Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;

Atividades

  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • anexar documentos;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • demonstrar paciência;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • emitir recibos;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • localizar pagamento efetuado;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • definir data de promessa de pagamento;
  • transmitir confiança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • informar locais de pagamento;
  • operar sistema de telefonia;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar ambição;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar dinamismo;
  • definir estratégias de cobrança;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar disciplina;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar postura profissional;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • notificar débito através de carta;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • operar meios eletrônicos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • contatar fiador ou avalista;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • identificar-se ao devedor;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • analisar razões da inadimplência;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • informar devedor sobre o débito;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • levantar hipóteses de fraude;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • lidar com conflitos;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar perseverança;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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