Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • informar ao devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;

Atividades

  • operar meios eletrônicos;
  • analisar razões da inadimplência;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • demonstrar polidez;
  • operar sistema de telefonia;
  • informar devedor sobre o débito;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • informar locais de pagamento;
  • anexar documentos;
  • demonstrar dinamismo;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar ambição;
  • definir estratégias de cobrança;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • notificar débito através de carta;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • emitir recibos;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar segurança;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar perseverança;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • definir data de promessa de pagamento;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • registrar informações da negociação;
  • identificar-se ao devedor;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar paciência;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • localizar pagamento efetuado;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar postura profissional;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • contatar fiador ou avalista;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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