Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco · CBO 6225-15

Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco · CBO 6225-15

CBO 622515 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Cultiva frutíferas trepadeiras, realizando preparação do solo, seleção de mudas e sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização. constrói pequenas instalações agrícolas e áreas de cultivo protegido.

Também chamado de Colhedor de uva · Trabalhador da cultura de framboesa · Trabalhador da cultura de maracujá · Trabalhador da cultura de uva · Trabalhador no cultivo de quiui (kiwi) · Trabalhador no cultivo de trepadeiras frutíferas · Trabalhador no cultivo de uva de mesa

O ofício do Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco em uma frase CBO 622515

Síntese

O Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco (CBO 6225-15) cultiva frutíferas trepadeiras, realizando preparação do solo, seleção de mudas e sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização. Constrói pequenas instalações agrícolas e áreas de cultivo protegido. Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas e de fertirrigação. Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Como o CBO 6225-15 se traduz na rotina

Prepara o plantio de frutíferas trepadeiras - que produzem uvas, maracujás, kiwis, entre outras frutas - arando, gradeando e nivelando o solo.

Coleta amostras de solo para análise da necessidade de corretivos e fertilizantes. Pode realizar aplicação de calcário ou outra correção do solo, de acordo com o resultado da análise.

Prepara as mudas e sementes para o plantio, selecionando-as e fazendo trato fitossanitário. Deposita as sementes em germinador. Coloca as mudas em embalagens, controlando regas e fazendo enxertia.

Semeia o solo. Planta as mudas de frutíferas trepadeiras, abrindo covas, transportando as mudas do viveiro para o campo e espalhando cobertura morta.

Instala sombreiros - ou sombrites – e planta árvores com a função de barrar os ventos.

Realiza tratos culturais, roçando, capinando, desbrotando e podando. Aduba e fertirriga a área de plantio para otimizar a nutrição das árvores.

Pode ralear frutos dos cachos em desenvolvimento, fazer desbaste e desponte de cachos e realizar outras práticas culturais para a melhoria da qualidade dos cachos.

Pulveriza defensivos agrícolas para controlar o aparecimento de plantas invasoras, insetos e doenças nas frutíferas trepadeiras e nas frutas.

Protege frutas - com ensaque - e respectivas espécies frutíferas contra ataques de insetos e pássaros, até atingirem o nível de brix para a colheita.

Realiza a colheita, geralmente à mão, utilizando tesoura e outros instrumentos de corte. Coloca a produção colhida em caixas, paletes, sacolas e outros objetos - tomando cuidado para não danificar as frutas e os cachos -, com a finalidade de transportá-la do pomar para a área de beneficiamento.

Faz o beneficiamento das frutas, realizando inspeção, extração de frutas danificadas ou defeituosas, classificação e limpeza das frutas e dos cachos, com o propósito de acondicionamento e de preparação para transporte ou armazenamento.

Constrói pequenas instalações agrícolas - como viveiros, caramanchões e outros tipos de suporte - e áreas de cultivo protegido, tais como coberturas com telas ou sombrites.

Pode trabalhar com técnicas de agricultura orgânica.

Pode utilizar máquinas, equipamentos e veículos próprios da mecanização agrícola.

Pode realizar limpeza e conservação de máquinas, equipamentos e veículos.

Realiza tríplice lavagem no vasilhame de defensivos para armazenamento. Descarta vasilhames e restos de defensivos em local designado pelos órgãos fiscalizadores. Lava suas vestimentas de proteção, após a pulverização de defensivo agrícola.

Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de plantio, de beneficiamento e de armazenagem.

Pulso do mercado para CBO Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 6225-15 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença significativa no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença significativa no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, na primeira fase de carreira
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 6225-15

Os principais empregadores concentram-se em: Cultivo de Uva, Cultivo de Frutas de Lavoura Permanente, Cultivo de Manga, Vinícolas, Fábricas de Sucos Concentrados, Serviços Agrícolas.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino fundamental a qualificação é contínua, realizada na prática, com auxílio de órgãos governamentais de assistência técnica e de extensão rural. O pleno exercício das atividades ocorre em menos de um ano de experiência.

Saberes que sustentam o CBO 6225-15

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 9 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Biologia Biologia aplicada 2 2 2
Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 2 3 3
Ciências exatas e informática Matemática e estatística Aritmética 2 3 3
Química Outros conhecimentos de química - química aplicada 2 2 2
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 2
Internet 2 2 2
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação e expressão 2 2 3
Português instrumental 3 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 31 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 4 4
Qualidade e produtividade Controle da qualidade 2 2 3
Saúde e segurança Ergonomia 2 3 4
Primeiros socorros 2 2 4
Segurança no trabalho 3 4 4
Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Instalações e equipamentos Construções rurais 2 3 4
Manutenção de equipamentos 2 3 4
Manutenção de instalações 2 2 2
Máquinas e implementos agrícolas 2 3 4
Mecanização agrícola 3 4 5
Operação de máquinas e equipamentos agrícolas 3 3 5
Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Normas regulamentadoras na área agrícola 2 3 3
Processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura Outros conhecimentos de processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura - primeiro beneficiamento de frutas 4 4 5
Processo de produção agrícola Agricultura orgânica 2 2 2
Fitossanidade e proteção de plantas 2 4 4
Manejo agrícola 3 4 4
Nutrição vegetal, adubos e corretivos 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - características das frutíferas trepadeiras para produção de uva, maracujá, kiwi e outras frutas 3 3 4
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - procedimentos de coleta de amostras de solo para análise 3 3 3
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - processo de cultivo de frutíferas trepadeiras 4 4 5
Outros conhecimentos de processo de produção agrícola - variedades de sementes de frutíferas trepadeiras 3 3 4
Processos para embalagem e armazenagem de produtos Casa de embalagem (packing house) 2 2 2
Processos de armazenagem de produtos 3 3 3
Processos de embalagem de produtos 3 3 3
Tecnologia em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Tecnologia agrícola 2 2 2
Uso de solo e água Drenagem 1 1 1
Irrigação 3 3 3
Uso sustentável da água 2 3 3
Uso sustentável do solo 2 3 3
Viveiricultura 3 3 4
Serviços da saúde e bem-estar Biossegurança Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança 2 4 5

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Expressão oral 2 2
Compreensão escrita 2 3
Expressão escrita 2 2
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Trabalho com números Compreensão numérica 2 3
Expressão numérica 2 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 19 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 4 4
Equilíbrio corporal bruto 3 3
Flexibilidade de extensão 4 4
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força dinâmica 3 3
Força estática 3 3
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 2 2
Destreza manual 4 4
Coordenação multimembros 3 3
Velocidade de movimento dos membros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 3 3
Percepção de profundidade 3 3
Visão a distância 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Visão periférica 2 2
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 3 3
Troca de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 3 3
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 1 1
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 2 2
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 2 2
Análise de riscos 2 2

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 3
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

São trabalhadores com carteira assinada, empregados na agricultura ou porcenteiros. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão. O local de trabalho é a céu aberto, durante o dia. Em suas atividades, os profissionais permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ficar expostos a material tóxico e a variações climáticas.

Verbos do dia a dia do CBO 622515

O que se faz na prática
Guardar frutas e frutos em caixas e sacolas
Lavar sementes de espécies frutíferas
Pesar produção
Formar leiras com vegetação morta
Trocar bicos de gotejo
Verificar ponto de colheita de frutas
Capinar plantações
Irrigar plantações com mangueiras
Demonstrar habilidade manual em colheita de frutas
Controlar saída de água de registros
Gradear solo
Desentupir aspersores

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco (CBO 6225-15) pertence à família dos Trabalhadores agrícolas na fruticultura, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .

6 Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
62 Trabalhadores na exploração agropecuária
622 Trabalhadores agrícolas
6225 Trabalhadores agrícolas na fruticultura
622515 Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco

Profissões irmãs na família CBO 6225

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco

CBO 622515

Qual é o CBO do Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco?

O código é CBO 6225-15 (ou CBO 622515 sem o hífen), dentro da família 6225 (Trabalhadores agrícolas na fruticultura), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).

O que faz um Trabalhador no cultivo de uva de vinho e suco?

Cultiva frutíferas trepadeiras, realizando preparação do solo, seleção de mudas e sementes, plantio, tratos culturais, colheita, primeiro beneficiamento e acondicionamento das frutas para comercialização. Constrói pequenas instalações agrícolas e áreas de cultivo protegido. Pode operar veículos, equipamentos e instrumentos agrícolas e de fertirrigação. Cumpre procedimentos, normas de biossegurança…

Que formação é necessária para o CBO 6225-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Cultivo de Uva, Cultivo de Frutas de Lavoura Permanente, Cultivo de Manga, Vinícolas.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 6225-15

Mesmo subgrupo · CBO 622