Salário para o cargo de Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • implementar reciclagem de funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • formular incentivos de produtividade;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • recepcionar mercadorias;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • transferir numerário para o banco;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • instruir subordinados;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • promover programas prevencionistas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir custos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • orientar clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • atender agentes de fiscalização;
  • agir com dinamismo;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • captar recursos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • medir resultados de treinamento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • designar equipe para projeto;
  • delegar atribuições;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • contratar serviços;
  • fazer orçamentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • cobrar resultados;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • representar a empresa;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir estoques;
  • elaborar normas e instruções;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • examinar currículos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • remanejar leiaute;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir compras;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • demonstrar motivação;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • qualificar fornecedores;
  • entrevistar candidatos;
  • avaliar desempenho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • determinar perfis profissionais;
  • exercer liderança;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • administrar remanejamentos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • expressar-se oralmente;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • argumentar com convicção (persuasão);


Setores que mais contratam Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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