Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;

Atividades

  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • implantar sistemas;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • realizar revisões técnicas;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • instalar software;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • instalar hardware;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • inventariar software e hardware;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar iniciativa;
  • documentar soluções disponíveis;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • administrar banco de dados;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • documentar capacidade e performance;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • avaliar novas tecnologias;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • demonstrar senso analítico;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • testar sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • demonstrar criatividade;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • apresentar alternativas de solução;
  • avaliar desempenho do produto;
  • administrar recursos de rede;
  • identificar necessidade do cliente;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • orientar áreas de apoio;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • prestar consultoria técnica;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • consultar documentação técnica;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • documentar níveis de serviços;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • participar de fóruns de discussão;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • divulgar documentação;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • emitir pareceres técnicos;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • acionar suporte de terceiros;
  • divulgar solução;
  • administrar ambiente operacional;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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