Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de carrocerias (vendas a varejo)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- estruturar equipes de trabalho;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- atender aos clientes;
Atividades
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- divulgar mercadorias e serviços;
- determinar perfis profissionais;
- definir estratégias de terceirização;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- fazer orçamentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cooperar na definição de projetos;
- administrar remanejamentos;
- medir resultados de treinamento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- elaborar normas e instruções;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerir custos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- designar equipe para projeto;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- orientar clientes;
- providenciar integração de funcionários;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- recomendar promoção de funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- exercer liderança;
- gerir investimentos;
- buscar atualização profissional;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- examinar currículos;
- implantar técnicas de vendas;
- entrevistar candidatos;
- captar recursos;
- gerir estoques;
- acompanhar rotinas administrativas;
- apreciar inovações organizacionais;
- prestar assistência social aos funcionários;
- promover funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- elaborar plano de investimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- atender agentes de fiscalização;
- avaliar desempenho;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- prover ações de preservação ambiental;
- estimular a motivação das equipes;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- representar a empresa;
- remanejar leiaute;
- propor compra de novos itens;
- controlar o cumprimento de normas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- formular incentivos de produtividade;
- instruir subordinados;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- planejar compras e locações;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- transferir numerário para o banco;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- monitorar o andamento de projetos;
- cobrar resultados;
- realizar reuniões com a equipe;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- resolver reclamações de clientes;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- definir perfil do consumidor final;
- acompanhar a execução orçamentária;
- demonstrar motivação;
- contratar serviços;
- gerir compras;
- analisar tendências do mercado;
- delegar atribuições;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- administrar conflitos entre funcionários;
- expressar-se oralmente;
- manter apresentação pessoal;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- promover programas prevencionistas;
- liberar mercadorias para entrega;
- agir com dinamismo;
- participar de reuniões;
- argumentar com convicção (persuasão);
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- exercitar a autonomia;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- expressar-se gestualmente;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- qualificar fornecedores;
- negociar preços e condições de pagamento;
- colaborar na definição de epi e epc;
- operar equipamentos de informática;
Setores que mais contratam Gerente de carrocerias (vendas a varejo) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos