Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Artista de circo (outros)

Um Artista de circo (outros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Artista de circo (outros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • frequentar cursos de atualização;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • montar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • misturar os números criando outros;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • pesquisar materiais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • preparar a entrada do artista;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • motivar os alunos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar aparelhos;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar truques;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • definir equipamentos de segurança;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • fazer aquecimento;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar relações de trabalho;
    • fazer alongamento;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • dar entrevistas;
    • desmontar o aparelho;
    • definir coreografia;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • trabalhar em equipe;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • selecionar música;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • criar maquiagem;
    • transmitir ética circense;
    • fazer concentração;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;


    Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social