Salário para o cargo de Consultor de tecnologia da informação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-05

Consultor de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Consultor de tecnologia da informação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • demonstrar senso analítico;
  • emitir pareceres técnicos;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • testar sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • consultar documentação técnica;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • construir ambiente de teste;
  • documentar soluções disponíveis;
  • modelar dados;
  • documentar níveis de serviços;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • trabalhar em equipe;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • evidenciar concentração;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • implantar sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • participar de fóruns de discussão;
  • avaliar desempenho do produto;
  • identificar necessidade do cliente;
  • inventariar software e hardware;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar iniciativa;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • especificar aplicativos;
  • configurar software e hardware;
  • divulgar documentação;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • elaborar dicionário de dados;
  • levantar fontes de dados;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • realizar revisões técnicas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • elaborar manuais do sistema;
  • instalar software;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • administrar ambiente operacional;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • apresentar alternativas de solução;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • documentar capacidade e performance;
  • orientar áreas de apoio;
  • prestar consultoria técnica;
  • elaborar especificação técnica;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • codificar programas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • acionar suporte de terceiros;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • avaliar novas tecnologias;
  • definir nomenclatura padrão;
  • divulgar solução;
  • estabelecer padrões de software;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;


Setores que mais contratam Consultor de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos comerciais
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia




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