Salário para o cargo de Desenhista de produto (material promocional)
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-20

Desenhista de produto (material promocional) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista de produto (material promocional)

Um Desenhista de produto (material promocional) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.439,08 e R$ 14.121,63, com a média salarial de R$ 5.549,22 e o salário mediana em R$ 3.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de produto (material promocional)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.549,22 66.590,69 1.387,31 25,98
1º Quartil 2.439,08 29.268,95 609,77 11,42
Salário Mediana 3.640,00 43.680,00 910,00 17,04
3º Quartil 10.769,76 129.237,10 2.692,44 50,42
Teto Salarial 14.121,63 169.459,57 3.530,41 66,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.507 - 21.254 8.248,01 2.506,78 6.102,00 17.547,06 21.253,52
Rio de Janeiro - RJ 2.119 - 13.042 5.376,13 2.118,54 4.000,00 10.767,96 13.042,48
Belo Horizonte - MG 2.508 - 12.824 6.110,80 2.508,27 5.722,03 10.587,67 12.824,11
Barueri - SP 3.470 - 23.974 9.692,38 3.469,89 8.060,00 19.793,11 23.974,01
Curitiba - PR 1.907 - 8.600 3.739,78 1.907,14 3.000,00 7.100,11 8.599,86
Limeira - SP 1.801 - 4.856 2.742,91 1.800,69 2.500,00 4.008,78 4.855,55
Brasília - DF 1.485 - 11.137 4.975,36 1.484,56 4.122,00 9.194,62 11.136,80
Goiânia - GO 1.488 - 8.421 3.285,20 1.487,50 2.474,00 6.952,09 8.420,58
Porto Alegre - RS 2.437 - 9.394 4.376,84 2.437,00 3.393,00 7.756,00 9.394,30
Florianópolis - SC 1.989 - 10.090 4.194,61 1.988,86 3.369,00 8.330,43 10.090,06
Manaus - AM 1.699 - 12.119 5.447,27 1.698,54 5.788,00 10.005,69 12.119,20
Blumenau - SC 3.234 - 18.923 8.741,42 3.234,17 9.470,00 15.623,29 18.923,39
Joinville - SC 2.354 - 10.786 5.315,31 2.353,97 4.043,50 8.904,71 10.785,66
São Bernardo do Campo - SP 1.626 - 8.412 3.621,02 1.626,48 2.850,00 6.944,71 8.411,65
Recife - PE 1.780 - 8.308 3.882,67 1.779,67 3.611,00 6.858,83 8.307,62
Guarulhos - SP 2.301 - 6.745 3.282,69 2.300,83 2.528,00 5.568,50 6.744,73
Bento Goncalves - RS 3.561 - 10.838 5.519,75 3.561,17 4.797,50 8.947,67 10.837,68
Campinas - SP 2.728 - 15.781 6.725,12 2.727,60 4.914,50 13.029,20 15.781,36
Maringá - PR 2.130 - 7.341 3.420,48 2.130,20 2.800,00 6.060,60 7.340,78
Londrina - PR 2.178 - 6.664 3.250,00 2.178,00 2.670,00 5.501,75 6.663,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.113 - 18.174 6.685,05 2.113,40 4.374,73 15.004,24 18.173,58
Santa Catarina 1.856 - 10.987 4.326,54 1.856,08 3.008,00 9.070,74 10.986,75
Rio de Janeiro 1.958 - 12.485 5.087,01 1.958,21 3.800,00 10.307,95 12.485,29
Minas Gerais 1.937 - 11.902 5.150,48 1.936,63 4.000,00 9.826,27 11.901,87
Paraná 1.998 - 7.400 3.562,63 1.997,76 3.000,00 6.109,28 7.399,74
Rio Grande do Sul 1.897 - 9.423 4.186,93 1.897,36 3.264,00 7.780,06 9.423,44
Goiás 1.542 - 8.902 3.378,84 1.541,67 2.100,00 7.349,39 8.901,81
Distrito Federal 1.485 - 11.137 4.975,36 1.484,56 4.122,00 9.194,62 11.136,80
Pernambuco 1.618 - 7.680 3.526,70 1.617,89 3.000,00 6.340,78 7.680,14
Amazonas 1.699 - 12.119 5.447,27 1.698,54 5.788,00 10.005,69 12.119,20
Bahia 1.626 - 19.432 5.979,72 1.626,17 2.606,00 16.042,93 19.431,68
Espírito Santo 1.486 - 3.681 2.054,56 1.485,50 1.806,50 3.038,75 3.680,63
Ceará 1.434 - 20.567 7.966,63 1.434,00 2.300,50 16.980,00 20.566,69
Pará 1.412 - 3.634 2.175,71 1.412,00 1.900,00 3.000,00 3.633,69
Mato Grosso 1.441 - 4.678 2.402,07 1.441,33 2.000,00 3.862,00 4.677,77
Mato Grosso do Sul 1.650 - 6.887 2.699,88 1.650,00 1.650,00 5.686,00 6.887,05
Paraíba 1.425 - 6.392 2.427,43 1.425,00 1.800,00 5.277,00 6.391,66
Acre 1.500 - 7.217 2.419,50 1.500,00 1.821,00 5.958,00 7.216,51
Maranhão 1.459 - 3.634 1.852,50 1.459,00 1.489,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista de produto (material promocional)

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • realizar pesquisas;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • executar conservação preventiva;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • aplicar técnicas de gravura;
    • emitir parecer técnico;
    • identificar bem cultural;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • promover eventos;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • coordenar equipes;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • elaborar material promocional;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • estabelecer condições contratuais;
    • experimentar ideias;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • identificar público alvo;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • realizar pesquisa de campo;
    • monitorar condições ambientais;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • aplicar técnicas digitais;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • definir processos de produção;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • documentar dados do bem cultural;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • formatar pedido do cliente;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • compor equipes;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;
    • identificar problema;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • apresentar proposta;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • participar de concursos;
    • demonstrar acuidade visual;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar pedido do cliente;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • capacitar equipes;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • identificar fatores de degradação;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • analisar material e técnicas;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • elaborar diagnósticos;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • prestar consultoria;
    • experimentar materiais;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • definir tecnologias e materiais;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • definir técnicas de acabamento;
    • frequentar exposições e mostras;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • definir memorial descritivo;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • pesquisar temáticas;
    • definir perfil do público alvo;
    • participar de feiras;
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • demonstrar habilidade manual;
    • contatar clientes;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • definir metodologias e critérios;


    Setores que mais contratam Desenhista de produto (material promocional) no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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