Salário para o cargo de Dançarino de salão
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarino de salão - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarino de salão

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • criar espetáculos;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • estudar danças tradicionais e populares;

Atividades

  • estudar figurino popular e tradicional;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • vivenciar a dança;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • pesquisar figurinos;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • gerenciar a produção executiva;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • estudar passos na dança;
  • estudar gestos na dança;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • trabalhar em equipe;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • desenvolver objetos cênicos;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • interpretar coreografia;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • desenvolver cenários;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • criar roteiros;
  • dançar representando histórias;
  • divulgar o evento;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • desenvolver figurinos;
  • experimentar novos movimentos;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • gerenciar a produção artística;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • aprimorar a coreografia;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • captar recursos;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • estudar música tradicional e popular;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • estudar movimentos na dança;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;


Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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