Salário para o cargo de Analista de suporte de sistema
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de sistema - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de sistema

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • divulgar utilização de novos padrões;
  • documentar níveis de serviços;
  • configurar software e hardware;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar criatividade;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • testar sistemas;
  • instalar hardware;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • orientar áreas de apoio;
  • estabelecer padrões de software;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • divulgar solução;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • participar de fóruns de discussão;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • prestar consultoria técnica;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • apresentar alternativas de solução;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • acionar suporte de terceiros;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • evidenciar concentração;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • registrar ocorrências;
  • realizar revisões técnicas;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • definir nomenclatura padrão;
  • consultar documentação técnica;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • inventariar software e hardware;
  • construir ambiente de teste;
  • instalar software;
  • avaliar novas tecnologias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar banco de dados;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • emitir pareceres técnicos;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar senso analítico;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • implantar sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar documentação;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar especificação técnica;


Setores que mais contratam Analista de suporte de sistema no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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