Salário para o cargo de Dançarinos populares
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarinos populares - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarinos populares

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • criar espetáculos;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;

Atividades

  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • interpretar coreografia;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • desenvolver cenários;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • gerenciar a produção artística;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • estudar movimentos na dança;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • gerenciar a produção executiva;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • criar roteiros;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • estudar música tradicional e popular;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • dançar representando histórias;
  • estudar gestos na dança;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • pesquisar figurinos;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • divulgar o evento;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • desenvolver figurinos;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • vivenciar a dança;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • aprimorar a coreografia;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • estudar passos na dança;
  • experimentar novos movimentos;
  • captar recursos;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;


Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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