Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos étnicos
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- administrar atividades relacionadas À dança;
Atividades
- desenvolver cenários;
- realizar oficinas de trabalho;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- vivenciar a dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- criar roteiros;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- aplicar a dança à ação cultural;
- captar recursos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- utilizar figurinos próprios á dança;
- desenvolver figurinos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- divulgar o evento;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- gerenciar a produção artística;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- desenvolver trilhas sonoras;
- gerenciar a produção executiva;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- estudar passos na dança;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- estudar gestos na dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- experimentar novos movimentos;
- interpretar coreografia;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- pesquisar figurinos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- aprimorar a coreografia;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- estudar música tradicional e popular;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- dançar representando histórias;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- trabalhar o tempo ritual;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- trabalhar o tempo cênico;
- trabalhar em equipe;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
Setores que mais contratam Bailarinos étnicos no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer