Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;

Atividades

  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar truques;
  • motivar os alunos;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • fazer alongamento;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar aparelhos;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • criar maquiagem;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • definir coreografia;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • fazer concentração;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar tecnologias;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • pesquisar materiais;
  • fazer aquecimento;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • desmontar o aparelho;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • criar guarda roupa;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • preparar a entrada do artista;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • dar entrevistas;
  • transmitir ética circense;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • definir equipamentos de segurança;
  • montar o aparelho;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • frequentar cursos de atualização;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • conquistar empatia do público;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desenvolver disciplina;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • respeitar relações de trabalho;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • confeccionar o aparelho;
  • trabalhar em equipe;
  • selecionar música;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;


Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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