Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar relações de trabalho;
  • confeccionar o aparelho;
  • misturar os números criando outros;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • dar entrevistas;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • transmitir ética circense;
  • montar o aparelho;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • fazer aquecimento;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • conquistar empatia do público;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • frequentar cursos de atualização;
  • preparar a entrada do artista;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar maquiagem;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • selecionar música;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • definir equipamentos de segurança;
  • adquirir técnicas para cair;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar truques;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar materiais;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar tecnologias;
  • desenvolver disciplina;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar movimentos corporais;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • definir coreografia;
  • motivar os alunos;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • fazer alongamento;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • fazer concentração;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar aparelhos;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • criar guarda roupa;
  • desmontar o aparelho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;


Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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