Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de salão
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- criar espetáculos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
Atividades
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- trabalhar em equipe;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- estudar passos na dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- gerenciar a produção artística;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- estudar gestos na dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- trabalhar o tempo ritual;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- captar recursos;
- desenvolver figurinos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- estudar música tradicional e popular;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- experimentar novos movimentos;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- gerenciar a produção executiva;
- pesquisar figurinos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- aprimorar a coreografia;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- desenvolver cenários;
- aplicar a dança à ação cultural;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- dançar representando histórias;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- criar roteiros;
- desenvolver trilhas sonoras;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- divulgar o evento;
- interpretar coreografia;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- consultar leis de incentivo a cultura;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- realizar oficinas de trabalho;
- trabalhar o tempo cênico;
- vivenciar a dança;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- desenvolver objetos cênicos;
Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer