Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;

Atividades

  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • documentar níveis de serviços;
  • registrar ocorrências;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • avaliar novas tecnologias;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • demonstrar flexibilidade;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • configurar software e hardware;
  • divulgar solução;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • consultar documentação técnica;
  • realizar revisões técnicas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • avaliar desempenho do produto;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • acionar suporte de terceiros;
  • administrar banco de dados;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • administrar ambiente operacional;
  • construir ambiente de teste;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • apresentar alternativas de solução;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • identificar necessidade do cliente;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • documentar soluções disponíveis;
  • prestar consultoria técnica;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • estabelecer padrões de software;
  • instalar software;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • orientar áreas de apoio;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • implantar sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • testar sistemas;
  • inventariar software e hardware;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • definir nomenclatura padrão;
  • administrar recursos de rede;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • trabalhar em equipe;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • instalar hardware;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • demonstrar senso analítico;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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