Salário para o cargo de Ilusionista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Ilusionista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ilusionista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • fazer concentração;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • selecionar música;
  • montar o aparelho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • desenvolver disciplina;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar materiais;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • misturar os números criando outros;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • criar maquiagem;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • desmontar o aparelho;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • dar entrevistas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • fazer alongamento;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • preparar a entrada do artista;
  • criar guarda roupa;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • respeitar ética profissional;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar aparelhos;
  • respeitar relações de trabalho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • definir coreografia;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar truques;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • transmitir ética circense;
  • definir equipamentos de segurança;
  • fazer aquecimento;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • conquistar empatia do público;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • frequentar cursos de atualização;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;


Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: