Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • instalar software;
  • realizar revisões técnicas;
  • consultar documentação técnica;
  • avaliar desempenho do produto;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • estabelecer padrões de software;
  • prestar consultoria técnica;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • divulgar documentação;
  • definir nomenclatura padrão;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • inventariar software e hardware;
  • participar de fóruns de discussão;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • evidenciar concentração;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • trabalhar em equipe;
  • divulgar solução;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • documentar capacidade e performance;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • orientar áreas de apoio;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • identificar necessidade do cliente;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • demonstrar criatividade;
  • apresentar alternativas de solução;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • avaliar novas tecnologias;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • registrar ocorrências;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • construir ambiente de teste;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar especificação técnica;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • implantar sistemas;
  • testar sistemas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar senso analítico;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • documentar níveis de serviços;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • acionar suporte de terceiros;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • documentar soluções disponíveis;
  • documentar estrutura da rede;
  • montar protótipo dos sistemas;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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