Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;

Atividades

  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • realizar revisões técnicas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • testar sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • prestar consultoria técnica;
  • administrar ambiente operacional;
  • definir nomenclatura padrão;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • documentar capacidade e performance;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • instalar software;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar documentação técnica;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • emitir pareceres técnicos;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • inventariar software e hardware;
  • apresentar alternativas de solução;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • implantar sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • elaborar especificação técnica;
  • administrar banco de dados;
  • documentar níveis de serviços;
  • instalar hardware;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • documentar soluções disponíveis;
  • orientar áreas de apoio;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • demonstrar senso analítico;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • divulgar solução;
  • avaliar desempenho do produto;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • avaliar novas tecnologias;
  • construir ambiente de teste;
  • administrar recursos de rede;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • divulgar documentação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • evidenciar concentração;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque: