Salário para o cargo de Analista de suporte técnico
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte técnico

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • evidenciar concentração;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • administrar recursos de rede;
  • administrar ambiente operacional;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • divulgar documentação;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • participar de fóruns de discussão;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • acionar suporte de terceiros;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • demonstrar iniciativa;
  • registrar ocorrências;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • demonstrar senso analítico;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • documentar soluções disponíveis;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • divulgar solução;
  • elaborar especificação técnica;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • administrar banco de dados;
  • apresentar alternativas de solução;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar capacidade e performance;
  • consultar documentação técnica;
  • definir nomenclatura padrão;
  • instalar software;
  • orientar áreas de apoio;
  • estabelecer padrões de software;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • instalar hardware;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • inventariar software e hardware;
  • prestar consultoria técnica;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • realizar auditoria de sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • construir ambiente de teste;
  • identificar necessidade do cliente;
  • realizar revisões técnicas;
  • configurar software e hardware;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • implantar sistemas;
  • avaliar novas tecnologias;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • testar sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;


Setores que mais contratam Analista de suporte técnico no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque: