Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de ofícios industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
Atividades
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- dialogar com os outros professores;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- integrar-se em eventos da área;
- registrar controles de estoque;
- auto avaliar-se;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- agir eticamente na profissão;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- revisar material pedagógico;
- comprovar certificação das competências;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- investigar diferentes recursos didáticos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar situações de trabalho em equipe;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- sistematizar as normas técnicas;
- comprovar experiência na área específica;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- analisar as avaliações;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- tomar providências em casos de emergência;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preencher diários de classe ou similares;
- participar de campanhas educativas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- adequar material pedagógico;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar liderança;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- organizar exposições de produtos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- executar a manutenção preventiva;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar flexibilidade;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- expressar-se com clareza;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- conferir a execução da manutenção;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- identificar novas fontes para atualização;
- limpar os equipamentos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- preencher planilhas de custo;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- negociar projetos e cursos;
- promover intercâmbios institucionais;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- orientar os alunos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja