Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- produzir o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- pesquisar truques;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- sincronizar luz e som com a representação;
- selecionar música;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- motivar os alunos;
- desmontar o aparelho;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- perceber as habilidades dos alunos;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar materiais;
- trabalhar em equipe;
- criar guarda roupa;
- transmitir ética circense;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- respeitar o aparelho de outro artista;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- montar o aparelho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- confeccionar o aparelho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- desenvolver disciplina;
- respeitar ética profissional;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar tecnologias;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- definir coreografia;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- adquirir técnicas para cair;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- fazer alongamento;
- providenciar material impresso para divulgação;
- fazer concentração;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- definir equipamentos de segurança;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- pesquisar movimentos corporais;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- demonstrar determinação para aprender;
- errar truques para valorização do trabalho;
- fazer aquecimento;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- misturar os números criando outros;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar aparelhos;
- aprender a profissão ensaiando;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- criar maquiagem;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- estabelecer comunicação com o público;
- conquistar empatia do público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar relações de trabalho;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- preparar a entrada do artista;
- divulgar o espetáculo ou número;
Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares