Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar capacidade de síntese;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • administrar ambiente operacional;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • consultar documentação técnica;
  • documentar capacidade e performance;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • orientar áreas de apoio;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • administrar banco de dados;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • configurar software e hardware;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • documentar níveis de serviços;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • instalar hardware;
  • acionar suporte de terceiros;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • avaliar desempenho do produto;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • registrar ocorrências;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar criatividade;
  • inventariar software e hardware;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • divulgar solução;
  • divulgar documentação;
  • documentar soluções disponíveis;
  • administrar recursos de rede;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • instalar software;
  • demonstrar flexibilidade;
  • construir ambiente de teste;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • definir nomenclatura padrão;
  • implantar sistemas;
  • identificar necessidade do cliente;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • demonstrar senso analítico;
  • apresentar alternativas de solução;
  • estabelecer padrões de software;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • avaliar novas tecnologias;
  • realizar revisões técnicas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar especificação técnica;
  • prestar consultoria técnica;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • testar sistemas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • monitorar performance dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • emitir pareceres técnicos;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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