Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ilusionista
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- produzir o número;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- perceber as habilidades dos alunos;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- montar o aparelho;
- errar truques para valorização do trabalho;
- definir equipamentos de segurança;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- pesquisar movimentos corporais;
- aprender a profissão ensaiando;
- fazer alongamento;
- criar guarda roupa;
- pesquisar materiais;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- transmitir ética circense;
- fazer concentração;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- dar entrevistas;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar ética profissional;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- demonstrar determinação para aprender;
- trabalhar em equipe;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar tecnologias;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- confeccionar o aparelho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- definir coreografia;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- divulgar o espetáculo ou número;
- adquirir técnicas para cair;
- criar maquiagem;
- desenvolver disciplina;
- conquistar empatia do público;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- selecionar música;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- motivar os alunos;
- estabelecer comunicação com o público;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- misturar os números criando outros;
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- fazer aquecimento;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- preparar a entrada do artista;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- providenciar material impresso para divulgação;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária