Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;

Atividades

  • elaborar manuais do sistema;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • avaliar novas tecnologias;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar dicionário de dados;
  • demonstrar iniciativa;
  • testar sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • realizar revisões técnicas;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • modelar dados;
  • definir nomenclatura padrão;
  • divulgar documentação;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • especificar aplicativos;
  • elaborar especificação técnica;
  • orientar áreas de apoio;
  • documentar soluções disponíveis;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • registrar ocorrências;
  • consultar documentação técnica;
  • avaliar desempenho do produto;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • estabelecer padrões de software;
  • implantar sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • emitir pareceres técnicos;
  • participar de fóruns de discussão;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • construir ambiente de teste;
  • inventariar software e hardware;
  • levantar fontes de dados;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • documentar níveis de serviços;
  • instalar software;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • divulgar solução;
  • codificar programas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • administrar ambiente operacional;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • documentar capacidade e performance;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar senso analítico;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • evidenciar concentração;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • acionar suporte de terceiros;
  • prestar consultoria técnica;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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