Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor agrícola
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preencher diários de classe ou similares;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar tolerância e paciência;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- comprovar certificação das competências;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- conferir a execução da manutenção;
- executar a manutenção preventiva;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tomar providências em casos de emergência;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- dialogar com os outros professores;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- limpar os equipamentos;
- preencher planilhas de custo;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- revisar material pedagógico;
- auto avaliar-se;
- expressar-se com clareza;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- analisar as avaliações;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- criar situações de trabalho em equipe;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar criatividade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar liderança;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- elaborar os planos de aula;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- adequar material pedagógico;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- negociar projetos e cursos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar perseverança;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar a produção científica da área;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- integrar-se em eventos da área;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- orientar os alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- comprovar experiência na área específica;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja