Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;

Atividades

  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar paciência;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar objetividade;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • definir estratégias de cobrança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • lidar com conflitos;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar ambição;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • fechar negociações com devedor;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • operar sistema de telefonia;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • anexar documentos;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • analisar razões da inadimplência;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar dinamismo;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • emitir recibos;
  • demonstrar polidez;
  • notificar débito através de carta;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar desinibição;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar postura profissional;
  • demonstrar segurança;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • registrar informações da negociação;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • identificar-se ao devedor;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • demonstrar disciplina;
  • operar meios eletrônicos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • localizar pagamento efetuado;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar perseverança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • informar devedor sobre o débito;
  • informar locais de pagamento;
  • levantar informações sobre o devedor;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor