Salário para o cargo de Coordenador de obras (construção civil)
CBO 1413-05 > Gerentes de obras em empresa de construção

Coordenador de obras (construção civil) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam, organizam e controlam atividades, contratos, equipes de trabalho e recursos para a execução de obras de construção civil, de acordo com custo, qualidade, segurança e prazo estabelecidos.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de obras em empresa de construção

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Principais locais de trabalho

Gerentes de obras em empresa de construção a construção civil adota, regra geral, gestão por projetos, onde os gerentes de obras desempenham atividades de controle, de suprimentos, de pessoal, de planejamento etc. Geralmente, estão subordinados à diretoria e são responsáveis por uma ou mais obras. Em cada obra existem engenheiros supervisores residentes, administrativos etc. O número de supervisores varia em função do porte da obra. Em grandes empresas pode existir mais de um gerente de obras, como também pode haver um nível de alta gerência (diretores) ou gerência regional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de obras em empresa de construção

Essa ocupação é acessível a engenheiros civis, com cinco ou mais anos de experiência em obras trabalham em equipe, normalmente na condição de assalariado. É crescente o número de gerentes de obras que trabalham como autônomos. Podem trabalhar em grandes alturas e subterrâneos, expostos a ruídos e estresse constante.


Funções e atividades do Coordenador de obras (construção civil)

Gerentes de obras em empresa de construção devem:

  • gerenciar contratos de obras;
  • controlar obras;
  • suprir obras;
  • promover segurança das obras;
  • executar obras;
  • entregar obras;
  • administrar pessoal;
  • planejar obras;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • supervisionar elaboração do manual do empreendimento;
  • demonstrar sensatez;
  • programar compras de materiais;
  • obter termos de recebimento provisório e definitivo de obras;
  • atender clientes;
  • controlar prazos dos serviços;
  • elaborar cronogramas físico-financeiros;
  • detectar necessidades de treinamento de mão- de-obra;
  • elaborar proposta para administração de obras em consórcios;
  • coordenar interfaces com terceiros;
  • programar compra e locação de equipamentos;
  • supervisionar vistoria final da obra;
  • controlar produtividade dos serviços;
  • adequar canteiro de obras às normas de segurança;
  • contratar serviços técnicos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • aprovar compras;
  • promover limpeza e higiene dos canteiros de obra;
  • aprovar especificações de materiais e equipamentos;
  • analisar projetos;
  • coordenar alterações do projeto durante obra;
  • avaliar fornecedores;
  • coordenar prestação de contas ao cliente;
  • autorizar promoções de funcionários;
  • controlar qualidade de serviços;
  • demonstrar senso de organização;
  • exercer liderança;
  • definir técnicas construtivas;
  • desmobilizar canteiro de obras;
  • orientar tecnicamente os subordinados;
  • gerenciar fornecedores de materiais e serviços;
  • elaborar relatórios gerenciais para diretoria;
  • promover desligamento de funcionários;
  • negociar com fornecedores;
  • supervisionar processo de vistoria dos órgãos competentes;
  • analisar contratos;
  • avaliar resultados;
  • promover contratação de funcionários;
  • administrar conflitos com fornecedores;
  • supervisionar elaboração de ´como construído´ (as built);
  • definir normas e critérios de aceitação de serviços;
  • otimizar produção;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • observar legislações relacionadas à obra;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar orçamento;
  • demonstrar versatilidade;
  • acompanhar planejado ´versus´ executado;
  • gerar aditivos e ou alterações para serviços extra - contratuais;
  • garantir segurança pessoal e coletiva;
  • aprovar medições de serviços;
  • analisar avaliação de desempenho de funcionários;
  • mobilizar canteiro de obras;
  • auditorar documentação legal de pessoal próprio e de terceiros;
  • orçar obras;
  • definir disposição física do canteiro de obras;
  • analisar orçamento;
  • coordenar interfaces com empresas consorciadas;
  • controlar custos;
  • discernir situações;
  • definir histograma de utilização de mão-de-obra e equipamentos;
  • participar da elaboração do projeto;
  • tomar iniciativa;
  • supervisionar realização de exames médicos ocupacionais;
  • promover motivação do pessoal;
  • coordenar modificações solicitadas pelo cliente;


Setores que mais contratam Coordenador de obras (construção civil) no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Obras de montagem industrial
  • Obras de alvenaria
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Outras obras de acabamento da construção
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Obras de terraplenagem
  • Administração de obras
  • Montagem de estruturas metálicas
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Serviços especializados para construção
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Instalações de sistema de prevenção contra incêndio




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