Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de salão
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- criar espetáculos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
Atividades
- aplicar a dança à ação cultural;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- divulgar o evento;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- gerenciar a produção executiva;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- estudar figurino popular e tradicional;
- aprimorar a coreografia;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- pesquisar figurinos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- estudar música tradicional e popular;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- estudar movimentos na dança;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- vivenciar a dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- desenvolver objetos cênicos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- realizar oficinas de trabalho;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- desenvolver trilhas sonoras;
- interpretar coreografia;
- estudar gestos na dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- desenvolver cenários;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- captar recursos;
- criar roteiros;
- gerenciar a produção artística;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- trabalhar o tempo ritual;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- estudar passos na dança;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- desenvolver figurinos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- trabalhar o tempo cênico;
- experimentar novos movimentos;
- dançar representando histórias;
Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer