Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

Atividades

  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • desmontar o aparelho;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • conquistar empatia do público;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • preparar a entrada do artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • frequentar cursos de atualização;
  • criar guarda roupa;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • misturar os números criando outros;
  • selecionar música;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • dar entrevistas;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • definir equipamentos de segurança;
  • fazer concentração;
  • definir coreografia;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • respeitar ética profissional;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • motivar os alunos;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • desenvolver disciplina;
  • pesquisar aparelhos;
  • criar maquiagem;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • montar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • fazer alongamento;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar relações de trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • confeccionar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar truques;
  • fazer aquecimento;


Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: