Salário para o cargo de Alfarrabista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • acompanhar a execução orçamentária;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • remanejar leiaute;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • designar equipe para projeto;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • implantar técnicas de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • demonstrar motivação;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • promover funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • elaborar plano de investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • exercer liderança;
  • exercitar a autonomia;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerir compras;
  • manter apresentação pessoal;
  • captar recursos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • examinar currículos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir custos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • representar a empresa;
  • orientar clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar remanejamentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • avaliar desempenho;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir estoques;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • recepcionar mercadorias;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • delegar atribuições;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • propor compra de novos itens;
  • contratar serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • expressar-se oralmente;
  • instruir subordinados;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • fazer orçamentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • analisar tendências do mercado;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • atender agentes de fiscalização;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • promover programas prevencionistas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir investimentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • buscar atualização profissional;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • resolver reclamações de clientes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir perfil do consumidor final;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se gestualmente;
  • cobrar resultados;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • determinar perfis profissionais;


Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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