Salário para o cargo de Ilusionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Ilusionista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ilusionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;

Atividades

  • definir coreografia;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • misturar os números criando outros;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • definir equipamentos de segurança;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • respeitar ética profissional;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • selecionar música;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar materiais;
  • conquistar empatia do público;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • transmitir ética circense;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • respeitar relações de trabalho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • criar guarda roupa;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • pesquisar tecnologias;
  • confeccionar o aparelho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar truques;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • dar entrevistas;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desenvolver disciplina;
  • fazer concentração;
  • criar maquiagem;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • motivar os alunos;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • fazer aquecimento;
  • fazer alongamento;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • desmontar o aparelho;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar aparelhos;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • montar o aparelho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • frequentar cursos de atualização;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;


Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: