Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem agropecuária

Um Instrutor de aprendizagem agropecuária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.402,07 40.824,86 850,52 15,94
1º Quartil 1.894,22 22.730,65 473,56 8,88
Salário Mediana 2.537,00 30.444,00 634,25 11,89
3º Quartil 5.941,31 71.295,72 1.485,33 27,84
Teto Salarial 7.790,42 93.485,09 1.947,61 36,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Carlos - SP 1.542 - 2.770 1.775,23 1.542,00 1.542,00 2.287,24 2.770,37
Nova Mutum - MT 2.150 - 3.058 2.350,00 2.150,00 2.300,00 2.525,00 3.058,36
Niterói - RJ 1.741 - 2.390 1.855,72 1.741,00 1.899,00 1.973,00 2.389,76
São Paulo - SP 2.680 - 22.046 6.786,64 2.679,50 3.490,00 18.201,50 22.046,20
Porto Velho - RO 1.470 - 11.034 7.502,60 1.470,00 9.110,00 9.110,00 11.034,31
Joinville - SC 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Santana - BA 4.420 - 5.354 4.420,00 4.420,00 4.420,00 4.420,00 5.353,64
Sinimbu - RS 2.000 - 4.244 2.629,50 2.000,00 2.393,00 3.504,00 4.244,15
Brasília - DF 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Parnaíba - PI 2.370 - 3.995 2.730,57 2.370,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Pontal - SP 3.500 - 4.845 3.666,67 3.500,00 3.500,00 4.000,00 4.844,92
Senhor do Bonfim - BA 1.700 - 3.073 2.118,50 1.700,00 2.118,50 2.537,00 3.072,89
Rio Brilhante - MS 3.831 - 5.543 3.955,21 3.831,00 3.831,00 4.576,00 5.542,59
Campinas - SP 1.600 - 3.513 2.580,33 1.600,00 2.791,00 2.900,00 3.512,57
Cruz das Almas - BA 16.500 - 19.985 16.500,00 16.500,00 16.500,00 16.500,00 19.985,30
Fortaleza - CE 1.718 - 2.081 1.718,00 1.718,00 1.718,00 1.718,00 2.080,89
Lençóis Paulista - SP 2.644 - 6.892 3.253,44 2.644,00 2.644,00 5.690,00 6.891,90
Curitiba - PR 2.000 - 3.725 2.316,60 2.000,00 2.008,00 3.075,00 3.724,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.543 - 8.287 3.524,93 1.542,95 2.900,00 6.841,77 8.286,96
Paraná 1.799 - 6.156 2.896,03 1.799,00 2.236,00 5.082,71 6.156,34
Bahia 1.979 - 17.895 6.084,52 1.979,43 4.420,00 14.774,29 17.895,06
Mato Grosso 2.050 - 5.220 2.770,24 2.050,00 2.500,00 4.309,33 5.219,59
Minas Gerais 1.705 - 7.330 3.808,97 1.704,80 3.639,00 6.051,80 7.330,12
Rondônia 1.522 - 11.034 4.654,22 1.522,00 2.244,00 9.110,00 11.034,31
Ceará 1.565 - 4.201 2.088,71 1.565,00 1.718,00 3.468,71 4.201,41
Rio de Janeiro 1.659 - 2.754 1.910,99 1.658,75 1.899,00 2.274,00 2.754,34
Rio Grande do Sul 1.841 - 5.283 2.720,29 1.841,33 2.213,50 4.361,67 5.282,98
Piauí 1.412 - 3.995 2.335,00 1.412,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Santa Catarina 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso do Sul 3.221 - 6.405 4.019,25 3.221,00 3.831,00 5.288,00 6.404,98
Distrito Federal 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Goiás 1.706 - 4.641 2.864,93 1.706,00 2.837,00 3.831,23 4.640,50
Pernambuco 1.890 - 3.634 2.491,67 1.890,00 2.537,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

  • Atividades

    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • dialogar com os alunos;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • registrar controles de estoque;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • conferir a execução da manutenção;
    • participar de campanhas educativas;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • demonstrar liderança;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • analisar as avaliações;
    • comprovar experiência na área específica;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • limpar os equipamentos;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • comprovar certificação das competências;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • elaborar os planos de aula;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • orientar os alunos;
    • preparar material didático;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • auto avaliar-se;
    • organizar exposições de produtos;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • revisar material pedagógico;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • executar a manutenção preventiva;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • adequar material pedagógico;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • selecionar recursos didáticos;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • preencher planilhas de custo;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • negociar projetos e cursos;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • selecionar material pedagógico;
    • dialogar com os outros professores;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • integrar-se em eventos da área;
    • demonstrar perseverança;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • agir eticamente na profissão;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Formação de condutores
    • Cultivo de soja
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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