Salário para o cargo de Analista de comunicação (teleprocessamento)
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de comunicação (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de comunicação (teleprocessamento)

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • inventariar software e hardware;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar senso analítico;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • instalar software;
  • administrar ambiente operacional;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • identificar necessidade do cliente;
  • estabelecer padrões de software;
  • testar sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • documentar estrutura da rede;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • documentar níveis de serviços;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • implantar sistemas;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar novas tecnologias;
  • demonstrar iniciativa;
  • orientar áreas de apoio;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • divulgar solução;
  • construir ambiente de teste;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • evidenciar concentração;
  • divulgar documentação;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • consultar documentação técnica;
  • documentar capacidade e performance;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar recursos de rede;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • avaliar desempenho do produto;
  • apresentar alternativas de solução;
  • configurar software e hardware;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • documentar soluções disponíveis;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • registrar ocorrências;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • prestar consultoria técnica;


Setores que mais contratam Analista de comunicação (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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