Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • participar de campanhas educativas;
  • expressar-se com clareza;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • demonstrar flexibilidade;
  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • registrar controles de estoque;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • preencher planilhas de custo;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • revisar material pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • comprovar experiência na área específica;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar criatividade;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar perseverança;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • selecionar recursos didáticos;
  • elaborar os planos de aula;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • dialogar com os alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • organizar exposições de produtos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • integrar-se em eventos da área;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • conferir a execução da manutenção;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • selecionar material pedagógico;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • comprovar certificação das competências;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • analisar as avaliações;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preparar material didático;
  • orientar os alunos;
  • dialogar com os outros professores;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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