Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de campanhas educativas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar flexibilidade;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • revisar material pedagógico;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar liderança;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • dialogar com os alunos;
  • comprovar certificação das competências;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • executar a manutenção preventiva;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • expressar-se com clareza;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • agir eticamente na profissão;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • orientar os alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • negociar projetos e cursos;
  • preencher planilhas de custo;
  • demonstrar perseverança;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • dialogar com os outros professores;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • organizar exposições de produtos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • auto avaliar-se;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • registrar controles de estoque;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: