Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- criar espetáculos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- estudar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
Atividades
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- divulgar o evento;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- estudar passos na dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- estudar figurino popular e tradicional;
- desenvolver cenários;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- dançar representando histórias;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- realizar oficinas de trabalho;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar o tempo ritual;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- adequar a dança aos novos ritmos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- captar recursos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- experimentar novos movimentos;
- desenvolver trilhas sonoras;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- gerenciar a produção executiva;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- trabalhar o tempo cênico;
- vivenciar a dança;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- estudar música tradicional e popular;
- estudar gestos na dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- desenvolver figurinos;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- estudar movimentos na dança;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- aprimorar a coreografia;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- aplicar a dança à ação cultural;
- criar roteiros;
- interpretar coreografia;
- pesquisar figurinos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer