Salário para o cargo de Instrutor de educação profissional industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de educação profissional industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de educação profissional industrial

Um Instrutor de educação profissional industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de educação profissional industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • selecionar recursos didáticos;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • demonstrar perseverança;
    • agir eticamente na profissão;
    • participar de campanhas educativas;
    • orientar os alunos;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • dialogar com os alunos;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • comprovar experiência na área específica;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • negociar projetos e cursos;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • selecionar material pedagógico;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • integrar-se em eventos da área;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • comprovar certificação das competências;
    • preparar material didático;
    • organizar exposições de produtos;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • revisar material pedagógico;
    • adequar material pedagógico;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • demonstrar liderança;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • analisar as avaliações;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • auto avaliar-se;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • registrar controles de estoque;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • limpar os equipamentos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • dialogar com os outros professores;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • elaborar os planos de aula;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • conferir a execução da manutenção;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • preencher planilhas de custo;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;


    Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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