Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar os planos de aula;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar liderança;
  • executar a manutenção preventiva;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • negociar projetos e cursos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • integrar-se em eventos da área;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar perseverança;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preencher planilhas de custo;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • participar de campanhas educativas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • orientar os alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • registrar controles de estoque;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • comprovar experiência na área específica;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • dialogar com os outros professores;
  • analisar as avaliações;
  • dialogar com os alunos;
  • auto avaliar-se;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: