Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- comunicar-se;
Atividades
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- integrar-se em eventos da área;
- preencher diários de classe ou similares;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- comprovar certificação das competências;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar tolerância e paciência;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- simular situações atuais de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- dialogar com os outros professores;
- promover intercâmbios institucionais;
- negociar projetos e cursos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar recursos audiovisuais;
- comprovar experiência na área específica;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- organizar exposições de produtos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- orientar os alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar liderança;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- agir eticamente na profissão;
- auto avaliar-se;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- participar de campanhas educativas;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar flexibilidade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- identificar novas fontes para atualização;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- adequar material pedagógico;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- selecionar recursos didáticos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- dialogar com os alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- expressar-se com clareza;
- criar situações de trabalho em equipe;
- tomar providências em casos de emergência;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- criar situações operacionais de atividades;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- registrar controles de estoque;
- selecionar material pedagógico;
- sistematizar a produção científica da área;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- limpar os equipamentos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- fixar metas educacionais para a escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- conferir a execução da manutenção;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- preencher planilhas de custo;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar perseverança;
- revisar material pedagógico;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- preparar material didático;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- analisar as avaliações;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo