Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- demonstrar competências pessoais;
- criar espetáculos;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
Atividades
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- gerenciar a produção executiva;
- divulgar o evento;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- aprimorar a coreografia;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- estudar gestos na dança;
- interpretar coreografia;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- realizar oficinas de trabalho;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- desenvolver cenários;
- aplicar a dança à ação cultural;
- desenvolver figurinos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- experimentar novos movimentos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- pesquisar figurinos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- desenvolver trilhas sonoras;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- estudar música tradicional e popular;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- criar roteiros;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- vivenciar a dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- gerenciar a produção artística;
- dançar representando histórias;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- trabalhar o tempo cênico;
- estudar movimentos na dança;
- captar recursos;
- trabalhar em equipe;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- trabalhar o tempo ritual;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- estudar passos na dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- estudar figurino popular e tradicional;
Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer