Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de casa de peixe
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- acompanhar rotinas administrativas;
- recomendar promoção de funcionários;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- medir resultados de treinamento;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- expressar-se gestualmente;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- promover programas prevencionistas;
- definir perfil do consumidor final;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- argumentar com convicção (persuasão);
- instruir subordinados;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- participar de reuniões;
- planejar compras e locações;
- prestar assistência social aos funcionários;
- realizar reuniões com a equipe;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- prover ações de preservação ambiental;
- definir estratégias de terceirização;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- liberar mercadorias para entrega;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- analisar tendências do mercado;
- providenciar integração de funcionários;
- apreciar inovações organizacionais;
- administrar remanejamentos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- orientar clientes;
- captar recursos;
- determinar perfis profissionais;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- implantar técnicas de vendas;
- elaborar normas e instruções;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- estimular a motivação das equipes;
- gerir estoques;
- buscar atualização profissional;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- exercitar a autonomia;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- remanejar leiaute;
- acompanhar a execução orçamentária;
- administrar conflitos entre funcionários;
- delegar atribuições;
- fazer orçamentos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- colaborar na definição de epi e epc;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- promover funcionários;
- demonstrar motivação;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- elaborar plano de investimentos;
- cobrar resultados;
- gerir investimentos;
- agir com dinamismo;
- controlar o cumprimento de normas;
- qualificar fornecedores;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- resolver reclamações de clientes;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- entrevistar candidatos;
- representar a empresa;
- gerir compras;
- recepcionar mercadorias;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- propor compra de novos itens;
- examinar currículos;
- contratar serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- exercer liderança;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- manter apresentação pessoal;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- cooperar na definição de projetos;
- gerir custos;
- monitorar o andamento de projetos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- designar equipe para projeto;
- expressar-se oralmente;
- divulgar mercadorias e serviços;
- atender agentes de fiscalização;
- gerenciar contratos de serviços;
- operar equipamentos de informática;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- formular incentivos de produtividade;
- negociar preços e condições de pagamento;
- transferir numerário para o banco;
- avaliar desempenho;
Setores que mais contratam Gerente de casa de peixe no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos