Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demonstrar perseverança;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • elaborar os planos de aula;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • agir eticamente na profissão;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • analisar as avaliações;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • negociar projetos e cursos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • revisar material pedagógico;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • integrar-se em eventos da área;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • organizar exposições de produtos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • participar de campanhas educativas;
  • registrar controles de estoque;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • auto avaliar-se;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • dialogar com os outros professores;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • limpar os equipamentos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • expressar-se com clareza;
  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • promover intercâmbios institucionais;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: