Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • testar sistemas;
  • orientar áreas de apoio;
  • apresentar alternativas de solução;
  • elaborar especificação técnica;
  • emitir pareceres técnicos;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • inventariar software e hardware;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • demonstrar senso analítico;
  • prestar consultoria técnica;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • estabelecer padrões de software;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • consultar documentação técnica;
  • documentar níveis de serviços;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • administrar recursos de rede;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • instalar software;
  • divulgar solução;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • identificar necessidade do cliente;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • definir nomenclatura padrão;
  • trabalhar em equipe;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • documentar capacidade e performance;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar novas tecnologias;
  • divulgar documentação;
  • participar de fóruns de discussão;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • construir ambiente de teste;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • avaliar desempenho do produto;
  • evidenciar concentração;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • documentar estrutura da rede;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • administrar ambiente operacional;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • implantar sistemas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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