Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- criar espetáculos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- gerenciar a produção artística;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- desenvolver objetos cênicos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- gerenciar a produção executiva;
- desenvolver figurinos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver cenários;
- desenvolver trilhas sonoras;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- estudar passos na dança;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- trabalhar o tempo cênico;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- interpretar coreografia;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- divulgar o evento;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- estudar música tradicional e popular;
- vivenciar a dança;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- estudar figurino popular e tradicional;
- dançar representando histórias;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- realizar oficinas de trabalho;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- criar roteiros;
- trabalhar o tempo ritual;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- captar recursos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- estudar gestos na dança;
- pesquisar figurinos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- experimentar novos movimentos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- dominar passos, gestos e movimentos;
- estudar movimentos na dança;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- aprimorar a coreografia;
- aplicar a dança à ação cultural;
Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer