Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • informar locais de pagamento;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • anexar documentos;
  • demonstrar disciplina;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • notificar débito através de carta;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • informar devedor sobre o débito;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • fechar negociações com devedor;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar paciência;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • analisar razões da inadimplência;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • definir estratégias de cobrança;
  • operar sistema de telefonia;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • emitir recibos;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar desinibição;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar polidez;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • demonstrar objetividade;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar postura profissional;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • transmitir confiança;
  • localizar pagamento efetuado;
  • registrar informações da negociação;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • demonstrar segurança;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar perseverança;
  • identificar-se ao devedor;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

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