Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • definir equipamentos de segurança;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • misturar os números criando outros;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar ética profissional;
  • desenvolver disciplina;
  • pesquisar tecnologias;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar materiais;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar maquiagem;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • confeccionar o aparelho;
  • fazer concentração;
  • adquirir técnicas para cair;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • frequentar cursos de atualização;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar truques;
  • selecionar música;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar relações de trabalho;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • dar entrevistas;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • conquistar empatia do público;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • montar o aparelho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • motivar os alunos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • trabalhar em equipe;
  • fazer aquecimento;
  • transmitir ética circense;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • aprender a profissão ensaiando;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desmontar o aparelho;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • definir coreografia;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar aparelhos;
  • criar guarda roupa;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;


Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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