Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
Atividades
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar liderança;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- elaborar os planos de aula;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- sistematizar a produção científica da área;
- preencher planilhas de custo;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar flexibilidade;
- identificar novas fontes para atualização;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- limpar os equipamentos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preencher diários de classe ou similares;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- conferir a execução da manutenção;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- sistematizar a legislação na sua área;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar tolerância e paciência;
- orientar os alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- dialogar com os outros professores;
- executar a manutenção preventiva;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- registrar controles de estoque;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- preparar recursos audiovisuais;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- adequar material pedagógico;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- analisar as avaliações;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- comprovar certificação das competências;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- integrar-se em eventos da área;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar perseverança;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- expressar-se com clareza;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar criatividade;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- comprovar experiência na área específica;
- auto avaliar-se;
- dialogar com os alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- tomar providências em casos de emergência;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar as normas técnicas;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja