Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Faquir
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- adquirir técnicas para cair;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estabelecer comunicação com o público;
- perceber as habilidades dos alunos;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- preparar a entrada do artista;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- montar o aparelho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- fazer alongamento;
- desenvolver disciplina;
- respeitar relações de trabalho;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- criar guarda roupa;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- misturar os números criando outros;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar materiais;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar movimentos corporais;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- conquistar empatia do público;
- pesquisar truques;
- aprender a profissão ensaiando;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar tecnologias;
- motivar os alunos;
- selecionar música;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- transmitir ética circense;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- desmontar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- respeitar ética profissional;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- errar truques para valorização do trabalho;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- confeccionar o aparelho;
- trabalhar em equipe;
- providenciar material impresso para divulgação;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- demonstrar determinação para aprender;
- fazer concentração;
- sincronizar luz e som com a representação;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- fazer aquecimento;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- criar maquiagem;
- dar entrevistas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- pesquisar aparelhos;
- definir equipamentos de segurança;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- divulgar o espetáculo ou número;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- definir coreografia;
Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares