Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem agropecuária

Um Instrutor de aprendizagem agropecuária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.402,07 40.824,86 850,52 15,94
1º Quartil 1.894,22 22.730,65 473,56 8,88
Salário Mediana 2.537,00 30.444,00 634,25 11,89
3º Quartil 5.941,31 71.295,72 1.485,33 27,84
Teto Salarial 7.790,42 93.485,09 1.947,61 36,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Carlos - SP 1.542 - 2.770 1.775,23 1.542,00 1.542,00 2.287,24 2.770,37
Nova Mutum - MT 2.150 - 3.058 2.350,00 2.150,00 2.300,00 2.525,00 3.058,36
Niterói - RJ 1.741 - 2.390 1.855,72 1.741,00 1.899,00 1.973,00 2.389,76
São Paulo - SP 2.680 - 22.046 6.786,64 2.679,50 3.490,00 18.201,50 22.046,20
Porto Velho - RO 1.470 - 11.034 7.502,60 1.470,00 9.110,00 9.110,00 11.034,31
Joinville - SC 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Santana - BA 4.420 - 5.354 4.420,00 4.420,00 4.420,00 4.420,00 5.353,64
Sinimbu - RS 2.000 - 4.244 2.629,50 2.000,00 2.393,00 3.504,00 4.244,15
Brasília - DF 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Parnaíba - PI 2.370 - 3.995 2.730,57 2.370,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Pontal - SP 3.500 - 4.845 3.666,67 3.500,00 3.500,00 4.000,00 4.844,92
Senhor do Bonfim - BA 1.700 - 3.073 2.118,50 1.700,00 2.118,50 2.537,00 3.072,89
Rio Brilhante - MS 3.831 - 5.543 3.955,21 3.831,00 3.831,00 4.576,00 5.542,59
Campinas - SP 1.600 - 3.513 2.580,33 1.600,00 2.791,00 2.900,00 3.512,57
Cruz das Almas - BA 16.500 - 19.985 16.500,00 16.500,00 16.500,00 16.500,00 19.985,30
Fortaleza - CE 1.718 - 2.081 1.718,00 1.718,00 1.718,00 1.718,00 2.080,89
Lençóis Paulista - SP 2.644 - 6.892 3.253,44 2.644,00 2.644,00 5.690,00 6.891,90
Curitiba - PR 2.000 - 3.725 2.316,60 2.000,00 2.008,00 3.075,00 3.724,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.543 - 8.287 3.524,93 1.542,95 2.900,00 6.841,77 8.286,96
Paraná 1.799 - 6.156 2.896,03 1.799,00 2.236,00 5.082,71 6.156,34
Bahia 1.979 - 17.895 6.084,52 1.979,43 4.420,00 14.774,29 17.895,06
Mato Grosso 2.050 - 5.220 2.770,24 2.050,00 2.500,00 4.309,33 5.219,59
Minas Gerais 1.705 - 7.330 3.808,97 1.704,80 3.639,00 6.051,80 7.330,12
Rondônia 1.522 - 11.034 4.654,22 1.522,00 2.244,00 9.110,00 11.034,31
Ceará 1.565 - 4.201 2.088,71 1.565,00 1.718,00 3.468,71 4.201,41
Rio de Janeiro 1.659 - 2.754 1.910,99 1.658,75 1.899,00 2.274,00 2.754,34
Rio Grande do Sul 1.841 - 5.283 2.720,29 1.841,33 2.213,50 4.361,67 5.282,98
Piauí 1.412 - 3.995 2.335,00 1.412,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Santa Catarina 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso do Sul 3.221 - 6.405 4.019,25 3.221,00 3.831,00 5.288,00 6.404,98
Distrito Federal 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Goiás 1.706 - 4.641 2.864,93 1.706,00 2.837,00 3.831,23 4.640,50
Pernambuco 1.890 - 3.634 2.491,67 1.890,00 2.537,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • demonstrar liderança;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • negociar projetos e cursos;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • comprovar certificação das competências;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • demonstrar perseverança;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • limpar os equipamentos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • preparar material didático;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • registrar controles de estoque;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • expressar-se com clareza;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • adequar material pedagógico;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • organizar exposições de produtos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • orientar os alunos;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • conferir a execução da manutenção;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • auto avaliar-se;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • integrar-se em eventos da área;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • agir eticamente na profissão;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • preencher planilhas de custo;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • selecionar material pedagógico;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • selecionar recursos didáticos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • comprovar experiência na área específica;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • elaborar os planos de aula;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • revisar material pedagógico;
    • analisar as avaliações;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • dialogar com os alunos;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • dialogar com os outros professores;
    • participar de campanhas educativas;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Formação de condutores
    • Cultivo de soja
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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