Salário para o cargo de Instrutor de educação profissional industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de educação profissional industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • organizar exposições de produtos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • participar de campanhas educativas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • preencher planilhas de custo;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • auto avaliar-se;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • selecionar material pedagógico;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • agir eticamente na profissão;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • demonstrar flexibilidade;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • dialogar com os outros professores;
  • registrar controles de estoque;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • negociar projetos e cursos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • dialogar com os alunos;
  • preparar material didático;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • selecionar recursos didáticos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • limpar os equipamentos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demonstrar perseverança;
  • comprovar certificação das competências;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • elaborar os planos de aula;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • adequar material pedagógico;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • integrar-se em eventos da área;
  • revisar material pedagógico;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;


Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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