Salário para o cargo de Dançarinos populares
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarinos populares - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarinos populares

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • criar espetáculos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;

Atividades

  • estudar passos na dança;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • experimentar novos movimentos;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • interpretar coreografia;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • divulgar o evento;
  • dançar representando histórias;
  • estudar música tradicional e popular;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • estudar movimentos na dança;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • gerenciar a produção artística;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • criar roteiros;
  • estudar gestos na dança;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • desenvolver cenários;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • vivenciar a dança;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • aprimorar a coreografia;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • gerenciar a produção executiva;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • captar recursos;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • pesquisar figurinos;
  • trabalhar em equipe;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • desenvolver figurinos;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;


Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




Profissões em Destaque: