Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • demonstrar iniciativa;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • configurar software e hardware;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • implantar sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • emitir pareceres técnicos;
  • instalar software;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • consultar documentação técnica;
  • avaliar novas tecnologias;
  • administrar ambiente operacional;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • realizar revisões técnicas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • inventariar software e hardware;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • apresentar alternativas de solução;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • divulgar documentação;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • demonstrar criatividade;
  • prestar consultoria técnica;
  • acionar suporte de terceiros;
  • instalar hardware;
  • orientar áreas de apoio;
  • administrar banco de dados;
  • testar sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • documentar soluções disponíveis;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • identificar necessidade do cliente;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • trabalhar em equipe;
  • definir nomenclatura padrão;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • registrar ocorrências;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar senso analítico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar recursos de rede;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • evidenciar concentração;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • divulgar solução;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • construir ambiente de teste;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque: