Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • registrar controles de estoque;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • adequar material pedagógico;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • analisar as avaliações;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • dialogar com os outros professores;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preparar material didático;
  • organizar exposições de produtos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • limpar os equipamentos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • selecionar material pedagógico;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar liderança;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • auto avaliar-se;
  • participar de campanhas educativas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • orientar os alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • executar a manutenção preventiva;
  • integrar-se em eventos da área;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher planilhas de custo;
  • elaborar os planos de aula;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • comprovar experiência na área específica;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • agir eticamente na profissão;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • comprovar certificação das competências;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • demonstrar perseverança;
  • negociar projetos e cursos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • dialogar com os alunos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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