Salário para o cargo de Alfarrabista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • gerir investimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • providenciar integração de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • gerir custos;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar compras e locações;
  • examinar currículos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • analisar tendências do mercado;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • exercitar a autonomia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • buscar atualização profissional;
  • participar de reuniões;
  • promover programas prevencionistas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • avaliar desempenho;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • captar recursos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • cobrar resultados;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • expressar-se oralmente;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • exercer liderança;
  • resolver reclamações de clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir perfil do consumidor final;
  • demonstrar motivação;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • instruir subordinados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • representar a empresa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerir estoques;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • manter apresentação pessoal;
  • recepcionar mercadorias;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • orientar clientes;
  • agir com dinamismo;
  • remanejar leiaute;
  • gerir compras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • entrevistar candidatos;
  • determinar perfis profissionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • promover funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • contratar serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • delegar atribuições;
  • formular incentivos de produtividade;
  • implantar técnicas de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • designar equipe para projeto;
  • transferir numerário para o banco;
  • medir resultados de treinamento;


Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Diretor de leasing
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de leasing