Salário para o cargo de Bailarinos étnicos
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Bailarinos étnicos - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bailarinos étnicos

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • criar espetáculos;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • interpretar coreografia;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • estudar passos na dança;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • desenvolver figurinos;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • pesquisar figurinos;
  • gerenciar a produção executiva;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • estudar música tradicional e popular;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • experimentar novos movimentos;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • divulgar o evento;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • desenvolver cenários;
  • aprimorar a coreografia;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • vivenciar a dança;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • dançar representando histórias;
  • gerenciar a produção artística;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • captar recursos;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • estudar movimentos na dança;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • estudar gestos na dança;
  • criar roteiros;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;


Setores que mais contratam Bailarinos étnicos no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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