Salário para o cargo de Alfarrabista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alfarrabista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alfarrabista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • analisar tendências do mercado;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • agir com dinamismo;
  • definir perfil do consumidor final;
  • exercitar a autonomia;
  • demonstrar motivação;
  • administrar remanejamentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • determinar perfis profissionais;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • captar recursos;
  • orientar clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se gestualmente;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se oralmente;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar desempenho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • planejar compras e locações;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • representar a empresa;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerir custos;
  • exercer liderança;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • remanejar leiaute;
  • gerir investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • designar equipe para projeto;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir estratégias de terceirização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • examinar currículos;
  • elaborar normas e instruções;
  • operar equipamentos de informática;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • delegar atribuições;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • fazer orçamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • gerir estoques;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • transferir numerário para o banco;
  • contratar serviços;
  • gerir compras;
  • participar de reuniões;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • promover programas prevencionistas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • instruir subordinados;


Setores que mais contratam Alfarrabista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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