Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • demonstrar senso analítico;
  • evidenciar concentração;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acionar suporte de terceiros;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • administrar recursos de rede;
  • apresentar alternativas de solução;
  • prestar consultoria técnica;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • realizar revisões técnicas;
  • implantar sistemas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • divulgar solução;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • documentar níveis de serviços;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • documentar capacidade e performance;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar iniciativa;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • inventariar software e hardware;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • avaliar desempenho do produto;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • consultar documentação técnica;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar banco de dados;
  • definir nomenclatura padrão;
  • configurar software e hardware;
  • construir ambiente de teste;
  • divulgar documentação;
  • instalar software;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • emitir pareceres técnicos;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • avaliar novas tecnologias;
  • documentar soluções disponíveis;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • administrar ambiente operacional;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • participar de fóruns de discussão;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • identificar necessidade do cliente;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • testar sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • instalar hardware;
  • orientar áreas de apoio;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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