Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem industrial

Um Instrutor de aprendizagem industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

  • Atividades

    • promover intercâmbios institucionais;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • auto avaliar-se;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • expressar-se com clareza;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • organizar exposições de produtos;
    • orientar os alunos;
    • preencher planilhas de custo;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • registrar controles de estoque;
    • elaborar os planos de aula;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • agir eticamente na profissão;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • demonstrar liderança;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • integrar-se em eventos da área;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • comprovar experiência na área específica;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • limpar os equipamentos;
    • adequar material pedagógico;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • negociar projetos e cursos;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • participar de campanhas educativas;
    • selecionar recursos didáticos;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • demonstrar perseverança;
    • dialogar com os alunos;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • comprovar certificação das competências;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • conferir a execução da manutenção;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • dialogar com os outros professores;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • preparar material didático;
    • analisar as avaliações;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • selecionar material pedagógico;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • revisar material pedagógico;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista