  • revisar material pedagógico;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • negociar projetos e cursos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • elaborar os planos de aula;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • adequar material pedagógico;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preencher planilhas de custo;
  • preparar material didático;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar liderança;
  • auto avaliar-se;
  • executar a manutenção preventiva;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar criatividade;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • orientar os alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • conferir a execução da manutenção;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • analisar as avaliações;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar perseverança;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • limpar os equipamentos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;


Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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