Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de salão
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- estudar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- criar espetáculos;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
Atividades
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- aprimorar a coreografia;
- dançar representando histórias;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- gerenciar a produção executiva;
- experimentar novos movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- desenvolver cenários;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- captar recursos;
- realizar oficinas de trabalho;
- criar roteiros;
- estudar música tradicional e popular;
- estudar figurino popular e tradicional;
- vivenciar a dança;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- gerenciar a produção artística;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- desenvolver objetos cênicos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança à ação cultural;
- trabalhar o tempo ritual;
- estudar gestos na dança;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- divulgar o evento;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- trabalhar em equipe;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- trabalhar o tempo cênico;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- pesquisar figurinos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- desenvolver figurinos;
- interpretar coreografia;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- estudar passos na dança;
Setores que mais contratam Dançarino de salão no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer