Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- produzir o número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- pesquisar truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- definir coreografia;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar movimentos corporais;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- confeccionar o aparelho;
- respeitar ética profissional;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar aparelhos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- intercambiar informações com escolas de circo;
- demonstrar determinação para aprender;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- divulgar o espetáculo ou número;
- providenciar material impresso para divulgação;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- criar maquiagem;
- dar entrevistas;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- montar o aparelho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- aprender a profissão ensaiando;
- motivar os alunos;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- pesquisar materiais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- fazer alongamento;
- adquirir técnicas para cair;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- desmontar o aparelho;
- preparar a entrada do artista;
- fazer aquecimento;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- frequentar cursos de atualização;
- misturar os números criando outros;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- selecionar música;
- pesquisar tecnologias;
- criar guarda roupa;
- estabelecer comunicação com o público;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- conquistar empatia do público;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- errar truques para valorização do trabalho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- fazer concentração;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- trabalhar em equipe;
- respeitar relações de trabalho;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- desenvolver disciplina;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- transmitir ética circense;
Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares