Salário para o cargo de Gerente de casa de peixe
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de casa de peixe - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de casa de peixe

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • instruir subordinados;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • exercer liderança;
  • cooperar na definição de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir perfil do consumidor final;
  • formular incentivos de produtividade;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • contratar serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • expressar-se oralmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • promover funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • examinar currículos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • recepcionar mercadorias;
  • determinar perfis profissionais;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir investimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • participar de reuniões;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • manter apresentação pessoal;
  • definir estratégias de terceirização;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover programas prevencionistas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • fazer orçamentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • cobrar resultados;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir compras;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • demonstrar motivação;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • elaborar normas e instruções;
  • avaliar desempenho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • buscar atualização profissional;
  • delegar atribuições;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • administrar remanejamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir custos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • orientar clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • analisar tendências do mercado;
  • captar recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerir estoques;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • transferir numerário para o banco;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • expressar-se gestualmente;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • estimular a motivação das equipes;


Setores que mais contratam Gerente de casa de peixe no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: