Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;

Atividades

  • montar protótipo dos sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • documentar capacidade e performance;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • acionar suporte de terceiros;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • participar de fóruns de discussão;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • analisar funcionalidade do produto;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • administrar ambiente operacional;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • documentar níveis de serviços;
  • inventariar software e hardware;
  • configurar software e hardware;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar senso analítico;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar criatividade;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • identificar necessidade do cliente;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • construir ambiente de teste;
  • testar sistemas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • documentar estrutura da rede;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • registrar ocorrências;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar solução;
  • avaliar novas tecnologias;
  • prestar consultoria técnica;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • implantar sistemas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • avaliar desempenho do produto;
  • estabelecer padrões de software;
  • instalar software;
  • documentar soluções disponíveis;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • realizar revisões técnicas;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • divulgar documentação;
  • consultar documentação técnica;
  • orientar áreas de apoio;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • emitir pareceres técnicos;
  • avaliar proposta de fornecedores;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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