Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Faquir

Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Faquir

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • criar maquiagem;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • desmontar o aparelho;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • criar guarda roupa;
    • desenvolver disciplina;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • trabalhar em equipe;
    • preparar a entrada do artista;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar aparelhos;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar relações de trabalho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • definir coreografia;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • confeccionar o aparelho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar tecnologias;
    • montar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • fazer alongamento;
    • dar entrevistas;
    • fazer concentração;
    • conquistar empatia do público;
    • selecionar música;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • fazer aquecimento;
    • respeitar ética profissional;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • misturar os números criando outros;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • transmitir ética circense;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;


    Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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