Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;

Atividades

  • pesquisar tecnologias;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • fazer alongamento;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • confeccionar o aparelho;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • conquistar empatia do público;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • fazer concentração;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • motivar os alunos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • selecionar música;
  • desmontar o aparelho;
  • montar o aparelho;
  • misturar os números criando outros;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • transmitir ética circense;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar ética profissional;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • preparar a entrada do artista;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • fazer aquecimento;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar materiais;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • dar entrevistas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • definir coreografia;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar movimentos corporais;
  • desenvolver disciplina;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar relações de trabalho;
  • criar maquiagem;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • pesquisar truques;
  • criar guarda roupa;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar aparelhos;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • trabalhar em equipe;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • demonstrar determinação para aprender;


Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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