Salário para o cargo de Auxiliar de hipodermia
CBO 3222-30 > Técnicos e auxiliares de enfermagem

Auxiliar de hipodermia - Descrição, atividades e funções do cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios, atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
      • Técnicos da ciência da saúde humana
        • Técnicos e auxiliares de enfermagem

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos e auxiliares de enfermagem

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.


Funções e atividades do Auxiliar de hipodermia

Técnicos e auxiliares de enfermagem devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar ambiente de trabalho;
  • trabalhar com biossegurança e segurança;
  • auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
  • efetuar procedimentos de admissão;
  • promover saúde mental;
  • comunicar-se;
  • administrar medicação prescrita;
  • dar continuidade aos plantões;
  • realizar instrumentação cirúrgica;
  • prestar assistência ao paciente;

Atividades

  • contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
  • transportar roupas e materiais para expurgo;
  • usar equipamento de proteção individual (epi);
  • controlar administração de vacinas;
  • desinfetar aparelhos e materiais;
  • descartar material contaminado;
  • demonstrar coordenação motora fina;
  • instalar hemoderivados;
  • disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade);
  • verificar resultado e validade da esterilização;
  • administrar em separado medicamentos incompatíveis;
  • paramentar-se;
  • chamar médico nas intercorrências;
  • auxiliar em reanimação de paciente;
  • comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
  • solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais;
  • trocar informações técnicas;
  • calcular dosagem de medicamentos;
  • repor material na sala cirúrgica;
  • remover o paciente;
  • etiquetar pertences de paciente;
  • verificar via de administração;
  • conter paciente no leito;
  • resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras);
  • preparar medicação prescrita;
  • esterilizar instrumental;
  • conferir quantidade de psicotrópicos;
  • monitorar evolução de paciente;
  • estimular a função vésico-intestinal;
  • participar em campanhas de saúde pública;
  • ajudar paciente a alimentar-se;
  • verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
  • identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);
  • demonstrar compreensão;
  • higienizar paciente;
  • anotar gastos da cirurgia;
  • preparar paciente para medicação;
  • auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
  • prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
  • conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
  • arrumar rouparia;
  • marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
  • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
  • encaminhar material para sala cirúrgica;
  • aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
  • precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
  • apresentar-se situando paciente no ambiente;
  • verificar medicamentos recebidos;
  • acondicionar perfurocortante para descarte;
  • inspecionar carrinho de parada cardiorrespiratória (pcr);
  • seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
  • controlar balanço hídrico;
  • aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
  • orientar familiares e paciente;
  • oferecer comadre e papagaio;
  • aplicar clister (lavagem intestinal);
  • efetuar tricotomia;
  • conduzir paciente a atividades sociais;
  • mensurar paciente (peso, altura);
  • proteger paciente durante crises;
  • proteger proeminências ósseas;
  • averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.);
  • aprontar paciente para exame e cirurgia;
  • colocar grades laterais no leito;
  • demonstrar empatia;
  • estimular paciente (movimentos ativos e passivos);
  • cuidar de corpo após morte;
  • implementar atividades terapêuticas prescritas;
  • proceder à inaloterapia;
  • posicionar paciente para cirurgia;
  • puncionar acesso venoso;
  • providenciar limpeza concorrente e terminal;
  • coletar material para exames;
  • organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
  • registrar intercorrências e procedimentos realizados;
  • demonstrar capacidade de atenção;
  • vistoriar cada paciente;
  • instalar alimentação induzida;
  • verificar quantidade de peças para implante;
  • arrumar camas;
  • encaminhar material para exames;
  • participar de discussão de casos;
  • elaborar relatório sobre paciente;
  • trocar curativos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • mudar decúbito no leito;
  • verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
  • registrar ingesta;
  • acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
  • demarcar limites de comportamento;
  • efetuar testes e exames;
  • controlar sinais vitais;
  • arrolar pertences de paciente;
  • vedar sala cirúrgica;
  • providenciar material de consumo;
  • suprir demandas da equipe;
  • demonstrar capacidade de saber ouvir;
  • registrar administração de medicação;
  • interpretar testes cutâneos;
  • administrar produtos quimioterápicos;
  • acionar equipe de segurança;
  • fornecer roupa;
  • orientar família sobre doença mental;
  • vacinar-se;
  • fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
  • posicionar placa de bisturi elétrico;
  • introduzir cateter nasogástrico e vesical;
  • estimular paciente na expressão de sentimentos;
  • acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
  • limitar espaço de circulação do paciente;
  • massagear paciente;
  • executar antissepsia;
  • etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente);
  • atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
  • lavar mãos antes e após cada procedimento;


Setores que mais contratam Auxiliar de hipodermia no mercado de trabalho

  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Planos de saúde
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Clínicas e residências geriátricas
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica




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