Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • registrar controles de estoque;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • dialogar com os outros professores;
  • organizar exposições de produtos;
  • comprovar certificação das competências;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • expressar-se com clareza;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • integrar-se em eventos da área;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • elaborar os planos de aula;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • agir eticamente na profissão;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • executar a manutenção preventiva;
  • participar de campanhas educativas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • analisar as avaliações;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • comprovar experiência na área específica;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com os alunos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • adequar material pedagógico;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preencher planilhas de custo;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar perseverança;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • negociar projetos e cursos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • orientar os alunos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • auto avaliar-se;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: