Salário para o cargo de Dançarino de salão
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarino de salão - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarino de salão

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • criar espetáculos;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;

Atividades

  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • dançar representando histórias;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • vivenciar a dança;
  • pesquisar figurinos;
  • estudar música tradicional e popular;
  • desenvolver cenários;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • gerenciar a produção executiva;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • captar recursos;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • aprimorar a coreografia;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • realizar oficinas de trabalho;
  • estudar gestos na dança;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • estudar passos na dança;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • interpretar coreografia;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • gerenciar a produção artística;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • divulgar o evento;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • experimentar novos movimentos;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver figurinos;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • estudar movimentos na dança;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • criar roteiros;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;


Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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