Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;

Atividades

  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • limpar os equipamentos;
  • agir eticamente na profissão;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • negociar projetos e cursos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • orientar os alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com os alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • comprovar certificação das competências;
  • demonstrar criatividade;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • adequar material pedagógico;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar liderança;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • comprovar experiência na área específica;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • integrar-se em eventos da área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • registrar controles de estoque;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • elaborar os planos de aula;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com os outros professores;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • expressar-se com clareza;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • organizar exposições de produtos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • revisar material pedagógico;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • auto avaliar-se;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • participar de campanhas educativas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: