Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • desenvolver capacidade de memorização;
  • implantar sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar iniciativa;
  • registrar ocorrências;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • acionar suporte de terceiros;
  • elaborar especificação técnica;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar senso analítico;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • divulgar documentação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • testar sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • participar de fóruns de discussão;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • estabelecer padrões de software;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • apresentar alternativas de solução;
  • prestar consultoria técnica;
  • instalar software;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • inventariar software e hardware;
  • construir ambiente de teste;
  • avaliar novas tecnologias;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • divulgar solução;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • realizar revisões técnicas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • administrar recursos de rede;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar desempenho do produto;
  • documentar capacidade e performance;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar áreas de apoio;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • definir nomenclatura padrão;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar estrutura da rede;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar criatividade;
  • documentar soluções disponíveis;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • consultar documentação técnica;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




Profissões em Destaque: