Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- prestar serviços À comunidade;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
Atividades
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar perseverança;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- elaborar os planos de aula;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- negociar projetos e cursos;
- simular situações atuais de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- revisar material pedagógico;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- limpar os equipamentos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preparar material didático;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- conferir a execução da manutenção;
- orientar os alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- preencher planilhas de custo;
- selecionar material pedagógico;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- executar a manutenção preventiva;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar capacidade de organização;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar flexibilidade;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar certificação das competências;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- criar situações operacionais de atividades;
- participar de campanhas educativas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- identificar novas fontes para atualização;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- comprovar experiência na área específica;
- auto avaliar-se;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- analisar as avaliações;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- registrar controles de estoque;
- organizar exposições de produtos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- promover intercâmbios institucionais;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- expressar-se com clareza;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- sistematizar as normas técnicas;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- demonstrar liderança;
- agir eticamente na profissão;
- preparar recursos audiovisuais;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- sistematizar a produção científica da área;
- selecionar recursos didáticos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- tomar providências em casos de emergência;
- adequar material pedagógico;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar criatividade;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com os outros professores;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo