Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
Atividades
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- analisar as avaliações;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- elaborar os planos de aula;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com os alunos;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- comprovar experiência na área específica;
- conferir a execução da manutenção;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- dialogar com os outros professores;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preencher diários de classe ou similares;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- adequar material pedagógico;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- demonstrar criatividade;
- tomar providências em casos de emergência;
- executar a manutenção preventiva;
- expressar-se com clareza;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- criar situações de trabalho em equipe;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- organizar exposições de produtos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preparar recursos audiovisuais;
- registrar controles de estoque;
- negociar projetos e cursos;
- demonstrar capacidade de organização;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar liderança;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- limpar os equipamentos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- preparar material didático;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- sistematizar a produção científica da área;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- criar situações operacionais de atividades;
- fixar metas educacionais para a escola;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- selecionar material pedagógico;
- sistematizar as normas técnicas;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- auto avaliar-se;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- orientar os alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar perseverança;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- revisar material pedagógico;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar flexibilidade;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- simular situações atuais de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo