Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • desenvolver raciocínio lógico;
  • divulgar solução;
  • demonstrar criatividade;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • prestar consultoria técnica;
  • consultar documentação técnica;
  • documentar soluções disponíveis;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • realizar revisões técnicas;
  • implantar sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • documentar capacidade e performance;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • administrar recursos de rede;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • trabalhar em equipe;
  • construir ambiente de teste;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • orientar áreas de apoio;
  • apresentar alternativas de solução;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar senso analítico;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • documentar níveis de serviços;
  • definir nomenclatura padrão;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • avaliar desempenho do produto;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • divulgar documentação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • evidenciar concentração;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • identificar necessidade do cliente;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • testar sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • administrar ambiente operacional;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • avaliar novas tecnologias;
  • instalar hardware;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • instalar software;
  • configurar software e hardware;
  • estabelecer padrões de software;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • inventariar software e hardware;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • demonstrar iniciativa;
  • administrar banco de dados;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • emitir pareceres técnicos;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • registrar ocorrências;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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