Salário para o cargo de Gerente de casa de peixe
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de casa de peixe - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de casa de peixe

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • contratar serviços;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • expressar-se gestualmente;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • agir com dinamismo;
  • gerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • remanejar leiaute;
  • gerir compras;
  • captar recursos;
  • representar a empresa;
  • examinar currículos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • analisar tendências do mercado;
  • manter apresentação pessoal;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • promover programas prevencionistas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • avaliar desempenho;
  • medir resultados de treinamento;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar remanejamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • transferir numerário para o banco;
  • entrevistar candidatos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • planejar compras e locações;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • orientar clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • qualificar fornecedores;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • demonstrar motivação;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • instruir subordinados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir estoques;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • determinar perfis profissionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • elaborar normas e instruções;
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • operar equipamentos de informática;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir custos;
  • recepcionar mercadorias;
  • elaborar plano de investimentos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • exercitar a autonomia;
  • buscar atualização profissional;
  • exercer liderança;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • cobrar resultados;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;


Setores que mais contratam Gerente de casa de peixe no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo