Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- fazer orçamentos;
- captar recursos;
- gerir investimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- analisar tendências do mercado;
- representar a empresa;
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir estoques;
- entrevistar candidatos;
- administrar remanejamentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- qualificar fornecedores;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- providenciar integração de funcionários;
- implantar técnicas de vendas;
- elaborar plano de investimentos;
- atender agentes de fiscalização;
- instruir subordinados;
- gerir custos;
- definir estratégias de terceirização;
- gerir compras;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- estimular a motivação das equipes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- operar equipamentos de informática;
- transferir numerário para o banco;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- propor compra de novos itens;
- contratar serviços;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- controlar o cumprimento de normas;
- promover funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- divulgar mercadorias e serviços;
- resolver reclamações de clientes;
- recepcionar mercadorias;
- apreciar inovações organizacionais;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- avaliar desempenho;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- elaborar normas e instruções;
- definir perfil do consumidor final;
- recomendar promoção de funcionários;
- exercitar a autonomia;
- planejar compras e locações;
- negociar preços e condições de pagamento;
- exercer liderança;
- demonstrar motivação;
- prover ações de preservação ambiental;
- manter apresentação pessoal;
- promover programas prevencionistas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- delegar atribuições;
- agir com dinamismo;
- formular incentivos de produtividade;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- remanejar leiaute;
- realizar reuniões com a equipe;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- participar de reuniões;
- acompanhar rotinas administrativas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cobrar resultados;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- designar equipe para projeto;
- orientar clientes;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- expressar-se oralmente;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- cooperar na definição de projetos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- monitorar o andamento de projetos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- medir resultados de treinamento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- prestar assistência social aos funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- argumentar com convicção (persuasão);
- determinar perfis profissionais;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- acompanhar a execução orçamentária;
- buscar atualização profissional;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- examinar currículos;
Setores que mais contratam Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos