Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ilusionista
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
Atividades
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar truques;
- respeitar relações de trabalho;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- motivar os alunos;
- definir coreografia;
- fazer alongamento;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- pesquisar aparelhos;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- frequentar cursos de atualização;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- definir equipamentos de segurança;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar movimentos corporais;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- perceber as habilidades dos alunos;
- criar maquiagem;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- desenvolver disciplina;
- preparar a entrada do artista;
- fazer concentração;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- montar o aparelho;
- misturar os números criando outros;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- pesquisar tecnologias;
- adquirir técnicas para cair;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- desmontar o aparelho;
- criar guarda roupa;
- pesquisar materiais;
- transmitir ética circense;
- fazer aquecimento;
- aprender a profissão ensaiando;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- estabelecer comunicação com o público;
- divulgar o espetáculo ou número;
- conquistar empatia do público;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- providenciar material impresso para divulgação;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- confeccionar o aparelho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- sincronizar luz e som com a representação;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- respeitar ética profissional;
- dar entrevistas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- selecionar música;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- errar truques para valorização do trabalho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
Setores que mais contratam Ilusionista no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária