Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • corrigir falhas nos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • prestar consultoria técnica;
  • consultar documentação técnica;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • documentar níveis de serviços;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • estabelecer padrões de software;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • divulgar documentação;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • construir ambiente de teste;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • implantar sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • administrar recursos de rede;
  • inventariar software e hardware;
  • documentar soluções disponíveis;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • acionar suporte de terceiros;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • realizar revisões técnicas;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • orientar áreas de apoio;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • identificar necessidade do cliente;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • instalar hardware;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • administrar banco de dados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • avaliar desempenho do produto;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • instalar software;
  • participar de fóruns de discussão;
  • avaliar novas tecnologias;
  • testar sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • divulgar solução;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • configurar software e hardware;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • administrar ambiente operacional;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • elaborar especificação técnica;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar senso analítico;
  • controlar acesso aos dados e recursos;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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