Gerente de obras (construção civil) · CBO 1413-05

Gerente de obras (construção civil) · CBO 1413-05

CBO 141305 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais e de produção de construção civil e obras públicas de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral.

Também chamado de Coordenador de obras (construção civil) · Gerente de contratos (construção civil) · Gerente de empresas de construção civil · Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas

O ofício do Gerente de obras (construção civil) em uma frase CBO 141305

Síntese

O Gerente de obras (construção civil) (CBO 1413-05) planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais e de produção de construção civil e obras públicas de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral. Define as técnicas construtivas, os métodos para lidar com novos materiais, as normas e os critérios de aceitação de serviços. Realiza a entrega de obra, supervisionando o processo de vistoria. Avalia resultados, cotejando o executado com o planejado. Controla custos, prazos, qualidade e produtividade dos serviços de obra pública ou civil. Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros. Pode utilizar CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling). Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 1413-05 se traduz na rotina

Presta assistência à direção da empresa de construção civil e obras públicas, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático.

Participa da elaboração de projetos de obras pública e civil - inclusive com uso de ferramentas de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) - e de seus orçamentos.

Realiza o planejamento de obras, a partir da análise de projetos, contratos e orçamentos, observando legislação relacionada à área. Elabora cronogramas físico-financeiros. Define o histograma de utilização da força de trabalho. Define disposição física do canteiro de obras, contemplando a possibilidade de nele realizar as montagens das estruturas pré-fabricadas ou modulares, produzidas fora do local de construção (“off-site”). Pode utilizar ferramentas tecnológicas para levantamentos de campo, para auxiliar no planejamento e no gerenciamento de obras.

Organiza as atividades das equipes de produção e operação, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Define as técnicas construtivas, de acordo com o projeto de cada obra, considerando as soluções para os desafios tecnológicos inerentes às grandes obras de edificações, a complexidade e o uso de alta tecnologia na engenharia civil, os desenvolvimentos tecnológicos que permitem avançados métodos para construção de fundações e superestrutura, e os projetos de estrutura civis energeticamente eficientes e ambientalmente saudáveis. Ainda, define os métodos para lidar com novos materiais, como os aplicados nas estruturas metálicas, os geossintéticos à base de polímeros, entre outros.

Define normas e critérios de aceitação de serviços.

Gerencia a execução de obra pública ou civil, mobilizando o canteiro de obras, orientando tecnicamente os subordinados e contratando serviços técnicos. Coordena interfaces com terceiros e empresas consorciadas.

Gerencia contrato e projeto de obras pública ou civil, observando conformidade de especificações e de prazos.

No gerenciamento de contrato de obras, coordena modificações solicitadas pelo cliente e alterações de projeto durante a obra e participa da elaboração de aditivos ou alterações contratuais em razão de serviços extras. Aprova medições de serviços.

Controla custos, prazos, qualidade e produtividade dos serviços de obra pública ou civil. Avalia fornecedores. Avalia resultados, cotejando o executado com o planejado.

Realiza a entrega de obra, supervisionando o processo de vistoria, a elaboração da documentação denominada “como construído” (“as built”), a elaboração de manual do empreendimento e a vistoria final da obra. Obtém os termos de recebimento provisório e definitivo de obra. Pode utilizar dos recursos de BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).

Desmobiliza o canteiro de obras.

Administra pessoal, definindo admissões e demissões. Avalia desempenho, autoriza promoções e identifica necessidade de capacitação de integrantes das equipes. Promove programas de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho.

Administra recursos financeiros e materiais. Acompanha orçamento de obras. Aprova especificações de materiais e equipamentos. Programa compra de materiais. Aprova compra ou locação de equipamentos.

Negocia e administra relações com fornecedores.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Mantém a limpeza, a higiene e a organização de materiais em canteiro de obras.

Atua para preservação do meio ambiente, adotando soluções de engenharia capazes de reduzir a emissão de carbono e outros poluentes, em operações de obras pública e civil.

Promove a adequação do canteiro de obras às normas de segurança.

Pulso do mercado para CBO Gerente de obras (construção civil)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 1413-05 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo negativo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasSaldo negativo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 1413-05

Os principais empregadores concentram-se em: Construtoras, Escritórios de Engenharia, Construção de Rodovias, Montagem Industrial, Instalação Elétrica Predial, Obras de Engenharia Civil.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essa ocupação é acessível a engenheiros civis, com cinco ou mais anos de experiência em obras trabalham em equipe, normalmente na condição de assalariado. É crescente o número de gerentes de obras que trabalham como autônomos. Podem trabalhar em grandes alturas e subterrâneos, expostos a ruídos e estresse constante.

Caminho de formação mais comum

O curso de Construções militares é a porta de entrada mais comum (tecnologo), com duração típica de 48 meses.

Saberes que sustentam o CBO 1413-05

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 186 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências exatas e da terra Ciência da computação Metodologia e técnicas da computação 3 3 4
Sistemas de informação 3 3 4
Física Física geral 4 4 5
Outros elementos (física geral) física aplicada 4 4 5
Física geral 4 4 4
Outros elementos (física geral) termodinâmica aplicada 4 4 4
Outros elementos do campo física 4 4 5
Outros elementos (física) ciência e tecnologia dos materiais 4 4 5
Geociências Outros elementos do campo geociências 5 5 5
Outros elementos (geociências) meio ambiente: conservação ambiental 5 5 5
Matemática Álgebra 4 4 4
Outros elementos (álgebra) álgebra linear 4 4 4
Álgebra 3 3 3
Outros elementos (álgebra) geometria analítica 3 3 3
Matemática aplicada 4 4 5
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada 4 4 5
Outros elementos do campo da matemática 4 3 3
Outros elementos (matemática) cálculo diferencial e integral 4 3 3
Probabilidade e estatística Probabilidade e estatística aplicadas 4 3 3
Estatística aplicada 4 3 3
Química Outros elementos do campo química 4 3 3
Outros elementos (química) química geral 4 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 3 4
Informática 3 3 4
Internet 3 3 3
Internet 3 3 3
Software específico 4 4 5
Outros elementos (software específico) cad - desenho auxiliado por computador 4 4 5
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) erp - planejamento de recursos empresariais 4 4 4
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) gis - sistema de informação geográfica 4 4 4
Software específico 4 4 5
Outros elementos (software específico) software de gerenciamento de projetos e obras 4 4 5
Ciências humanas Filosofia Ética 4 4 5
Ética 4 4 5
Psicologia Psicologia social 4 4 5
Relações interpessoais 4 4 5
Sociologia Outros elementos do campo sociologia 3 3 3
Outros elementos (sociologia) acessibilidade e inclusão social 3 3 3
Ciências sociais aplicadas Administração Administração de empresas 4 3 4
Administração de produção 4 3 4
Administração de empresas 3 3 3
Administração de recursos humanos 3 3 3
Administração de empresas 4 4 4
Outros elementos (administração de empresas) análise e gerenciamento de riscos 4 4 4
Administração de empresas 4 4 5
Outros elementos (administração de empresas) desenvolvimento da força de trabalho 4 4 5
Administração de empresas 4 4 5
Outros elementos (administração de empresas) fundamentos de administração 4 4 5
Administração de empresas 4 4 5
Outros elementos (administração de empresas) gestão ambiental 4 4 5
Administração de empresas 3 3 4
Outros elementos (administração de empresas) gestão da qualidade 3 3 4
Administração de empresas 4 4 4
Outros elementos (administração de empresas) gestão de logística de materiais 4 4 4
Administração de empresas 4 4 4
Outros elementos (administração de empresas) gestão de pessoas 4 4 4
Administração de empresas 4 4 5
Outros elementos (administração de empresas) gestão de suprimentos 4 4 5
Administração de empresas 2 2 3
Outros elementos (administração de empresas) gestão financeira 2 2 3
Administração de empresas 3 3 5
Outros elementos (administração de empresas) gestão tecnológica 3 3 5
Administração de empresas 3 3 4
Outros elementos (administração de empresas) ods - objetivos de desenvolvimento sustentável das nações unidas 3 3 4
Administração de empresas 2 3 3
Outros elementos (administração de empresas) planejamento estratégico: fundamentos, coordenadas estratégicas, outros aspectos 2 3 3
Administração de empresas 5 4 5
Outros elementos (administração de empresas) planejamento tático e operacional: fundamentos, articulação com o planejamento estratégico, desdobramento em objetivos, metas, indicadores de controle e formas de avaliação, outros aspectos 5 4 5
Administração de empresas 3 3 4
Outros elementos (administração de empresas) teoria das organizações 3 3 4
Comunicação Teoria da comunicação 3 3 3
Teoria da comunicação 3 3 3
Direito Direito privado 5 4 5
Outros elementos (direito privado) legislação aplicada à área ocupacional 5 4 5
Economia Teoria econômica 3 3 3
Economia geral 3 3 3
Planejamento urbano e regional Outros elementos do campo planejamento urbano e regional 3 3 4
Outros elementos (planejamento urbano e regional) cidades, habitação e qualidade de vida 3 3 4
Engenharias Engenharia civil Construção civil 5 4 5
Instalações prediais 5 4 5
Construção civil 5 4 5
Materiais e componentes de construção 5 4 5
Construção civil 5 4 5
Processos construtivos 5 4 5
Construção civil 5 5 5
Outros elementos (construção civil) tecnologia de obras pública e civil 5 5 5
Estruturas 4 4 5
Outros elementos (estruturas) estruturas pré-fabricadas 4 4 5
Estruturas 4 4 5
Outros elementos (estruturas) sistemas estruturais 4 4 5
Geotécnica 4 3 4
Outros elementos (geotécnica) geotecnia 4 3 4
Engenharia hidráulica 4 3 4
Hidráulica 4 3 4
Engenharia hidráulica 4 3 4
Hidrologia 4 3 4
Engenharia hidráulica 4 3 4
Outros elementos (engenharia hidráulica) hidrotecnia 4 3 4
Infraestrutura de transportes 5 4 5
Outros elementos (infraestrutura de transportes) infraestrutura de transportes 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 3 4
Outros elementos (engenharia civil) aplicações de alta tecnologia na engenharia civil 4 3 4
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) contratos de obras pública e civil 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 5
Outros elementos (engenharia civil) desafios tecnológicos inerentes às grandes obras de edificações 4 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) desenho técnico de engenharia civil 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) elementos de gestão na execução de obras pública e civil: mobilização do canteiro, contratação de serviços técnicos, interfaces com terceiros e empresas consorciadas, outros aspectos 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) elementos de gestão no controle de obras pública e civil: custos, prazos, qualidade, produtividade, avaliação de fornecedores e de resultados, outros aspectos 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 3 4
Outros elementos (engenharia civil) estado da arte em métodos construtivos de fundações e superestrutura 4 3 4
Outros elementos do campo engenharia civil 4 3 4
Outros elementos (engenharia civil) ferramentas tecnológicas para levantamentos de campo 4 3 4
Outros elementos do campo engenharia civil 4 3 4
Outros elementos (engenharia civil) geoprocessamento 4 3 4
Outros elementos do campo engenharia civil 5 5 5
Outros elementos (engenharia civil) gerenciamento de obras pública e civil 5 5 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) gestão de contratos de obras pública e civil: alterações de projeto durante a obra, aditivos ou alterações contratuais, medições de serviços, outros aspectos 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) normas e critérios para aceitação de serviços em obras pública e civil 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) normas técnicas aplicadas à área de obras pública e civil 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) orçamentação de empreendimentos de obras pública e civil 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) organização de canteiro de obras 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) planejamento de obras: análise de projetos, contratos e orçamentos, cronogramas físico-financeiros, histograma de utilização da força de trabalho, outros aspectos 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) procedimentos de entrega de obras: vistorias, as built, manual do empreendimento, termos de recebimento, outros aspectos 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 5 4 5
Outros elementos (engenharia civil) projetos de construção, manutenção e reforma de estruturas e instalações de obras pública e civil 5 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 5
Outros elementos (engenharia civil) saneamento básico 4 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 5
Outros elementos (engenharia civil) soluções de engenharia para redução da emissão de carbono e outros poluentes, em operações de obras pública e civil 4 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 4 5
Outros elementos (engenharia civil) tecnologia bim - modelagem de informações da construção 4 4 5
Outros elementos do campo engenharia civil 4 3 4
Outros elementos (engenharia civil) topografia 4 3 4
Engenharia de produção Gerência de produção 4 4 4
Suprimentos 4 4 4
Gerência de produção 5 5 5
Outros elementos (gerência de produção) higiene, saúde, ergonomia e segurança no trabalho 5 5 5
Engenharia econômica 3 3 4
Análise de custos 3 3 4
Engenharia elétrica e eletrônica Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 4 4 4
Outros elementos (circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos) eletricidade aplicada 4 4 4
Engenharia mecânica Fenômenos de transporte 4 4 4
Outros elementos (fenômenos de transporte) fenômenos de transporte 4 4 4
Mecânica de sólidos 4 4 4
Outros elementos (mecânica de sólidos) mecânica dos sólidos 4 4 4
Processos de fabricação 2 2 2
Outros elementos (processos de fabricação) processos de fabricação 2 2 2
Outros elementos do campo engenharia mecânica 3 3 3
Outros elementos (engenharia mecânica) mecânica aplicada 3 3 3
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) português instrumental 4 4 5
Língua portuguesa 5 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) produção de textos técnicos 5 4 5
Línguas estrangeiras modernas 3 3 4
Línguas estrangeiras modernas 3 3 4
Línguas estrangeiras modernas 3 3 4
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) inglês instrumental 3 3 4
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 4 5
Metodologia científica 4 4 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) ciência, tecnologia e inovação 3 3 4
Metodologia de projetos 3 3 3
Avaliação de projeto 3 3 3
Metodologia de projetos 4 3 4
Elaboração de projeto 4 3 4
Outros elementos do campo métodos e procedimentos científicos 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos científicos) estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental 3 3 4
Outros elementos do campo métodos e procedimentos científicos 3 3 3
Outros elementos (métodos e procedimentos científicos) processo de inserção das tecnologias digitais na cadeia de valor das empresas e organizações 3 3 3
Tecnologias estratégicas Outros elementos do campo tecnologias estratégicas 4 4 5
Outros elementos (tecnologias estratégicas) gerenciamento de resíduos 4 4 5

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 14 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 4 5
Negociação 3 3
Habilidade de orientar serviços 5 5
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 5 5
Outras - julgamento e tomada de decisão 4 4
Raciocínio Raciocínio analítico 4 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 4 5
Raciocíonio científico 3 5
Trabalho com números Análise de dados 4 5
Sintetização de dados 3 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 4
Equilíbrio corporal bruto 4 4
Flexibilidade de extensão 3 3
Flexibilidade dinâmica 4 4
Vigor (estamina) 3 4
Habilidades psicomotoras Coordenação multimembros 3 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 5 5
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 4 4
Percepção de profundidade 3 4
Visão a distância 4 5
Visão de perto (ou a curta distância) 4 5
Visão noturna 3 3
Visão periférica 4 4
Discriminação de cor visual 3 3
Habilidades práticas 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Cooperação 5 5
Supervisão 5 5
Coordenação 4 5
Percepção da realidade social 5 5
Habilidades operacionais Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas 4 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 4 5
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 3 5
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 5
Análise sistêmica 4 5
Gerenciamento de recursos materiais 5 5
Gerenciamento de recursos financeiros 3 3
Gerenciamento de recursos humanos 4 5
Análise de riscos 3 4
Gerenciamento de riscos 3 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em atividades ou projetos técnicos complexos 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 4
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 4
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em atividades ou projetos técnicos complexos 5

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

A construção civil adota, regra geral, gestão por projetos, onde os gerentes de obras desempenham atividades de controle, de suprimentos, de pessoal, de planejamento etc. Geralmente, estão subordinados à diretoria e são responsáveis por uma ou mais obras. Em cada obra existem engenheiros supervisores residentes, administrativos etc. O número de supervisores varia em função do porte da obra. Em grandes empresas pode existir mais de um gerente de obras, como também pode haver um nível de alta gerência (diretores) ou gerência regional.

Verbos do dia a dia do CBO 141305

O que se faz na prática
Garantir segurança pessoal e coletiva
Elaborar relatórios gerenciais para diretoria
Promover desligamento de funcionários
Gerar aditivos e ou alterações para serviços extra - contratuais
Discernir situações
Administrar conflitos com fornecedores
Avaliar fornecedores
Definir histograma de utilização de mão-de-obra e equipamentos
Controlar qualidade de serviços
Otimizar produção
Programar compra e locação de equipamentos
Supervisionar processo de vistoria dos órgãos competentes

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Gerente de obras (construção civil) (CBO 1413-05) pertence à família dos Gerentes de obras em empresa de construção, dentro do grande grupo dos membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes .

Profissões irmãs na família CBO 1413

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Gerente de obras (construção civil)

CBO 141305

Qual é o CBO do Gerente de obras (construção civil)?

O código é CBO 1413-05 (ou CBO 141305 sem o hífen), dentro da família 1413 (Gerentes de obras em empresa de construção), no grande grupo 1 (Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes ).

O que faz um Gerente de obras (construção civil)?

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais e de produção de construção civil e obras públicas de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral. Define as técnicas construtivas, os métodos para lidar com novos materiais, as normas e os critérios de aceitação de serviços. Realiza a entrega de obra, supervisionando o processo de vistoria. Avalia resultados, cotejando o…

Que formação é necessária para o CBO 1413-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Construtoras, Escritórios de Engenharia, Construção de Rodovias, Montagem Industrial.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 1413-05

Mesmo subgrupo · CBO 141