Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • aprender a profissão ensaiando;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • selecionar música;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • respeitar ética profissional;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • criar maquiagem;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar truques;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar materiais;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • motivar os alunos;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar aparelhos;
  • dar entrevistas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • adquirir técnicas para cair;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • preparar a entrada do artista;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar relações de trabalho;
  • fazer concentração;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • frequentar cursos de atualização;
  • criar guarda roupa;
  • misturar os números criando outros;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • trabalhar em equipe;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • fazer alongamento;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • desmontar o aparelho;
  • definir coreografia;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • transmitir ética circense;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • desenvolver disciplina;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • montar o aparelho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • fazer aquecimento;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • conquistar empatia do público;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar tecnologias;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;


Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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Escultor