Salário para o cargo de Encarregado de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de andar

Um Encarregado de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.820,67 e R$ 4.182,74, com a média salarial de R$ 2.359,28 e o salário mediana em R$ 2.175,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.359,28 28.311,39 589,82 10,84
1º Quartil 1.820,67 21.848,01 455,17 8,36
Salário Mediana 2.175,00 26.100,00 543,75 9,99
3º Quartil 3.189,94 38.279,23 797,48 14,65
Teto Salarial 4.182,74 50.192,87 1.045,68 19,21


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.795 - 4.508 2.568,59 1.795,41 2.338,00 3.722,21 4.508,45
Rio de Janeiro - RJ 1.500 - 4.270 2.339,83 1.500,31 2.204,50 3.525,54 4.270,23
Salvador - BA 1.585 - 4.294 2.351,07 1.585,03 2.195,00 3.545,12 4.293,96
Belo Horizonte - MG 1.552 - 4.384 2.405,96 1.552,42 2.299,00 3.619,75 4.384,35
Foz do Iguaçu - PR 2.016 - 3.548 2.471,52 2.016,08 2.500,00 2.929,30 3.548,06
Natal - RN 1.466 - 2.425 1.694,98 1.465,64 1.662,00 2.002,34 2.425,29
Brasília - DF 1.807 - 4.134 2.569,55 1.806,91 2.440,50 3.413,36 4.134,37
Goiânia - GO 1.689 - 3.258 2.094,04 1.689,03 1.949,00 2.689,58 3.257,71
Maceió - AL 1.685 - 3.531 2.277,32 1.684,91 2.200,00 2.914,91 3.530,63
Porto Seguro - BA 1.773 - 3.124 2.095,28 1.772,50 2.014,00 2.579,10 3.123,88
Porto Alegre - RS 1.644 - 3.238 2.098,26 1.644,11 2.057,00 2.673,67 3.238,43
Ipojuca - PE 1.775 - 3.879 2.644,00 1.774,63 3.000,00 3.202,50 3.878,96
Curitiba - PR 1.755 - 3.436 2.249,03 1.754,63 2.208,50 2.837,13 3.436,41
São Luís - MA 1.523 - 2.900 1.862,64 1.522,75 1.720,00 2.393,88 2.899,53
Olímpia - SP 2.637 - 3.825 2.893,10 2.637,00 2.856,00 3.158,29 3.825,41
Recife - PE 1.776 - 7.503 3.073,81 1.775,71 2.193,76 6.194,57 7.503,05
Taboão da Serra - SP 1.762 - 2.266 1.836,11 1.762,29 1.871,00 1.871,00 2.266,21
Fortaleza - CE 1.484 - 3.613 1.920,61 1.484,00 1.590,00 2.983,20 3.613,34
Florianópolis - SC 1.849 - 3.877 2.435,57 1.848,80 2.393,00 3.201,20 3.877,39
Balneário Camboriú - SC 2.092 - 3.440 2.499,86 2.092,00 2.484,00 2.840,20 3.440,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.800 - 4.411 2.544,79 1.800,32 2.337,00 3.641,77 4.411,02
Rio de Janeiro 1.546 - 4.196 2.333,26 1.545,78 2.200,00 3.463,85 4.195,52
Bahia 1.599 - 3.572 2.124,13 1.599,31 1.970,00 2.949,44 3.572,45
Minas Gerais 1.611 - 4.088 2.322,32 1.610,71 2.160,00 3.375,35 4.088,32
Paraná 1.858 - 3.567 2.384,21 1.858,17 2.377,00 2.945,07 3.567,15
Santa Catarina 1.883 - 3.489 2.343,77 1.882,79 2.300,00 2.880,33 3.488,75
Rio Grande do Sul 1.678 - 3.372 2.144,42 1.677,70 2.057,00 2.783,70 3.371,70
Pernambuco 1.668 - 5.460 2.751,79 1.668,11 2.278,37 4.507,68 5.459,84
Goiás 1.651 - 3.215 2.065,72 1.650,90 1.987,00 2.654,50 3.215,21
Rio Grande do Norte 1.474 - 2.650 1.750,23 1.474,17 1.662,00 2.187,81 2.649,94
Alagoas 1.676 - 3.499 2.220,49 1.675,50 2.200,00 2.888,58 3.498,74
Distrito Federal 1.807 - 4.134 2.569,55 1.806,91 2.440,50 3.413,36 4.134,37
Ceará 1.486 - 3.452 1.914,16 1.485,60 1.668,00 2.849,85 3.451,82
Mato Grosso 1.425 - 2.797 1.714,32 1.425,22 1.500,00 2.309,22 2.797,00
Maranhão 1.523 - 2.900 1.871,24 1.522,75 1.731,00 2.393,88 2.899,53
Pará 1.652 - 6.426 2.906,88 1.652,33 2.341,11 5.304,97 6.425,54
Espírito Santo 1.982 - 4.909 2.661,02 1.982,20 2.310,00 4.052,90 4.908,99
Amazonas 1.619 - 3.526 2.257,56 1.618,50 2.250,00 2.911,00 3.525,89
Paraíba 1.452 - 2.586 1.684,69 1.452,25 1.500,00 2.135,00 2.585,98
Mato Grosso do Sul 1.518 - 4.144 2.251,00 1.518,33 1.900,00 3.421,67 4.144,43
Sergipe 1.412 - 2.677 1.718,14 1.412,00 1.650,00 2.210,00 2.676,82
Tocantins 1.822 - 2.604 2.084,40 1.822,00 2.150,00 2.150,00 2.604,14


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • degustar alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • motivar funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • verificar estado das instalações;
    • programar abastecimento dos setores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • implementar sanções disciplinares;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • orientar execução dos serviços;
    • supervisionar horários de portaria;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • manter boa postura pessoal;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • executar preparação de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • escolher matéria-prima;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • demonstrar bom senso;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • atender reclamações;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • liderar equipe;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acomodar clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • pesquisar preços de produtos;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • recepcionar clientes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;


    Setores que mais contratam Encarregado de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Motéis
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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