Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;

Atividades

  • definir nomenclatura padrão;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • prestar consultoria técnica;
  • elaborar manuais do sistema;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • emitir pareceres técnicos;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • acionar suporte de terceiros;
  • documentar capacidade e performance;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • orientar áreas de apoio;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • evidenciar concentração;
  • modelar dados;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • codificar programas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar flexibilidade;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • instalar software;
  • configurar software e hardware;
  • inventariar software e hardware;
  • apresentar alternativas de solução;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • testar sistemas;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • administrar ambiente operacional;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • avaliar novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões de software;
  • especificar aplicativos;
  • divulgar solução;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • implantar sistemas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • elaborar dicionário de dados;
  • construir ambiente de teste;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • realizar revisões técnicas;
  • identificar necessidade do cliente;
  • documentar níveis de serviços;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • trabalhar em equipe;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • registrar ocorrências;
  • divulgar documentação;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • levantar fontes de dados;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • documentar soluções disponíveis;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • demonstrar senso analítico;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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