Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
- inventar números;
- produzir o número;
- ensaiar o número;
Atividades
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- confeccionar o aparelho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar aparelhos;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- sincronizar luz e som com a representação;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- misturar os números criando outros;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- frequentar cursos de atualização;
- definir equipamentos de segurança;
- fazer concentração;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- respeitar ética profissional;
- providenciar material impresso para divulgação;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- pesquisar movimentos corporais;
- dar entrevistas;
- trabalhar em equipe;
- desmontar o aparelho;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- estabelecer comunicação com o público;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- fazer alongamento;
- adquirir técnicas para cair;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar tecnologias;
- definir coreografia;
- desenvolver disciplina;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar relações de trabalho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- motivar os alunos;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- errar truques para valorização do trabalho;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- fazer aquecimento;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar truques;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- selecionar música;
- pesquisar materiais;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- transmitir ética circense;
- conquistar empatia do público;
- aprender a profissão ensaiando;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- perceber as habilidades dos alunos;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- criar maquiagem;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- preparar a entrada do artista;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- montar o aparelho;
- criar guarda roupa;
Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares