Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • testar sistemas;
  • administrar ambiente operacional;
  • registrar ocorrências;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • construir ambiente de teste;
  • levantar fontes de dados;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • elaborar especificação técnica;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • modelar dados;
  • definir nomenclatura padrão;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • codificar programas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • demonstrar iniciativa;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • consultar documentação técnica;
  • avaliar novas tecnologias;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • divulgar documentação;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer padrões de software;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar senso analítico;
  • documentar níveis de serviços;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • documentar soluções disponíveis;
  • divulgar solução;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • realizar revisões técnicas;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • avaliar desempenho do produto;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • apresentar alternativas de solução;
  • participar de fóruns de discussão;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • elaborar manuais do sistema;
  • documentar capacidade e performance;
  • acionar suporte de terceiros;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • orientar áreas de apoio;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • instalar software;
  • demonstrar criatividade;
  • evidenciar concentração;
  • inventariar software e hardware;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • especificar aplicativos;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar dicionário de dados;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • implantar sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • prestar consultoria técnica;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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