Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Faquir
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- providenciar material impresso para divulgação;
- definir equipamentos de segurança;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- dar entrevistas;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- fazer alongamento;
- misturar os números criando outros;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar tecnologias;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar aparelhos;
- preparar a entrada do artista;
- pesquisar materiais;
- motivar os alunos;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- montar o aparelho;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- confeccionar o aparelho;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- fazer concentração;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- errar truques para valorização do trabalho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- selecionar música;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar movimentos corporais;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- criar maquiagem;
- pesquisar truques;
- criar guarda roupa;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- fazer aquecimento;
- aprender a profissão ensaiando;
- perceber as habilidades dos alunos;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- respeitar ética profissional;
- desenvolver disciplina;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- definir coreografia;
- divulgar o espetáculo ou número;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- demonstrar determinação para aprender;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- sincronizar luz e som com a representação;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- transmitir ética circense;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- estabelecer comunicação com o público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar relações de trabalho;
- conquistar empatia do público;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares