Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos étnicos
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- estudar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
Atividades
- desenvolver figurinos;
- interpretar coreografia;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- aprimorar a coreografia;
- estudar música tradicional e popular;
- trabalhar o tempo ritual;
- estudar gestos na dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- estudar figurino popular e tradicional;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- desenvolver cenários;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- gerenciar a produção executiva;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- realizar oficinas de trabalho;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- desenvolver objetos cênicos;
- divulgar o evento;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- trabalhar o tempo cênico;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- gerenciar a produção artística;
- dançar representando histórias;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar figurinos;
- experimentar novos movimentos;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- estudar passos na dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- consultar leis de incentivo a cultura;
- captar recursos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- criar roteiros;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- vivenciar a dança;
Setores que mais contratam Bailarinos étnicos no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer