O Sondador de poços tubulares e sistemas rotativos (CBO 7113-10) opera equipamentos e sistemas de sondagem rotativa, perfurando superfícies e subsolos rochosos e de outras formações - em terra e água - e coletando amostras de suas camadas na forma de testemunhos cilíndricos, para fornecer informações e dados técnicos a serem utilizados na elaboração de projetos de exploração de jazidas minerais, da construção civil, de obras geotécnicas e outras que envolvam o conhecimento do terreno. Prepara a operação avaliando o tipo de solo, para determinar a viabilidade da aplicação das sondas rotativas. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Operador de sonda rotativa
Prepara a operação de equipamentos de sondagem rotativa em terra e água, avaliando o tipo de solo - incluindo solos rochosos, matacões e outros diferentes tipos de superfícies e subsolos - para determinar a viabilidade da aplicação das sondas rotativas.
Identifica o projeto do poço, monta e ancora a sonda. Opera o guincho de perfuração, acionando o motor, a bomba do fluído de perfuração e os dispositivos de controle.
Estabelece conexões dos tubos durante a perfuração.
Controla e registra múltiplos parâmetros, tais como vazão e pressão da água de circulação, tempo de realização das manobras, pressão aplicada no terreno, velocidade de rotação, avanço da sonda e inclinação do poço.
Reveste o poço com tubos e o cimenta. Monta equipamentos de segurança do poço e realiza testes dos equipamentos de proteção e controle. Desce a coluna de perfuração.
Monitora a coluna de perfuração e o funcionamento dos equipamentos. Providencia a substituição dos equipamentos, quando necessária.
Substitui peças quebradas ou desgastadas, usando ferramentas e equipamentos apropriados. Remove a broca quando a profundidade especificada for atingida.
Desmonta a sonda.
Coleta amostras da formação geológica ao longo do processo - extraindo o testemunho das diversas camadas, fazendo uso de barriletes e coroas e aplicando procedimentos e métodos de amostragem -, para propiciar a análise do material obtido.
Pode fazer uso de equipamentos e sistemas de sondagem rotativa em operações com poços de produção, desobstruindo colunas, monitorando a vazão do poço, injetando gás, água e vapor, bem como ácidos para estimular a extração de minerais líquidos e gasosos. Pode executar orifícios cilíndricos em rochas para colocação de explosivos, em áreas sujeitas à realização de pesquisa sísmica.
Fornece informações técnicas a serem utilizadas na elaboração de projetos e na execução de obras. Participa de reuniões de trabalho, emitindo comentários e opiniões.
Utiliza meios de informação, consultando catálogos, manuais e procedimentos.
Preenche formulário de liberação de equipamento para manutenção.
Desenvolve ações de segurança, participando de simulação de acidente e emergência e realizando testes dos equipamentos de segurança. Inspeciona as condições dos equipamentos de proteção coletiva e utiliza os equipamentos de proteção individual. Realiza as ações previstas no plano de contingência e interrompe o serviço em situação de risco.
Desenvolve ações preventivas para minimizar os impactos ambientais.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7113-10 se encontra hoje em zona de sob pressão.
Os principais empregadores concentram-se em: Perfurações e Sondagens, Escritórios de Engenharia, Perfuração de Poços Artesianos, Estudos Geológicos, Usinas de Álcool, Obras de Fundações.
O acesso a essas ocupações requer ensino médio, mais curso técnico profissionalizante de nível médio, obtido em escolas profissionalizantes ou por meio de cursos ministrados pelas próprias empresas. Houve um aumento de exigência de qualificação nessa área. O pleno desempenho das atividades requer três a quatro anos de experiência para operador de sonda de percussão, operador de sonda rotativa e sondador de poços de petróleo e gás. Para plataformista (petróleo), sondador de poços (exceto petróleo e gás) e torrista (petróleo) o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 4 |
| Sustentabilidade ambiental | 2 | 3 | 3 | ||
| Ciências exatas e informática | Ciências da terra e do ambiente | Geofísica | 2 | 3 | 4 |
| Geologia | 2 | 3 | 4 | ||
| Geotécnica | 2 | 3 | 4 | ||
| Desenho técnico e de projeto | Leitura e interpretação de desenho técnico | 3 | 3 | 3 | |
| Física | Mecânica | 2 | 4 | 4 | |
| Outros conhecimentos de física - física aplicada | 2 | 4 | 4 | ||
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 2 | 4 | 4 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - química aplicada | 2 | 3 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 2 | 3 | |
| Internet | 2 | 2 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação e expressão | 2 | 3 | 4 |
| Português instrumental | 3 | 3 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 3 | 4 |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 3 | 4 | |
| Espaços confinados | 2 | 2 | 4 | ||
| Salvatagem | 2 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 4 | ||
| Trabalho em altura | 2 | 3 | 4 | ||
| Processos de produção industrial | Construção civil e obras públicas | Solos | 2 | 3 | 4 |
| Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos e sistemas de sondagem rotativa | 4 | 4 | 5 | |
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentos, ferramentas e acessórios de sondagem rotativa | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - sondas rotativas | 4 | 4 | 5 | ||
| Mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos | Completação de poços | 2 | 2 | 3 | |
| Extração de minerais líquidos e gasosos | 2 | 2 | 3 | ||
| Perfuração de poços | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - coleta de amostras de formações geológicas | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - operação de equipamentos e sistemas de sondagem rotativa | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - parâmetros de perfuração | 4 | 4 | 5 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 3 | 4 | |
| Normas técnicas para área industrial | 2 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras para área de prospecção e extração de minérios | 3 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 3 | 3 | |
| Expressão oral | 3 | 4 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 4 | 4 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 4 | 4 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Classificação de dados | 3 | 3 | |
| Compreensão numérica | 4 | 4 | |
| Expressão numérica | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 4 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 3 | 3 | |
| Força estática | 3 | 4 | |
| Força explosiva | 3 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 3 | 3 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 3 | 4 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 3 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Percepção de profundidade | 4 | 5 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - orientação espacial | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 4 | |
| Fornecimento de informações | 3 | 4 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Orientação de pessoas | 3 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 2 | 2 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 2 | 2 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação | 4 |
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia | 4 |
Trabalham em empresas de prospecção e extração de minerais líquidos e gasosos como petróleo, gás e água. São empregados assalariados e trabalham sob supervisão permanente. As atividades podem ocorrer ambientes a céu aberto, ambientes confinados e em grandes alturas, com exposição a materiais em tóxicos, radiação e altas temperaturas. Em algumas situações estão expostos a peso excessivo, vibrações e esforço repetitivo. A forma de organização do trabalho predominante é em equipe e com supervisão ocasional.
O Sondador de poços tubulares e sistemas rotativos (CBO 7113-10) pertence à família dos Trabalhadores da extração de minerais líquidos e gasosos, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7113-10 (ou CBO 711310 sem o hífen), dentro da família 7113 (Trabalhadores da extração de minerais líquidos e gasosos), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Opera equipamentos e sistemas de sondagem rotativa, perfurando superfícies e subsolos rochosos e de outras formações - em terra e água - e coletando amostras de suas camadas na forma de testemunhos cilíndricos, para fornecer informações e dados técnicos a serem utilizados na elaboração de projetos de exploração de jazidas minerais, da construção civil, de obras geotécnicas e outras que envolvam o…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Perfurações e Sondagens, Escritórios de Engenharia, Perfuração de Poços Artesianos, Estudos Geológicos.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.