Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • demonstrar senso analítico;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • administrar ambiente operacional;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • trabalhar em equipe;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar capacidade e performance;
  • estabelecer padrões de software;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • prestar consultoria técnica;
  • administrar banco de dados;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • acionar suporte de terceiros;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • instalar hardware;
  • apresentar alternativas de solução;
  • identificar necessidade do cliente;
  • divulgar documentação;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • inventariar software e hardware;
  • demonstrar flexibilidade;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • testar sistemas;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • registrar ocorrências;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • orientar áreas de apoio;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • emitir pareceres técnicos;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • realizar revisões técnicas;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • instalar software;
  • avaliar novas tecnologias;
  • divulgar solução;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • consultar documentação técnica;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • configurar software e hardware;
  • implantar sistemas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • definir nomenclatura padrão;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque: