Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • fazer concentração;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • fazer alongamento;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • dar entrevistas;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar tecnologias;
  • respeitar relações de trabalho;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • criar guarda roupa;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • fazer aquecimento;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • adquirir técnicas para cair;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • misturar os números criando outros;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • conquistar empatia do público;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar materiais;
  • motivar os alunos;
  • selecionar música;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • desmontar o aparelho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • respeitar ética profissional;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • desenvolver disciplina;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • definir coreografia;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • preparar a entrada do artista;
  • confeccionar o aparelho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • montar o aparelho;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar truques;
  • transmitir ética circense;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;


Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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