Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar capacidade de organização;
- preencher planilhas de custo;
- comprovar certificação das competências;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- organizar exposições de produtos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- demonstrar criatividade;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- auto avaliar-se;
- adequar material pedagógico;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- integrar-se em eventos da área;
- promover intercâmbios institucionais;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- dialogar com os alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- limpar os equipamentos;
- simular situações atuais de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- sistematizar as normas técnicas;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- tomar providências em casos de emergência;
- identificar novas fontes para atualização;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- expressar-se com clareza;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- sistematizar a legislação na sua área;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar a produção científica da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- comprovar experiência na área específica;
- selecionar material pedagógico;
- registrar controles de estoque;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar tolerância e paciência;
- executar a manutenção preventiva;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- negociar projetos e cursos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar material pedagógico;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- analisar as avaliações;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar liderança;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar perseverança;
- conferir a execução da manutenção;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar situações operacionais de atividades;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- preparar recursos audiovisuais;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- participar de campanhas educativas;
- elaborar os planos de aula;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- orientar os alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- sistematizar os termos técnicos da área;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- preparar material didático;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- agir eticamente na profissão;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo