Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
Atividades
- fazer concentração;
- fazer aquecimento;
- confeccionar o aparelho;
- motivar os alunos;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- conquistar empatia do público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- pesquisar movimentos corporais;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar materiais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- definir coreografia;
- montar o aparelho;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- adquirir técnicas para cair;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- divulgar o espetáculo ou número;
- estabelecer comunicação com o público;
- preparar a entrada do artista;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desmontar o aparelho;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- pesquisar aparelhos;
- aprender a profissão ensaiando;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- desenvolver disciplina;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- misturar os números criando outros;
- selecionar música;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar tecnologias;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- estabelecer comunicação com a cidade;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- fazer alongamento;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- transmitir ética circense;
- respeitar ética profissional;
- criar guarda roupa;
- errar truques para valorização do trabalho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- dar entrevistas;
- demonstrar determinação para aprender;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar truques;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- providenciar material impresso para divulgação;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- criar maquiagem;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- respeitar relações de trabalho;
Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares