Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- elaborar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- demonstrar liderança;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- identificar novas fontes para atualização;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- comprovar certificação das competências;
- fixar metas educacionais para a escola;
- adequar material pedagógico;
- selecionar material pedagógico;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- negociar projetos e cursos;
- tomar providências em casos de emergência;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- preparar material didático;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- registrar controles de estoque;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- sistematizar a produção científica da área;
- conferir a execução da manutenção;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de organização;
- executar a manutenção preventiva;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- criar situações operacionais de atividades;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- dialogar com os outros professores;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- analisar as avaliações;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- expressar-se com clareza;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher diários de classe ou similares;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- auto avaliar-se;
- integrar-se em eventos da área;
- orientar os alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar tolerância e paciência;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar criatividade;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- participar de campanhas educativas;
- revisar material pedagógico;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- agir eticamente na profissão;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- elaborar os planos de aula;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- preencher planilhas de custo;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- limpar os equipamentos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar flexibilidade;
- sistematizar as normas técnicas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- comprovar experiência na área específica;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- simular situações atuais de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar perseverança;
Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo