Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • identificar cobranças indevidas;

Atividades

  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar razões da inadimplência;
  • localizar pagamento efetuado;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • operar sistema de telefonia;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar segurança;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar desinibição;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • demonstrar objetividade;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • emitir recibos;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar postura profissional;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • contatar fiador ou avalista;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • anexar documentos;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar disciplina;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • definir estratégias de cobrança;
  • registrar informações da negociação;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar paciência;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • operar meios eletrônicos;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar polidez;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • notificar débito através de carta;
  • transmitir confiança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar ambição;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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Educador de rua