Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos étnicos
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- criar espetáculos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- demonstrar competências pessoais;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
Atividades
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- divulgar o evento;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- experimentar novos movimentos;
- estudar gestos na dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- estudar passos na dança;
- estudar figurino popular e tradicional;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- trabalhar em equipe;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- aprimorar a coreografia;
- vivenciar a dança;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- captar recursos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- trabalhar o tempo ritual;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- interpretar coreografia;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- dominar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- pesquisar figurinos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- estudar música tradicional e popular;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- desenvolver cenários;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar o tempo cênico;
- dançar representando histórias;
- gerenciar a produção executiva;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- criar roteiros;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- realizar oficinas de trabalho;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- desenvolver figurinos;
Setores que mais contratam Bailarinos étnicos no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer