Salário para o cargo de Dançarino de salão
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarino de salão - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarino de salão

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • criar espetáculos;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;

Atividades

  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • divulgar o evento;
  • vivenciar a dança;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • interpretar coreografia;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • pesquisar figurinos;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • estudar passos na dança;
  • experimentar novos movimentos;
  • estudar gestos na dança;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • gerenciar a produção artística;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • desenvolver cenários;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • captar recursos;
  • estudar música tradicional e popular;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • criar roteiros;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • gerenciar a produção executiva;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • estudar movimentos na dança;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • aprimorar a coreografia;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • desenvolver figurinos;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • dançar representando histórias;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);


Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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