Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • implantar sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • testar sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • documentar níveis de serviços;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • construir ambiente de teste;
  • codificar programas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • elaborar dicionário de dados;
  • divulgar solução;
  • modelar dados;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • prestar consultoria técnica;
  • emitir pareceres técnicos;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • demonstrar senso analítico;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • elaborar especificação técnica;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • inventariar software e hardware;
  • instalar software;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar revisões técnicas;
  • estabelecer padrões de software;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar criatividade;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • consultar documentação técnica;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • avaliar desempenho do produto;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • orientar áreas de apoio;
  • elaborar manuais do sistema;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • especificar aplicativos;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • divulgar documentação;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • definir nomenclatura padrão;
  • avaliar novas tecnologias;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • levantar fontes de dados;
  • participar de fóruns de discussão;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • identificar necessidade do cliente;
  • documentar soluções disponíveis;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • configurar software e hardware;
  • administrar ambiente operacional;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • documentar capacidade e performance;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar relatórios técnicos;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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