Salário para o cargo de Alfarrabista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • prestar assistência social aos funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • entrevistar candidatos;
  • demonstrar motivação;
  • agir com dinamismo;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • expressar-se oralmente;
  • administrar remanejamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • avaliar desempenho;
  • captar recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • promover funcionários;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • representar a empresa;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • fazer orçamentos;
  • delegar atribuições;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir estratégias de terceirização;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • exercer liderança;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • examinar currículos;
  • recepcionar mercadorias;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • propor compra de novos itens;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • participar de reuniões;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • contratar serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • elaborar plano de investimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • medir resultados de treinamento;
  • operar equipamentos de informática;
  • buscar atualização profissional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir estoques;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • gerir custos;
  • instruir subordinados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • orientar clientes;
  • gerir investimentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • cobrar resultados;
  • transferir numerário para o banco;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar compras e locações;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • providenciar integração de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;


Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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