Salário para o cargo de Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • argumentar com convicção (persuasão);
  • transferir numerário para o banco;
  • captar recursos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • manter apresentação pessoal;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • orientar clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • entrevistar candidatos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • contratar serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar compras e locações;
  • remanejar leiaute;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • determinar perfis profissionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • instruir subordinados;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • elaborar normas e instruções;
  • representar a empresa;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • exercer liderança;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • delegar atribuições;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • atender agentes de fiscalização;
  • designar equipe para projeto;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • recepcionar mercadorias;
  • promover funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • cobrar resultados;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir estoques;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir investimentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir compras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • administrar remanejamentos;
  • exercitar a autonomia;
  • expressar-se gestualmente;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • avaliar desempenho;
  • promover programas prevencionistas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • agir com dinamismo;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • examinar currículos;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir custos;
  • participar de reuniões;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;


Setores que mais contratam Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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