Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;

Atividades

  • frequentar cursos de atualização;
  • dar entrevistas;
  • fazer alongamento;
  • fazer concentração;
  • fazer aquecimento;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • montar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adquirir técnicas para cair;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • desmontar o aparelho;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar tecnologias;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • motivar os alunos;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • trabalhar em equipe;
  • selecionar música;
  • conquistar empatia do público;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • criar maquiagem;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • definir equipamentos de segurança;
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar relações de trabalho;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar truques;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • criar guarda roupa;
  • definir coreografia;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • misturar os números criando outros;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • preparar a entrada do artista;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar aparelhos;
  • confeccionar o aparelho;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • demonstrar determinação para aprender;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar movimentos corporais;


Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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