Salário para o cargo de Dançarino de salão
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarino de salão - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarino de salão

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • criar espetáculos;
  • ensaiar dança tradicional e popular;

Atividades

  • aprimorar a coreografia;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • gerenciar a produção artística;
  • estudar música tradicional e popular;
  • captar recursos;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • pesquisar figurinos;
  • experimentar novos movimentos;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • desenvolver figurinos;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • trabalhar em equipe;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • interpretar coreografia;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • estudar gestos na dança;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • desenvolver cenários;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • estudar passos na dança;
  • gerenciar a produção executiva;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • estudar movimentos na dança;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • divulgar o evento;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • vivenciar a dança;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • dançar representando histórias;
  • criar roteiros;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;


Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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