Salário para o cargo de Cobrador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Cobrador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cobrador interno

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;
  • informar ao devedor;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • operar sistema de telefonia;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar paciência;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar ambição;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar dinamismo;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • emitir recibos;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • operar meios eletrônicos;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • analisar razões da inadimplência;
  • definir estratégias de cobrança;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • fechar negociações com devedor;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar disciplina;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar desinibição;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • localizar pagamento efetuado;
  • anexar documentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar polidez;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar perseverança;
  • informar devedor sobre o débito;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • lidar com conflitos;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • notificar débito através de carta;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar habilidade numérica;


Setores que mais contratam Cobrador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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