Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- manter apresentação pessoal;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- elaborar plano de investimentos;
- demonstrar motivação;
- realizar reuniões com a equipe;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- controlar o cumprimento de normas;
- promover programas prevencionistas;
- determinar perfis profissionais;
- participar de reuniões;
- qualificar fornecedores;
- gerir investimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- gerir compras;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- atender agentes de fiscalização;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- administrar conflitos entre funcionários;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- designar equipe para projeto;
- formular incentivos de produtividade;
- avaliar desempenho;
- propor compra de novos itens;
- buscar atualização profissional;
- implementar reciclagem de funcionários;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- cobrar resultados;
- monitorar o andamento de projetos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- analisar tendências do mercado;
- orientar clientes;
- medir resultados de treinamento;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- apreciar inovações organizacionais;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- representar a empresa;
- operar equipamentos de informática;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- entrevistar candidatos;
- planejar compras e locações;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- administrar remanejamentos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- agir com dinamismo;
- colaborar na definição de epi e epc;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- recepcionar mercadorias;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- divulgar mercadorias e serviços;
- resolver reclamações de clientes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- cooperar na definição de projetos;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- estimular a motivação das equipes;
- implantar técnicas de vendas;
- fazer orçamentos;
- gerir estoques;
- gerenciar contratos de serviços;
- captar recursos;
- providenciar integração de funcionários;
- instruir subordinados;
- contratar serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- exercer liderança;
- definir estratégias de terceirização;
- transferir numerário para o banco;
- remanejar leiaute;
- prestar assistência social aos funcionários;
- exercitar a autonomia;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- expressar-se gestualmente;
- expressar-se oralmente;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- liberar mercadorias para entrega;
- negociar preços e condições de pagamento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- elaborar normas e instruções;
- examinar currículos;
- prover ações de preservação ambiental;
- definir perfil do consumidor final;
- recomendar promoção de funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- delegar atribuições;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- gerir custos;
- promover funcionários;
Setores que mais contratam Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos