Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;

Atividades

  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • fechar negociações com devedor;
  • informar devedor sobre o débito;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • notificar débito através de carta;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • emitir recibos;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar polidez;
  • definir estratégias de cobrança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar perseverança;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • identificar-se ao devedor;
  • registrar informações da negociação;
  • analisar razões da inadimplência;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar postura profissional;
  • informar locais de pagamento;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • transmitir confiança;
  • localizar pagamento efetuado;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar objetividade;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • demonstrar disciplina;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • anexar documentos;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista