Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ilusionista
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir o número;
Atividades
- definir coreografia;
- confeccionar o aparelho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar tecnologias;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- definir equipamentos de segurança;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- frequentar cursos de atualização;
- providenciar material impresso para divulgação;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- fazer alongamento;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- respeitar relações de trabalho;
- motivar os alunos;
- demonstrar determinação para aprender;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- respeitar ética profissional;
- conquistar empatia do público;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar movimentos corporais;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- desenvolver disciplina;
- adquirir técnicas para cair;
- trabalhar em equipe;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar truques;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- montar o aparelho;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar materiais;
- misturar os números criando outros;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- transmitir ética circense;
- fazer aquecimento;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- criar maquiagem;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- errar truques para valorização do trabalho;
- aprender a profissão ensaiando;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar aparelhos;
- sincronizar luz e som com a representação;
- fazer concentração;
- preparar a entrada do artista;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- perceber as habilidades dos alunos;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- dar entrevistas;
- desmontar o aparelho;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- selecionar música;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- criar guarda roupa;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária