Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- elaborar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- prestar serviços À comunidade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- orientar os alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- participar de campanhas educativas;
- preparar recursos audiovisuais;
- auto avaliar-se;
- dialogar com os alunos;
- organizar exposições de produtos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- agir eticamente na profissão;
- executar a manutenção preventiva;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de organização;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar perseverança;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com os outros professores;
- integrar-se em eventos da área;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preencher planilhas de custo;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- limpar os equipamentos;
- adequar material pedagógico;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar flexibilidade;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- comprovar certificação das competências;
- preencher diários de classe ou similares;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar tolerância e paciência;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar criatividade;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- criar situações de trabalho em equipe;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- expressar-se com clareza;
- analisar as avaliações;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- identificar novas fontes para atualização;
- negociar projetos e cursos;
- registrar controles de estoque;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- sistematizar a legislação na sua área;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar liderança;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- tomar providências em casos de emergência;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar as normas técnicas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja