Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
Atividades
- selecionar material pedagógico;
- demonstrar criatividade;
- criar situações de trabalho em equipe;
- revisar material pedagógico;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- promover intercâmbios institucionais;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar tolerância e paciência;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar flexibilidade;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- elaborar os planos de aula;
- comprovar certificação das competências;
- registrar controles de estoque;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- expressar-se com clareza;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- dialogar com os outros professores;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- negociar projetos e cursos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- auto avaliar-se;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preencher diários de classe ou similares;
- executar a manutenção preventiva;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- preparar material didático;
- limpar os equipamentos;
- simular situações atuais de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar liderança;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- conferir a execução da manutenção;
- identificar novas fontes para atualização;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- agir eticamente na profissão;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- fixar metas educacionais para a escola;
- sistematizar as normas técnicas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- analisar as avaliações;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- integrar-se em eventos da área;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- dialogar com os alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar a produção científica da área;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- organizar exposições de produtos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preencher planilhas de custo;
- criar situações operacionais de atividades;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- orientar os alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preparar recursos audiovisuais;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar experiência na área específica;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo