Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • codificar programas;
  • demonstrar iniciativa;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • avaliar novas tecnologias;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • participar de fóruns de discussão;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • especificar aplicativos;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • evidenciar concentração;
  • prestar consultoria técnica;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • inventariar software e hardware;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • acionar suporte de terceiros;
  • documentar soluções disponíveis;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • administrar ambiente operacional;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar senso analítico;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • elaborar dicionário de dados;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • elaborar manuais do sistema;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • instalar software;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • identificar necessidade do cliente;
  • emitir pareceres técnicos;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • estabelecer padrões de software;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar níveis de serviços;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • avaliar desempenho do produto;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • demonstrar capacidade de organização;
  • modelar dados;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • testar sistemas;
  • divulgar documentação;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • divulgar solução;
  • orientar áreas de apoio;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • construir ambiente de teste;
  • trabalhar em equipe;
  • apresentar alternativas de solução;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • levantar fontes de dados;
  • implantar sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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