Salário para o cargo de Alfarrabista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • delegar atribuições;
  • administrar remanejamentos;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • exercitar a autonomia;
  • analisar tendências do mercado;
  • participar de reuniões;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir custos;
  • agir com dinamismo;
  • estimular a motivação das equipes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • operar equipamentos de informática;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerir estoques;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • representar a empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir investimentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • resolver reclamações de clientes;
  • manter apresentação pessoal;
  • gerir compras;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se oralmente;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar compras e locações;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • entrevistar candidatos;
  • promover funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • captar recursos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • atender agentes de fiscalização;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • exercer liderança;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • elaborar plano de investimentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • recepcionar mercadorias;
  • propor compra de novos itens;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • transferir numerário para o banco;
  • cooperar na definição de projetos;
  • cobrar resultados;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • medir resultados de treinamento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • contratar serviços;
  • fazer orçamentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • remanejar leiaute;
  • examinar currículos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • orientar clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • promover programas prevencionistas;
  • avaliar desempenho;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • instruir subordinados;
  • buscar atualização profissional;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;


Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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