Salário para o cargo de Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • gerir custos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • medir resultados de treinamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • entrevistar candidatos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • propor compra de novos itens;
  • exercer liderança;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • atender agentes de fiscalização;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir investimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • participar de reuniões;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • elaborar normas e instruções;
  • cobrar resultados;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir estoques;
  • avaliar desempenho;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • transferir numerário para o banco;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover programas prevencionistas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • instruir subordinados;
  • promover funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • representar a empresa;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • remanejar leiaute;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • orientar clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se oralmente;
  • captar recursos;
  • agir com dinamismo;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir compras;
  • demonstrar motivação;
  • determinar perfis profissionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • manter apresentação pessoal;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • contratar serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • designar equipe para projeto;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • examinar currículos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • fazer orçamentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar compras e locações;
  • qualificar fornecedores;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • delegar atribuições;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;


Setores que mais contratam Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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