Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;

Atividades

  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar relações de trabalho;
  • conquistar empatia do público;
  • definir equipamentos de segurança;
  • respeitar ética profissional;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • criar guarda roupa;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • adquirir técnicas para cair;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • desmontar o aparelho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • confeccionar o aparelho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar truques;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • motivar os alunos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • trabalhar em equipe;
  • frequentar cursos de atualização;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • fazer alongamento;
  • definir coreografia;
  • pesquisar tecnologias;
  • fazer aquecimento;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar materiais;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • dar entrevistas;
  • montar o aparelho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • selecionar música;
  • preparar a entrada do artista;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • misturar os números criando outros;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • transmitir ética circense;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com escolas de circo;


Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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