Salário para o cargo de Equoterapeuta
CBO 2263-15 > Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Equoterapeuta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam atendimento terapêutico em pacientes, clientes e praticantes utilizando programas, métodos e técnicas específicas de arteterapia, musicoterapia, equoterapia e naturologia. Atuam na orientação de pacientes,interagentes, clientes, praticantes, familiares e cuidadores. Desenvolvem programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Quanto ganha um Equoterapeuta

Um Equoterapeuta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.729,82 e R$ 4.235,83, com a média salarial de R$ 2.275,48 e o salário mediana em R$ 2.029,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Equoterapeuta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.275,48 27.305,73 568,87 11,53
1º Quartil 1.729,82 20.757,82 432,45 8,76
Salário Mediana 2.029,50 24.354,00 507,38 10,28
3º Quartil 3.230,43 38.765,14 807,61 16,37
Teto Salarial 4.235,83 50.830,02 1.058,96 21,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
        • Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Piracicaba - SP 2.100 - 2.907 2.160,00 2.100,00 2.100,00 2.400,00 2.906,95
Osasco - SP 1.726 - 2.091 1.726,00 1.726,00 1.726,00 1.726,00 2.090,58
Nova Andradina - MS 1.800 - 2.422 1.880,00 1.800,00 1.800,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 4.966 2.509,30 1.726,00 2.100,00 4.100,00 4.966,04
Mato Grosso do Sul 1.800 - 2.422 1.880,00 1.800,00 1.800,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas

Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.


Funções e atividades do Equoterapeuta

Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas devem:

  • trabalhar com segurança;
  • orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
  • realizar planejamento terapêutico;
  • executar atividades técnico-científicas e administrativas;
  • realizar atendimento terapêutico;
  • avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • analisar evolução terapêutica;

  • Atividades

    • participar de treinamentos de segurança;
    • estimular processo produtivo-criativo;
    • analisar percepção sonoro-musical;
    • atuar em programas de educação;
    • analisar a autonomia do interagente em relação ao processo terapêutico;
    • acompanhar processo produtivo-criativo;
    • estimular alinhamento biomecânico do praticante;
    • avaliar relação do interagente com o ambiente;
    • estabelecer vínculo arte-terapêutico;
    • registrar dados de atendimento;
    • acondicionar material terapêutico para descarte;
    • analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
    • analisar relação de pacientes/clientes com material artístico-expressivo;
    • utilizar protocolos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar domínio musical;
    • observar sinais de mudanças;
    • produzir material informativo;
    • elaborar ficha terapêutica;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • estimular percepção e audição sonoro-musical;
    • analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
    • aplicar atividades equoterapias;
    • demonstrar raciocínio clínico;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar produções técnico-científicas;
    • definir prioridades no atendimento;
    • adequar material;
    • analisar exames complementares;
    • estabelecer diagnóstico;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estimular adesão e continuidade ao tratamento;
    • realizar devolutiva;
    • definir objetivos de atendimento terapêutico;
    • propor atividades;
    • estabelecer contrato terapêutico;
    • realizar estimulação multissensorial;
    • estabelecer vínculo;
    • analisar riscos do uso de material terapêutico;
    • realizar atendimento multidisciplinar;
    • definir técnicas de estimulação criativa;
    • estimular produção sonoro-musical;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • gerenciar recursos humanos;
    • analisar produção plástica;
    • realizar visitas domiciliares e a instituições;
    • avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
    • solicitar avaliação de outros profissionais;
    • emitir laudos e pareceres;
    • explicar como funciona a prática naturológica;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • demonstrar perseverança;
    • discutir casos com equipe multidisciplinar;
    • realizar conservação dos materiais de encilhamento;
    • implantar projetos e programas;
    • demonstrar empatia;
    • conferir condições dos materiais;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar escula acolhedora;
    • organizar eventos técnico-científicos;
    • estabelecer vínculo sonoro-musical;
    • definir equipe de atendimento;
    • participar de diagnóstico diferencial;
    • utilizar técnicas e materiais artístico-expressivos;
    • organizar grupos terapêuticos;
    • identificar musicalidade de pacientes/clientes/usuários;
    • selecionar métodos e técnicas de intervenção arte terapêutica;
    • usar epi;
    • envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
    • informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
    • estabelecer relação de interagência;
    • analisar produção sonoro-musical;
    • selecionar cavalo;
    • observar desenvolvimento bio-psicossocial;
    • verificar compreensão da orientação;
    • ministrar cursos e palestras;
    • realizar conservação de material arte terapêutico/musico terapêutico;
    • supervisionar equipes técnicas (estagiários, outros profissionais);
    • estabelecer critérios de alta;
    • realizar sessões temáticas;
    • encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
    • gerenciar recursos financeiros;
    • demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo;
    • desenvolver novas tecnologias;
    • implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
    • realizar exame clínico;
    • avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
    • analisar evolução do processo criativo;
    • estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador (aproximação);
    • verificar as condições organolépticas do material naturológico ( cor, sabor, odor e textura);
    • adequar técnicas;
    • estabelecer critérios de observação;
    • estabelecer número, duração e frequência de sessões;
    • mediar produção instrumental, vocal e corporal;
    • estabelecer diálogo a partir da produção plástica;
    • estimular autoconhecimento;
    • verificar paramentação do praticante;
    • esclarecer dúvidas;
    • estimular autonomia e independência;
    • analisar interação praticante-cavalo;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • escolher ambiente terapêutico;
    • treinar cavalo;
    • selecionar técnicas naturológicas;
    • observar aspectos multidimensionais da saúde;
    • selecionar métodos e técnicas musico terapêuticos;
    • demonstrar objetividade;
    • realizar avaliação do contexto sociocultural;
    • demonstrar procedimentos e rotinas;
    • demonstrar organização;
    • observar comportamento do cavalo;
    • analisar a relação do interagente com as praticas naturológicas;
    • realizar prognóstico;
    • demonstrar atenção difusa e focada;
    • definir estratégias de atendimento terapêutico;
    • sugerir exames complementares;
    • estimular produção plástica espontânea e induzida;
    • facilitar a compreensão do interagente sobre sua saúde;
    • analisar perfil da comunidade;
    • definir tipo de atendimento (individual ou em grupo);
    • estabelecer o diálogo entre sistema/saberes terapêuticos;
    • realizar leitura arte terapêutica;
    • coordenar serviços (saúde, educação, etc.);
    • aplicar técnicas de preparação arte terapêutica;
    • coordenar projetos e programas;
    • atuar em programas sociais;
    • elaborar processo de alta;
    • demonstrar domínio da linguagem plástica;
    • orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
    • participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
    • selecionar material terapêutico;
    • orientar atividades de vida diária;
    • avaliar relação com cavalo;
    • elaborar projetos e programas;
    • selecionar material de encilhamento;
    • realizar anamnese;
    • apresentar materiais artístico-expressivos;
    • adequar planejamento terapêutico;
    • identificar indicações e contraindicações relativas;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar ambiente terapêutico;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar dinamismo;
    • realizar avaliação biotipológica e energética;
    • selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
    • compartilhar informações com outros profissionais;
    • estabelecer plano terapêutico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • higienizar materiais;
    • avaliar expressões/receptividade sonoro-musicais;
    • realizar pesquisas;
    • contornar situações adversas;
    • avaliar expressões plásticas;
    • estabelecer diálogo sonoro-musical;
    • apresentar as técnicas terapêuticas naturológicas;
    • aplicar as técnicas naturológicas;
    • demonstrar raciocínio transdisciplinar;
    • realizar leitura musico terapêutica;


    Setores que mais contratam Equoterapeuta no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de terapia ocupacional
    • Atividades de fisioterapia
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Ensino de esportes
    • Cultivo de outras plantas de lavoura temporária
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador