Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • realizar revisões técnicas;
  • documentar capacidade e performance;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • instalar software;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • documentar soluções disponíveis;
  • avaliar novas tecnologias;
  • definir nomenclatura padrão;
  • estabelecer padrões de software;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • trabalhar em equipe;
  • implantar sistemas;
  • instalar hardware;
  • testar sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • inventariar software e hardware;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar especificação técnica;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • emitir pareceres técnicos;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • divulgar documentação;
  • consultar documentação técnica;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar senso analítico;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • divulgar solução;
  • avaliar desempenho do produto;
  • prestar consultoria técnica;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • evidenciar concentração;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • documentar níveis de serviços;
  • acionar suporte de terceiros;
  • identificar necessidade do cliente;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • construir ambiente de teste;
  • administrar ambiente operacional;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • orientar áreas de apoio;
  • participar de fóruns de discussão;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • administrar banco de dados;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • administrar recursos de rede;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • demonstrar empatia com público-alvo;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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