Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar perseverança;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • limpar os equipamentos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • agir eticamente na profissão;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar liderança;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • adequar material pedagógico;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • participar de campanhas educativas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • elaborar os planos de aula;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • analisar as avaliações;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • negociar projetos e cursos;
  • orientar os alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • conferir a execução da manutenção;
  • auto avaliar-se;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • revisar material pedagógico;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • registrar controles de estoque;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria