Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;

Atividades

  • prestar consultoria técnica;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • participar de fóruns de discussão;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • implantar sistemas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • divulgar documentação;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • inventariar software e hardware;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • registrar ocorrências;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • instalar software;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • configurar software e hardware;
  • avaliar novas tecnologias;
  • apresentar alternativas de solução;
  • definir nomenclatura padrão;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • instalar hardware;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar níveis de serviços;
  • administrar banco de dados;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • administrar ambiente operacional;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • consultar documentação técnica;
  • administrar recursos de rede;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • acionar suporte de terceiros;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • documentar capacidade e performance;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar senso analítico;
  • divulgar solução;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • demonstrar criatividade;
  • orientar áreas de apoio;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • emitir pareceres técnicos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • construir ambiente de teste;
  • elaborar especificação técnica;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • testar sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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