Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ilusionista
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- preparar a entrada do artista;
- transmitir ética circense;
- respeitar relações de trabalho;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar materiais;
- criar maquiagem;
- definir equipamentos de segurança;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- conquistar empatia do público;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- motivar os alunos;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar aparelhos;
- errar truques para valorização do trabalho;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar tecnologias;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar truques;
- perceber as habilidades dos alunos;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- dar entrevistas;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- demonstrar determinação para aprender;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- respeitar ética profissional;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- confeccionar o aparelho;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- fazer aquecimento;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- selecionar música;
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- misturar os números criando outros;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar movimentos corporais;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- estabelecer comunicação com o público;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- montar o aparelho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- providenciar material impresso para divulgação;
- fazer alongamento;
- sincronizar luz e som com a representação;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- definir coreografia;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- fazer concentração;
- criar guarda roupa;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- avaliar o potencial físico do aluno;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- desenvolver disciplina;
- frequentar cursos de atualização;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária