Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • modelar dados;
  • apresentar alternativas de solução;
  • identificar necessidade do cliente;
  • avaliar novas tecnologias;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • evidenciar concentração;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • definir nomenclatura padrão;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • inventariar software e hardware;
  • configurar software e hardware;
  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • instalar software;
  • especificar aplicativos;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • testar sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar capacidade e performance;
  • demonstrar senso analítico;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • trabalhar em equipe;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • participar de fóruns de discussão;
  • administrar ambiente operacional;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • elaborar especificação técnica;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • elaborar manuais do sistema;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • prestar consultoria técnica;
  • orientar áreas de apoio;
  • consultar documentação técnica;
  • elaborar dicionário de dados;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • implantar sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • divulgar documentação;
  • divulgar solução;
  • levantar fontes de dados;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • registrar ocorrências;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • acionar suporte de terceiros;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • codificar programas;
  • desenvolver raciocínio lógico;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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