Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- identificar novas fontes para atualização;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preencher planilhas de custo;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- expressar-se com clareza;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- conferir a execução da manutenção;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preparar recursos audiovisuais;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar controles de estoque;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar a produção científica da área;
- sistematizar as normas técnicas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- criar situações de trabalho em equipe;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- negociar projetos e cursos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar perseverança;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- organizar exposições de produtos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- comprovar experiência na área específica;
- limpar os equipamentos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- processar materiais para a utilização em ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- tomar providências em casos de emergência;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- integrar-se em eventos da área;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- auto avaliar-se;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- sistematizar a legislação na sua área;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- dialogar com os outros professores;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- adequar material pedagógico;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- agir eticamente na profissão;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- revisar material pedagógico;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- participar de campanhas educativas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar liderança;
- demonstrar tolerância e paciência;
- comprovar certificação das competências;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- orientar os alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- analisar as avaliações;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- demonstrar criatividade;
- elaborar os planos de aula;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja