Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • registrar ocorrências;
  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • documentar níveis de serviços;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir nomenclatura padrão;
  • administrar ambiente operacional;
  • documentar soluções disponíveis;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • identificar necessidade do cliente;
  • documentar capacidade e performance;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • apresentar alternativas de solução;
  • evidenciar concentração;
  • avaliar novas tecnologias;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • administrar banco de dados;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • prestar consultoria técnica;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • elaborar especificação técnica;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar criatividade;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • instalar hardware;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • participar de fóruns de discussão;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • implantar sistemas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • divulgar solução;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • divulgar documentação;
  • testar sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar senso analítico;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • inventariar software e hardware;
  • trabalhar em equipe;
  • acionar suporte de terceiros;
  • orientar áreas de apoio;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • configurar software e hardware;
  • instalar software;
  • avaliar desempenho do produto;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • emitir pareceres técnicos;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar empatia com público-alvo;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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