Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Droguista (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- contratar serviços;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar remanejamentos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- qualificar fornecedores;
- entrevistar candidatos;
- avaliar desempenho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- operar equipamentos de informática;
- gerir custos;
- implantar técnicas de vendas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- orientar clientes;
- gerenciar contratos de serviços;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- apreciar inovações organizacionais;
- elaborar normas e instruções;
- examinar currículos;
- participar de reuniões;
- formular incentivos de produtividade;
- monitorar o andamento de projetos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- planejar compras e locações;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- definir estratégias de terceirização;
- estimular a motivação das equipes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- agir com dinamismo;
- designar equipe para projeto;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- exercitar a autonomia;
- negociar preços e condições de pagamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- prover ações de preservação ambiental;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- gerir investimentos;
- buscar atualização profissional;
- liberar mercadorias para entrega;
- medir resultados de treinamento;
- atender agentes de fiscalização;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- propor compra de novos itens;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- transferir numerário para o banco;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- analisar tendências do mercado;
- prestar assistência social aos funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- acompanhar a execução orçamentária;
- promover programas prevencionistas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- cooperar na definição de projetos;
- recomendar promoção de funcionários;
- instruir subordinados;
- captar recursos;
- providenciar integração de funcionários;
- administrar conflitos entre funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- manter apresentação pessoal;
- recepcionar mercadorias;
- expressar-se gestualmente;
- realizar reuniões com a equipe;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- gerir compras;
- cobrar resultados;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- acompanhar rotinas administrativas;
- exercer liderança;
- demonstrar motivação;
- expressar-se oralmente;
- definir perfil do consumidor final;
- delegar atribuições;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- divulgar mercadorias e serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- promover funcionários;
- fazer orçamentos;
- gerir estoques;
- resolver reclamações de clientes;
- remanejar leiaute;
- argumentar com convicção (persuasão);
- representar a empresa;
- controlar o cumprimento de normas;
- elaborar plano de investimentos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
Setores que mais contratam Droguista (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos