Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- sistematizar os termos técnicos da área;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar capacidade de organização;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- revisar material pedagógico;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar a produção científica da área;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar perseverança;
- comprovar experiência na área específica;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- preencher planilhas de custo;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- dialogar com os outros professores;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- conferir a execução da manutenção;
- sistematizar a legislação na sua área;
- elaborar os planos de aula;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- sistematizar as normas técnicas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- registrar controles de estoque;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- participar de campanhas educativas;
- limpar os equipamentos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- comprovar certificação das competências;
- expressar-se com clareza;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- agir eticamente na profissão;
- orientar os alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar flexibilidade;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar tolerância e paciência;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar liderança;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar criatividade;
- dialogar com os alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- auto avaliar-se;
- organizar exposições de produtos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- analisar as avaliações;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preparar recursos audiovisuais;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- integrar-se em eventos da área;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja