Salário para o cargo de Ilusionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Ilusionista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ilusionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar materiais;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • desenvolver disciplina;
  • fazer concentração;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • pesquisar truques;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • transmitir ética circense;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar maquiagem;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adquirir técnicas para cair;
  • selecionar música;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar tecnologias;
  • fazer alongamento;
  • frequentar cursos de atualização;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • trabalhar em equipe;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar aparelhos;
  • criar guarda roupa;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • definir coreografia;
  • preparar a entrada do artista;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • confeccionar o aparelho;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • desmontar o aparelho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • motivar os alunos;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • dar entrevistas;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • misturar os números criando outros;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • respeitar relações de trabalho;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • conquistar empatia do público;
  • montar o aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;


Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: