Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
 - Trabalhadores de atendimento ao público
 
- Caixas, bilheteiros
 
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
 
Cargos relacionados:
- Bilheteiro de cinema
 - Caixa (supermercado)
 - Caixa de loja
 - Bilheteiro de parques de diversão
 - Atendente comercial em agência postal
 - Atendente de pedágio
 - Agente operacional de estação
 - Agente de reserva de passagens aéreas
 - Bilheteiro no serviço de diversões
 - Atendente comercial (agência postal)
 - Fiscal de caixa
 - Agente de venda de passagens
 
Principais locais de trabalho
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bilheteiro de transportes coletivos
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:
- controlar numerários e valores;
 - comunicar-se;
 - demonstrar competências pessoais;
 - prestar informações;
 - realizar atividades técnico-administrativas;
 - receber valores de vendas de produtos e serviços;
 
Atividades
- efetuar troco;
 - informar o local e horário das paradas;
 - demonstrar fluência verbal;
 - controlar fluxo de caixa;
 - preencher relatórios administrativos;
 - consultar código de defesa do consumidor;
 - verificar autenticidade das cédulas recebidas;
 - organizar arquivos;
 - realizar pesquisa pré-venda;
 - informar o horário de atendimento ao público;
 - disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
 - orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
 - efetuar pedidos de materiais;
 - trabalhar em equipe;
 - demonstrar paciência;
 - orientar clientes via telefone;
 - informar horários de partida e chegada;
 - agir com ética;
 - ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
 - realizar pesquisa pós-venda;
 - efetuar sangria conforme limite;
 - informar preço de passagem;
 - informar itinerários;
 - demonstrar conhecimentos de informática;
 - registrar entrada de numerário;
 - manter-se atualizado;
 - sangrar valores do caixa;
 - demonstrar agilidade;
 - demonstrar pontualidade;
 - demonstrar honestidade;
 - anotar pedidos via telefone;
 - consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
 - solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
 - arquivar documentos e cupons fiscais;
 - abrir o caixa;
 - manter sigilo profissional;
 - efetuar o fechamento do caixa;
 - informar documentação e normas para embarque;
 - propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
 - demonstrar responsabilidade;
 - registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
 - encaminhar os clientes aos setores competentes;
 - contar numerário;
 - demonstrar assiduidade;
 - demonstrar empatia;
 - participar de cursos de treinamento;
 - controlar estoque de materiais;
 - atender as necessidades dos clientes;
 - mostrar-se atencioso;
 - solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
 - ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
 - consultar os procedimentos e normas da empresa;
 - afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
 - registrar entrada de produtos com valor de numerário;
 - relacionar-se com urbanidade;
 - demonstrar eficiência;
 - informar ao cliente o valor a ser pago;
 
Setores que mais contratam Bilheteiro de transportes coletivos no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual
 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal
 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
 - Terminais rodoviários e ferroviários
 - Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres
 - Agências de viagens
 - Seleção e agenciamento de mão-de-obra
 - Serviços de reservas e outros serviços de turismo
 - Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares
 - Outras sociedades de participação
 - Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional
 - Navegação de apoio portuário
 - Atividades de organizações sindicais
 - Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
 - Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
 - Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
 - Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios