Salário para o cargo de Auxiliar administrativo bilíngüe
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo bilíngüe

Um Auxiliar administrativo bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,51 e R$ 9.334,11, com a média salarial de R$ 3.714,33 e o salário mediana em R$ 2.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.714,33 44.571,98 928,58 17,52
1º Quartil 1.680,51 20.166,13 420,13 7,93
Salário Mediana 2.400,00 28.800,00 600,00 11,32
3º Quartil 7.118,59 85.423,11 1.779,65 33,58
Teto Salarial 9.334,11 112.009,35 2.333,53 44,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.143 - 13.474 5.535,37 2.142,81 4.167,50 11.123,97 13.473,69
Brasília - DF 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Rio de Janeiro - RJ 1.936 - 11.249 4.961,43 1.936,21 3.700,00 9.287,64 11.249,47
Belo Horizonte - MG 1.772 - 10.104 4.709,59 1.772,47 3.970,00 8.342,20 10.104,32
Campo Grande - MS 1.473 - 2.564 1.719,00 1.473,00 1.677,50 2.117,00 2.564,17
Barueri - SP 2.609 - 9.790 5.141,07 2.609,43 6.000,00 8.082,73 9.790,05
Sinop - MT 1.460 - 2.559 1.738,15 1.459,50 1.697,00 2.112,33 2.558,52
Novo Hamburgo - RS 5.200 - 6.541 5.350,00 5.200,00 5.400,00 5.400,00 6.540,64
Umuarama - PR 1.470 - 2.704 1.716,00 1.470,00 1.631,00 2.232,80 2.704,43
Campinas - SP 1.947 - 18.978 7.717,95 1.946,53 6.543,00 15.668,50 18.978,16
Porto Velho - RO 1.426 - 2.737 1.682,44 1.426,00 1.500,00 2.259,75 2.737,08
Curitiba - PR 2.025 - 12.245 4.579,24 2.025,00 2.959,00 10.109,75 12.245,23
Goiânia - GO 1.412 - 4.770 2.153,93 1.412,00 1.700,00 3.938,00 4.769,82
Araguaína - TO 1.421 - 2.329 1.585,71 1.421,33 1.500,00 1.922,67 2.328,79
Porto Alegre - RS 2.022 - 4.555 3.181,14 2.021,67 3.454,00 3.761,00 4.555,44
Sorocaba - SP 1.627 - 7.636 3.658,57 1.627,33 3.469,00 6.304,33 7.636,00
Manaus - AM 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Dourados - MS 1.431 - 3.662 1.969,54 1.431,33 1.718,00 3.023,00 3.661,55
Juiz de Fora - MG 1.431 - 2.045 1.529,61 1.430,67 1.492,00 1.688,22 2.044,82
Jundiaí - SP 2.200 - 13.707 6.113,33 2.200,00 5.800,00 11.316,67 13.707,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.724 - 12.291 4.797,65 1.723,66 3.200,00 10.147,79 12.291,31
Minas Gerais 1.412 - 7.001 2.733,67 1.412,15 1.623,70 5.779,81 7.000,68
Rio de Janeiro 1.553 - 10.471 4.309,40 1.552,82 3.450,00 8.644,55 10.470,53
Distrito Federal 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Paraná 1.466 - 5.870 2.527,49 1.466,28 1.800,00 4.846,19 5.869,85
Rio Grande do Sul 1.532 - 6.937 3.373,93 1.531,70 3.454,00 5.726,83 6.936,51
Santa Catarina 1.517 - 5.051 2.395,40 1.516,83 1.868,00 4.170,10 5.050,94
Mato Grosso do Sul 1.451 - 2.971 1.800,11 1.450,67 1.650,00 2.453,27 2.971,47
Mato Grosso 1.420 - 2.612 1.714,80 1.420,33 1.616,00 2.156,17 2.611,61
Bahia 1.412 - 5.705 2.301,04 1.412,00 1.486,00 4.709,80 5.704,65
Goiás 1.412 - 3.602 1.862,27 1.412,00 1.500,00 2.974,00 3.602,20
Espírito Santo 1.417 - 4.534 1.999,19 1.416,50 1.450,00 3.743,33 4.534,04
Pará 1.412 - 2.792 1.654,08 1.412,00 1.412,00 2.304,83 2.791,68
Tocantins 1.412 - 2.127 1.514,96 1.412,00 1.440,00 1.755,67 2.126,52
Rondônia 1.429 - 2.908 1.736,87 1.428,80 1.570,00 2.400,60 2.907,68
Maranhão 1.412 - 6.413 2.393,89 1.412,00 1.496,00 5.295,00 6.413,46
Ceará 1.440 - 18.641 7.210,81 1.440,25 6.245,96 15.389,75 18.640,53
Amazonas 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Pernambuco 1.706 - 8.676 3.770,56 1.706,00 2.450,00 7.163,00 8.676,04
Roraima 1.412 - 2.292 1.562,56 1.412,00 1.500,00 1.892,50 2.292,25
Acre 1.412 - 2.248 1.523,00 1.412,00 1.412,00 1.856,00 2.248,04
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.749 2.152,43 1.412,00 1.438,00 6.398,00 7.749,45


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo bilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerir suprimentos;
  • gerenciar informações;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • elaborar documentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);

  • Atividades

    • contornar situações adversas;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatórios;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • digitar documentos;
    • reproduzir documentos;
    • anotar recados;
    • identificar o assunto;
    • administrar conflitos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • colher assinatura;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • arquivar correspondência;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • traduzir documentos;
    • ordenar documentos;
    • divulgar informações;
    • pesquisar local;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • cobrar respostas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • triar correspondência;
    • transmitir fax;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • dar suporte em reuniões;
    • receber correspondência;
    • dar suporte durante o evento;
    • enviar convite ou convocação;
    • levantar necessidades de material;
    • prestar serviço de intérprete;
    • demonstrar dinamismo;
    • cobrar relatórios;
    • confeccionar clippings;
    • orientar pessoas;
    • capacitar equipe;
    • direcionar informações;
    • marcar compromissos;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • ciceronear visitas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • transcrever textos;
    • elaborar base de dados;
    • assinar documentação escolar;
    • demonstrar proatividade;
    • registrar correspondência;
    • adaptar-se a mudanças;
    • requisitar material;
    • contratar serviços de terceiros;
    • datilografar documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • administrar estresse;
    • definir horários;
    • fazer checklist;
    • tomar ditados;
    • anotar informações;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • secretariar reuniões;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • preparar apresentações;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • confirmar presença;
    • controlar malote;
    • fornecer informações;
    • encaminhar documentos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • avaliar a equipe;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • reservar sala/local;
    • demonstrar discrição;
    • dar suporte a expatriados;
    • cotar preços;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar lista de presença;
    • atualizar arquivos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • cobrar ações;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • formatar documentos;
    • ler documentos;
    • classificar documentos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • administrar arquivos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • encaminhar pessoas;
    • administrar pendências;
    • encaminhar certificados;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • elaborar convites e convocações;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • demonstrar iniciativa;
    • pesquisar informações e dados;
    • trabalhar sob pressão;
    • selecionar pessoal;
    • acompanhar processos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • elaborar documentação escolar;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • fazer ligações telefônicas;
    • controlar prazos;
    • revisar traduções;
    • conferir material;
    • redigir documentos;
    • elaborar prestação de contas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • solicitar verbas;
    • programar as atividades da equipe;
    • recepcionar pessoas;
    • escolher cardápio;
    • enviar correspondência;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • formular pedidos de compra;
    • preparar sala/local;
    • protocolar correspondência;
    • demonstrar paciência;
    • cadastrar documentos;
    • identificar a natureza do documento;
    • controlar cronogramas;
    • transmitir recados;
    • elaborar atas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • manter atualizado o banco de dados;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo bilíngüe no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços advocatícios
    • Ensino de idiomas
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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