Salário para o cargo de Alfarrabista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • realizar reuniões com a equipe;
  • remanejar leiaute;
  • designar equipe para projeto;
  • elaborar normas e instruções;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir custos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • contratar serviços;
  • promover funcionários;
  • representar a empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • orientar clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir estoques;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover programas prevencionistas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • examinar currículos;
  • entrevistar candidatos;
  • operar equipamentos de informática;
  • elaborar plano de investimentos;
  • demonstrar motivação;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • participar de reuniões;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • captar recursos;
  • avaliar desempenho;
  • definir estratégias de terceirização;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • manter apresentação pessoal;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • exercitar a autonomia;
  • delegar atribuições;
  • agir com dinamismo;
  • implantar técnicas de vendas;
  • recepcionar mercadorias;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • cobrar resultados;
  • buscar atualização profissional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • exercer liderança;
  • administrar remanejamentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • propor compra de novos itens;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • fazer orçamentos;
  • gerir compras;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • instruir subordinados;


Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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