Salário para o cargo de Atendente de clínica médica
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de clínica médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de clínica médica

Um Atendente de clínica médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.471,45 e R$ 2.568,28, com a média salarial de R$ 1.658,59 e o salário mediana em R$ 1.579,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de clínica médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.658,59 19.903,05 414,65 7,80
1º Quartil 1.471,45 17.657,39 367,86 6,92
Salário Mediana 1.579,00 18.948,00 394,75 7,42
3º Quartil 1.958,68 23.504,15 489,67 9,21
Teto Salarial 2.568,28 30.819,35 642,07 12,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 2.848 1.808,26 1.515,20 1.650,00 2.351,66 2.848,41
Rio de Janeiro - RJ 1.441 - 2.417 1.638,49 1.440,89 1.529,00 1.995,26 2.416,72
Belo Horizonte - MG 1.530 - 2.537 1.756,42 1.529,55 1.718,00 2.094,41 2.536,81
Brasília - DF 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Curitiba - PR 1.626 - 2.527 1.808,22 1.625,58 1.741,00 2.086,47 2.527,19
Goiânia - GO 1.412 - 2.254 1.560,41 1.412,00 1.480,00 1.860,57 2.253,58
Campinas - SP 1.558 - 2.665 1.794,26 1.558,17 1.696,00 2.200,45 2.665,25
Porto Alegre - RS 1.527 - 3.093 1.900,10 1.526,74 1.713,00 2.553,41 3.092,77
Recife - PE 1.414 - 1.985 1.508,65 1.413,65 1.502,00 1.638,52 1.984,62
Fortaleza - CE 1.412 - 2.143 1.501,86 1.412,00 1.412,00 1.769,49 2.143,26
Salvador - BA 1.412 - 2.126 1.522,01 1.412,00 1.434,00 1.755,02 2.125,74
Campo Grande - MS 1.422 - 2.334 1.603,07 1.421,72 1.519,00 1.927,21 2.334,29
Maringá - PR 1.439 - 2.447 1.676,39 1.439,44 1.591,00 2.019,96 2.446,64
Florianópolis - SC 1.669 - 2.858 1.942,78 1.669,21 1.847,00 2.359,77 2.858,23
Ribeirão Preto - SP 1.532 - 2.463 1.719,72 1.532,11 1.648,00 2.033,32 2.462,82
Sorocaba - SP 1.534 - 2.438 1.710,52 1.534,00 1.650,00 2.012,52 2.437,62
Cuiabá - MT 1.412 - 2.302 1.585,97 1.412,15 1.500,00 1.900,82 2.302,33
Manaus - AM 1.412 - 2.038 1.486,93 1.412,00 1.412,00 1.682,49 2.037,88
Santo André - SP 1.503 - 2.360 1.683,76 1.502,51 1.650,66 1.948,36 2.359,91
Belém - PA 1.412 - 2.096 1.506,99 1.412,00 1.418,40 1.730,85 2.096,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.509 - 2.568 1.727,69 1.508,69 1.628,00 2.120,29 2.568,16
Minas Gerais 1.419 - 2.362 1.627,23 1.419,47 1.550,00 1.950,10 2.362,02
Rio de Janeiro 1.419 - 2.307 1.600,87 1.418,80 1.529,00 1.904,41 2.306,68
Paraná 1.434 - 2.411 1.684,57 1.434,06 1.674,00 1.990,57 2.411,04
Santa Catarina 1.675 - 2.760 1.918,94 1.675,06 1.844,00 2.278,47 2.759,75
Rio Grande do Sul 1.489 - 2.636 1.754,72 1.488,83 1.664,00 2.176,13 2.635,80
Bahia 1.412 - 2.103 1.507,59 1.412,00 1.421,00 1.735,96 2.102,65
Goiás 1.412 - 2.200 1.536,24 1.412,00 1.450,00 1.816,04 2.199,65
Pernambuco 1.413 - 2.079 1.529,23 1.413,38 1.502,00 1.716,65 2.079,25
Mato Grosso 1.412 - 2.409 1.612,22 1.412,00 1.500,00 1.989,00 2.409,13
Espírito Santo 1.420 - 2.277 1.577,35 1.420,01 1.491,50 1.879,81 2.276,89
Distrito Federal 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Ceará 1.412 - 2.056 1.483,30 1.412,00 1.412,00 1.697,20 2.055,70
Mato Grosso do Sul 1.415 - 2.365 1.603,73 1.414,97 1.502,00 1.952,17 2.364,52
Pará 1.412 - 2.053 1.494,56 1.412,00 1.412,00 1.695,12 2.053,18
Maranhão 1.412 - 2.257 1.537,33 1.412,00 1.412,00 1.863,06 2.256,60
Paraíba 1.412 - 2.133 1.499,84 1.412,00 1.412,00 1.761,22 2.133,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.885 1.452,08 1.412,00 1.412,00 1.556,26 1.884,98
Amazonas 1.412 - 2.036 1.486,32 1.412,00 1.412,00 1.681,16 2.036,28
Rondônia 1.412 - 2.125 1.541,67 1.412,00 1.500,00 1.754,74 2.125,39
Alagoas 1.412 - 2.085 1.501,73 1.412,00 1.423,00 1.721,59 2.085,24
Tocantins 1.412 - 2.174 1.519,40 1.412,00 1.412,00 1.795,02 2.174,18
Sergipe 1.412 - 1.899 1.450,84 1.412,00 1.412,00 1.568,05 1.899,27
Piauí 1.412 - 2.238 1.520,28 1.412,00 1.412,00 1.847,45 2.237,68
Amapá 1.412 - 2.064 1.494,23 1.412,00 1.412,00 1.704,19 2.064,17
Acre 1.412 - 2.063 1.491,03 1.412,00 1.412,00 1.703,34 2.063,13
Roraima 1.412 - 2.047 1.481,44 1.412,00 1.412,00 1.690,04 2.047,03


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de clínica médica

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;

  • Atividades

    • emitir extrato de contas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • anotar telefonemas e recados;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • bloquear apartamento;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • receber pagamentos;
    • atualizar conta;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar interesse;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar iniciativa;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • conferir documentos com identificação;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • imprimir relatórios de controle;
    • lançar despesas em contas;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • demonstrar paciência;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fechar contas masters;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar autonomia;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • coordenar equipe;
    • registrar acompanhantes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • verificar cadastro e reserva;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • organizar malotes;
    • verificar o pedido de internação;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • acionar serviço de higienização;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • distribuir malotes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • circular informações internas;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • ouvir com atenção;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar entusiasmo;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • agir com bom senso;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • demonstrar empatia;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • encerrar a conta no sistema;
    • internar o paciente;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • organizar materiais de trabalho;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • demonstrar pró atividade;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • efetuar acertos em contas;


    Setores que mais contratam Atendente de clínica médica no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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