Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • comprovar experiência na área específica;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar perseverança;
  • agir eticamente na profissão;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • orientar os alunos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • revisar material pedagógico;
  • conferir a execução da manutenção;
  • adequar material pedagógico;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • preencher planilhas de custo;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • demonstrar criatividade;
  • registrar controles de estoque;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • dialogar com os outros professores;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • expressar-se com clareza;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • limpar os equipamentos;
  • participar de campanhas educativas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • organizar exposições de produtos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • executar a manutenção preventiva;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • criar situações de trabalho em equipe;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

Operador de reator nuclear