Supervisor de vendas comercial · CBO 5201-10

Supervisor de vendas comercial · CBO 5201-10

CBO 520110 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista. treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.

Também chamado de Supervisor comercial · Supervisor de vendas no atacado · Supervisor de vendas no varejo

O ofício do Supervisor de vendas comercial em uma frase CBO 520110

Síntese

O Supervisor de vendas comercial (CBO 5201-10) supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista. Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados. Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa. Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

Como o CBO 5201-10 se traduz na rotina

Elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto.

Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização. Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.

Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso. Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item. Informa os preços a serem praticados. Orienta sobre a realização de vendas on-line. Explica como realizar atendimento pós-venda.

Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais.

Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido. Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.

Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis. Indica itens faltantes para a equipe de compras.

Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.

Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais.

Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas. Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas. Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho. Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente. Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa.

Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Pulso do mercado para CBO Supervisor de vendas comercial

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 5201-10 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Forte saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de presença significativa no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença significativa no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasForte saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 5201-10

Os principais empregadores concentram-se em: Lojas de Roupas, Apoio Administrativo, Supermercados, Distribuidoras de Alimentos, Lojas de Cosméticos, Distribuidoras de Cosméticos.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.

Saberes que sustentam o CBO 5201-10

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 14 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 3
Ciências exatas e informática Matemática e estatística Estatística 3 3 3
Matemática aplicada 3 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 4 4
Internet 3 4 4
Software - business intelligence-bi 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - sistema de precificação para o comércio varejista ou atacadista 4 4 4
Ciências sociais aplicadas Comunicação Comunicação visual 3 3 3
Outros conhecimentos de comunicação - campanhas promocionais para vendas de comércio varejista e/ou atacadista 3 3 3
Direito Legislação aplicada à área ocupacional 3 3 3
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 4 4
Português instrumental 4 4 4
Inglês instrumental 3 4 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 37 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Processos de recursos humanos Liderança 4 4 4
Rotinas de desenvolvimento de pessoas 3 3 3
Rotinas de recrutamento e seleção de pessoal 3 3 3
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho da equipe de trabalho 3 4 4
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - desenvolvimento de equipes de vendedores 4 4 5
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - levantamento de necessidades de treinamento 3 3 3
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - programa de reconhecimento do desempenho de funcionários 3 4 4
Qualidade e produtividade Garantia de qualidade 3 3 3
Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - aperfeiçoamento de processos 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 3 4 4
Saúde ocupacional 3 4 4
Segurança no trabalho 3 4 4
Processos de comércio Atendimento ao cliente Código do consumidor 3 4 4
Serviços de atendimento ao cliente 4 4 4
Automação no comércio Automação no comércio 3 3 3
Comércio eletrônico (e-commerce) 3 4 4
Gestão de relacionamento com o cliente (crm) 3 3 3
Comercialização Cálculo de margem de lucro 4 4 5
Divulgação de produtos e serviços 3 4 4
Orçamento 3 4 5
Pós-venda 3 4 4
Processo de venda 4 4 5
Outros conhecimentos de comercialização - comércio atacadista 3 3 3
Outros conhecimentos de comercialização - comércio varejista 3 3 3
Outros conhecimentos de comercialização - política de parcelamento de pagamentos e de descontos 4 4 5
Outros conhecimentos de comercialização - procedimentos de demonstração de produtos e de orientação de uso 4 4 5
Outros conhecimentos de comercialização - rotinas de comercialização de bens de consumo em pontos de venda 4 4 5
Outros conhecimentos de comercialização - serviços de cartão de fidelidade 4 4 4
Outros conhecimentos de comercialização - serviços de garantia estendida 4 4 4
Controle e armazenagem Controle de estoques 3 4 4
Marketing Fortalecimento de marca 3 3 4
Fundamentos de marketing 3 3 4
Perfil de clientes 3 3 4
Normas técnicas e regulamentadoras na área comercial Normas técnicas na área comercial 3 3 3
Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras na área comercial - normas regulamentadoras na área comercial 3 3 3
Planejamento de operações comerciais Logística 3 4 4
Outros conhecimentos de planejamento de operações comerciais - planejamento de comercialização de bens de consumo 4 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 17 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 5
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 4 4
Negociação 4 4
Habilidade de orientar serviços 4 5
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 3 3
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 3 3
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 2 2
Trabalho com números Transcrição de dados 3 3
Comparação de dados 3 3
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 4 4
Análise de dados 3 3
Sintetização de dados 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 7 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 3 3
Reconhecimento de fala 4 4
Clareza de fala 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 3 3
Habilidades práticas 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 5 5
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Orientação de pessoas 4 4
Supervisão 5 5
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 2 2
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise de riscos 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 4 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 4
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores 4
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho sem previsão de mudanças 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.

Verbos do dia a dia do CBO 520110

O que se faz na prática
Predeterminar funções da equipe no local de trabalho
Resolver problemas de entrega de produtos
Acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço
Direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos
Opinar sobre currículos de candidatos
Assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor
Ouvir
Agir com motivação
Supervisionar a frequência da equipe
Negociar espaço publicitário
Demonstrar criatividade
Dar provas de responsabilidade

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Supervisor de vendas comercial (CBO 5201-10) pertence à família dos Supervisores de vendas e de prestação de serviços, dentro do grande grupo dos trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados .

5 Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
52 Vendedores e prestadores de serviços do comércio
520 Supervisores de vendas e de prestação de serviços
5201 Supervisores de vendas e de prestação de serviços
520110 Supervisor de vendas comercial

Profissões irmãs na família CBO 5201

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Supervisor de vendas comercial

CBO 520110

Qual é o CBO do Supervisor de vendas comercial?

O código é CBO 5201-10 (ou CBO 520110 sem o hífen), dentro da família 5201 (Supervisores de vendas e de prestação de serviços), no grande grupo 5 (Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados ).

O que faz um Supervisor de vendas comercial?

Supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista. Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados. Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa. Coordena a equipe d…

Que formação é necessária para o CBO 5201-10?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Lojas de Roupas, Apoio Administrativo, Supermercados, Distribuidoras de Alimentos.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 5201-10

Mesmo subgrupo · CBO 520