Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos étnicos
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- criar espetáculos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- estudar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
Atividades
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- pesquisar figurinos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- desenvolver trilhas sonoras;
- divulgar o evento;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- gerenciar a produção executiva;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- trabalhar o tempo cênico;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- estudar figurino popular e tradicional;
- vivenciar a dança;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- estudar gestos na dança;
- estudar passos na dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- gerenciar a produção artística;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- realizar oficinas de trabalho;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- experimentar novos movimentos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- aprimorar a coreografia;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- criar roteiros;
- desenvolver cenários;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- estudar movimentos na dança;
- desenvolver figurinos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- dançar representando histórias;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- trabalhar em equipe;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- trabalhar o tempo ritual;
- interpretar coreografia;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- captar recursos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- estudar música tradicional e popular;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
Setores que mais contratam Bailarinos étnicos no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer