Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- limpar os equipamentos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preencher diários de classe ou similares;
- comprovar experiência na área específica;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- dialogar com os outros professores;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar capacidade de organização;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- comprovar certificação das competências;
- integrar-se em eventos da área;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- identificar novas fontes para atualização;
- negociar projetos e cursos;
- tomar providências em casos de emergência;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- registrar controles de estoque;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar as normas técnicas;
- auto avaliar-se;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar perseverança;
- preparar recursos audiovisuais;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- promover intercâmbios institucionais;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar a produção científica da área;
- expressar-se com clareza;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar situações de trabalho em equipe;
- orientar os alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- analisar as avaliações;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- adequar material pedagógico;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- revisar material pedagógico;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar liderança;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- agir eticamente na profissão;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar criatividade;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- organizar exposições de produtos;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja