Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • tomar providências em casos de emergência;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • dialogar com os outros professores;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • registrar controles de estoque;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • agir eticamente na profissão;
  • adequar material pedagógico;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • revisar material pedagógico;
  • negociar projetos e cursos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • conferir a execução da manutenção;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar criatividade;
  • integrar-se em eventos da área;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • expressar-se com clareza;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • analisar as avaliações;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • comprovar experiência na área específica;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • organizar exposições de produtos;
  • participar de campanhas educativas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar liderança;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • elaborar os planos de aula;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • limpar os equipamentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: