Salário para o cargo de Ilusionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Ilusionista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ilusionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • definir equipamentos de segurança;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar materiais;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • desmontar o aparelho;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • montar o aparelho;
  • conquistar empatia do público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • criar maquiagem;
  • misturar os números criando outros;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • adquirir técnicas para cair;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • trabalhar em equipe;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • criar guarda roupa;
  • respeitar relações de trabalho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • definir coreografia;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • frequentar cursos de atualização;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • motivar os alunos;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar tecnologias;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • transmitir ética circense;
  • confeccionar o aparelho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • selecionar música;
  • preparar a entrada do artista;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • fazer concentração;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • fazer alongamento;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • pesquisar truques;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • dar entrevistas;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar aparelhos;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);


Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




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