Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir nomenclatura padrão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • divulgar solução;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • orientar áreas de apoio;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • administrar recursos de rede;
  • divulgar documentação;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • administrar banco de dados;
  • evidenciar concentração;
  • implantar sistemas;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • construir ambiente de teste;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • apresentar alternativas de solução;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • acionar suporte de terceiros;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • instalar software;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • consultar documentação técnica;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • documentar soluções disponíveis;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • documentar capacidade e performance;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • prestar consultoria técnica;
  • participar de fóruns de discussão;
  • avaliar desempenho do produto;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • estabelecer padrões de software;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • administrar ambiente operacional;
  • inventariar software e hardware;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • instalar hardware;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar senso analítico;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • identificar necessidade do cliente;
  • documentar níveis de serviços;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar criatividade;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • avaliar novas tecnologias;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • testar sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • comparar alternativas tecnológicas;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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