Técnico em planejamento de lavra de minas · CBO 3163-30
Técnicos em mineração / Complexidade 4 de 8

Técnico em planejamento de lavra de minas · CBO 3163-30

CBO 316330 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Atua no planejamento de lavra de mina e na execução dos planos de lavra, participando no planejamento da sequência de lavra e exaustão da mina, auxiliando na seleção de equipe, equipamentos, aplicativos de mineração e processos de trabalho, contribuindo na elaboração de plano de

O ofício do Técnico em planejamento de lavra de minas em uma frase CBO 316330

Síntese

O Técnico em planejamento de lavra de minas (CBO 3163-30) atua no planejamento de lavra de mina e na execução dos planos de lavra, participando no planejamento da sequência de lavra e exaustão da mina, auxiliando na seleção de equipe, equipamentos, aplicativos de mineração e processos de trabalho, contribuindo na elaboração de plano de custos operacionais, participando na elaboração de projetos ambientais, prestando assistência técnica à lavra e à exploração da jazida, monitorando movimentação de equipamentos e carregamentos de produto mineral, e controlando produção e custos. Coordena a coleta de amostras de minerais. Processa e analisa dados. Pode utilizar tecnologias digitais para a atualização topográfica periódica. Pode supervisionar equipe de trabalho. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Como o CBO 3163-30 se traduz na rotina

Participa no planejamento de atividades de lavra de mina, programando etapas do trabalho. Participa no planejamento da sequência de lavra e exaustão da mina. Auxilia na seleção de equipe, na escolha de equipamentos, na seleção e implantação de aplicativos de mineração, e na definição de processos de trabalho. Participa na elaboração de programas de manutenção de equipamentos e instalações. Auxilia na elaboração de projetos de locação de conjunto de correias transportadoras de minerodutos. Participa na elaboração de projetos ambientais. Contribui na elaboração de plano de custos operacionais.

Participa na elaboração de requerimentos de alvará de pesquisa e lavra.

Presta assistência técnica à lavra e à exploração de mina, realizando levantamento topográfico de área de lavra e deposição de estéril, participando na elaboração de planos de drenagem, coordenando abertura de vias de acesso à área de lavra, e definindo avanços de lavra, visando à operacionalização dos planos de lavra de curto e de longo prazo. Controla a produção de minério e estéril. Monitora o teor de minério. Acompanha perfuração e desmonte de rocha e verifica desempenho de explosivos. Monitora pistas de rolamento, movimentação de equipamentos em mina e tempos de carregamentos de produto mineral. Coordena a execução da drenagem da jazida. Monitora o nível de lençol freático e o nível de sedimentos de bacia de contenção. Controla custos e materiais.

Coleta amostras de minerais de frentes de lavra e de produtos da mina estocados.

Processa e analisa dados. Confecciona mapas e seções geológicas de lavra. Cria modelo de bloco baseado em modelo geológico. Cuba reserva lavrável e corpo mineralizado. Auxilia na interpretação de corpo mineralizado. Gera banco de dados de perfis elétricos, acústicos, radioativos e geológicos. Auxilia na estimativa de vida útil da mina.

Pode utilizar instrumentos de medição em laboratório e em campo e sistema automatizado para coleta e uso de dados geológicos.

Pode fazer uso de sistema de sensoriamento remoto e de outras tecnologias digitais para a atualização topográfica periódica.

Participa na elaboração de padrões técnicos, procedimentos e instruções operacionais de trabalho, discutindo condições de produção com outros setores.

Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos.

Monitora a organização do ambiente de trabalho e a conservação de ferramentas e instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Supervisiona a manutenção de equipamentos.

Controla a aplicação de procedimentos da empresa para cumprimento de normas ambientais. Fiscaliza a emissão de poluentes. Inspeciona a quantidade de rejeitos e o nível de assoreamento de rios. Representa departamentos em inspeção ambiental.

Zela pela saúde e segurança da equipe de trabalho, monitorando o uso de equipamentos de proteção individual e a realização de exames periódicos de saúde. Identifica áreas de risco na mina, tomando medidas para seu isolamento e para análise dos fatores de risco. Registra ocorrências de acidentes de trabalho.

Pulso do mercado para CBO Técnico em planejamento de lavra de minas

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3163-30 se encontra hoje em zona de restritivo.

Termômetro de Carreira
Restritivo
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm movimento de retração
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 3163-30

Os principais empregadores concentram-se em: Mineração de Cobre e Zinco, Agências de Trabalho Temporário.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O acesso a essas ocupações requer curso técnico de nível médio em mineração de áreas afins. É desejável, ainda, que se faça um curso de especialização de até duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades inerentes às ocupações ocorre entre um e dois anos de experiência. Os profissionais dessas ocupações estão aptos a executar, supervisionar e orientar atividades de prospecção de jazidas, de perfuração e desmonte em lavras e de tratamento de minérios, bem como controlar a programação de lavras via computação.

Saberes que sustentam o CBO 3163-30

Tabela CBO · posição 4 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 25 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalGestão ambiental344
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - legislação e políticas ambientais444
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - noções de ecossistema334
Ciências exatas e informáticaCiência da computaçãoBanco de dados344
Ciências da terra e do ambienteGeofísica344
Geologia344
Geoquímica344
Mineralogia344
Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - mecânica de rochas444
Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - recursos hídricos344
FísicaOutros conhecimentos de física - física aplicada333
Matemática e estatísticaMatemática aplicada334
QuímicaOutros conhecimentos de química - química aplicada334
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática444
Internet344
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - ferramentas de modelagem e software específicos para tratamento de dados de mineração344
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software: gis - sistema de informações geográficas233
Ciências humanasGeografiaGeografia relacionada à área ocupacional334
Ciências sociais aplicadasDireitoLegislação aplicada à área ocupacional444
Outros conhecimentos de direito - agência nacional de mineração (anm) - funcionamento333
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita344
Português instrumental444
Inglês instrumental333
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversalMetodologia de projetosElaboração de projeto333
Métodos e procedimentos científicosTécnicas de pesquisa333
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 30 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosLogísticaLogística333
Planejamento e controle da produção (pcp)Controle da produção444
Planejamento da produção445
Planejamento do trabalho445
Processos contábeis e financeirosCusto333
Processos de recursos humanosLiderança333
Rotinas de desenvolvimento de pessoas333
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho de equipes de trabalho333
Saúde e segurançaErgonomia333
Primeiros socorros333
Segurança no trabalho444
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção e combate a incêndio334
Processos de produção industrialConstrução civil e obras públicasSolos333
Topografia344
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentos, máquinas e equipamentos de mineração444
Manutenção industrialAdministração da manutenção333
Tipos de manutenção333
Mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasososAmostragem de minerais444
Caracterização de minérios334
Desmonte de rochas343
Monitoramento de estabilidade de rochas344
Pesquisa de minerais344
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - classificação de minérios444
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - controle de qualidade de lavra444
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - tipos de pilhas de estéril444
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial444
Normas técnicas para área industrial444
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - elaboração de padrões e procedimentos técnicos333
Planejamento e controle da produção industrialOutros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - elaboração, execução e controle de planos de lavra (mineração)455
Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - planejamento de lavra de mina (mineração)455

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 4 de 8
Habilidades cognitivas 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Escuta ativa33
Expressão oral44
Compreensão escrita44
Expressão escrita44
Habilidade de orientar serviços33
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções44
Raciocínio abstrato para resolução de problemas44
Raciocínio analítico33
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)33
Trabalho com númerosTranscrição de dados44
Comparação de dados44
Classificação de dados34
Análise de dados34
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta33
Equilíbrio corporal bruto33
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão33
Destreza manual33
Coordenação multimembros33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva34
Reconhecimento de fala34
Clareza de fala34
Percepção de profundidade33
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)33
Visão periférica33
Discriminação de cor visual22
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - atenção a detalhes33
Habilidades práticas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Troca de informações34
Fornecimento de informações34
Cooperação44
Assessoramento33
Supervisão22
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas44
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade44
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade33
Análise sistêmica34
Análise de riscos23

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 4 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento3
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores2
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais em contextos de trabalho com previsão de mudanças2

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam em indústrias extrativas de carvão mineral, petróleo, gás natural, minerais metálicos e outros minerais e, também, em indústrias de captação, purificação e distribuição de água. Podem trabalhar em ambientes fechados, abertos ou em veículos em horários irregulares ou por rodízio de turnos. Estão sujeitos ao trabalho confinado ou em locais subterrâneos. Freqüentemente, trabalham em posições desconfortáveis, por longos períodos, expostos à radiação, altas ou baixas temperaturas, ruído intenso e material tóxico. São empregados assalariados, com carteira de trabalho assinada, que se organizam em equipes de cooperação, sob supervisão ocasional de engenheiros.

Verbos do dia a dia do CBO 316330

O que se faz na prática
Participar da elab. de projetos de locação de correias transp. de minerodutos, oleodutos e gasodutos
Demonstrar responsabilidade
Demonstrar criatividade
Planejar alternativas de dosagem de teores de minério - blendagem
Gerar banco de dados de perfis elétricos, acústicos, radioativos e geológicos
Dar provas de resistência física
Fiscalizar construção de diques
Ministrar palestras
Auxiliar na interpretação de corpo mineralizado
Demonstrar capacidade de expressão escrita
Assessorar em seleção de áreas e métodos de prospecção e pesquisa
Controlar ciclos de equipamentos e tempos de carregamentos de produto mineral

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Técnico em planejamento de lavra de minas (CBO 3163-30) pertence à família dos Técnicos em mineração, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .

3 Técnicos de nível médio
31 Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
316 Técnicos em mineralogia e geologia
3163 Técnicos em mineração
316330 Técnico em planejamento de lavra de minas

Profissões irmãs na família CBO 3163

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Técnico em planejamento de lavra de minas

CBO 316330

Qual é o CBO do Técnico em planejamento de lavra de minas?

O código é CBO 3163-30 (ou CBO 316330 sem o hífen), dentro da família 3163 (Técnicos em mineração), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).

O que faz um Técnico em planejamento de lavra de minas?

Atua no planejamento de lavra de mina e na execução dos planos de lavra, participando no planejamento da sequência de lavra e exaustão da mina, auxiliando na seleção de equipe, equipamentos, aplicativos de mineração e processos de trabalho, contribuindo na elaboração de plano de custos operacionais, participando na elaboração de projetos ambientais, prestando assistência técnica à lavra e à explor…

Que formação é necessária para o CBO 3163-30?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Mineração de Cobre e Zinco, Agências de Trabalho Temporário.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 3163-30

Mesmo subgrupo · CBO 316