Atua em sistemas de criação extensiva, semiextensiva ou confinada de bovinos de leite, executando atividades relacionadas à alimentação, à reprodução e à saúde dos animais. realiza ordenha e controla a produção de leite.
Também chamado de Apartador de gado · Operador de ordenhadeira · Ordenhador - na pecuária · Retireiro inseminador · Trabalhador - na pecuária - exclusive conta própria e empregador · Trabalhador da pecuária (bovinos leite) · Vaqueiro (bovinhos leite) · Vaqueiro inseminador
O Retireiro - na pecuária (CBO 6231-15) atua em sistemas de criação extensiva, semiextensiva ou confinada de bovinos de leite, executando atividades relacionadas à alimentação, à reprodução e à saúde dos animais. Realiza ordenha e controla a produção de leite. Prepara animais para leilões, feiras, concursos e exposições. Realiza tratos culturais nas pastagens, para alimentação animal. Efetua limpeza e conservação de instalações, máquinas, equipamentos, implementos e veículos. Cumpre procedimentos, normas sanitárias, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 6231-15 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Pecuária Leiteira, Pecuária de Corte, Cultivo de Soja, Serviços Agrícolas, Cultivo de Café, Serviços Pecuários.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental acrescido de curso profissionalizante de cerca de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência. Órgãos governamentais de assistência e extensão rural, associações e instituições de formação profisssional proporcionam cursos e eventos de atualização .
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências agrárias | Ciências agrárias | Zootecnia | 2 | 4 | 4 |
| Outros conhecimentos de ciências agrárias - bovinicultura: principais raças, necessidades alimentares, ciclo reprodutivo, principais doenças e profilaxia | 3 | 4 | 5 | ||
| Ciências biológicas | Biologia | Biologia aplicada | 2 | 2 | 3 |
| Zoologia | 2 | 3 | 4 | ||
| Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 2 | 3 | 4 | |
| Ciências exatas e informática | Matemática e estatística | Aritmética | 2 | 3 | 3 |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 3 | 4 | |
| Internet | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - sistemas de rastreamento de rebanhos | 2 | 3 | 3 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 2 | 3 | 3 |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação e expressão | 2 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal | Tecnologias estratégicas | Biotecnologia | 2 | 2 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 3 | 3 | 4 |
| Qualidade e produtividade | Controle da qualidade | 2 | 3 | 3 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 3 | 4 | |
| Primeiros socorros | 2 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 4 | 4 | ||
| Valores e ética profissional | Bioética | 2 | 3 | 4 | |
| Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Automação em agropecuária e florestal | Automação em pecuária | 2 | 2 | 3 |
| Instalações e equipamentos | Construções rurais | 2 | 2 | 3 | |
| Manutenção de equipamentos | 2 | 3 | 3 | ||
| Manutenção de instalações | 2 | 2 | 3 | ||
| Máquinas e implementos agrícolas | 2 | 2 | 2 | ||
| Mecanização agrícola | 3 | 3 | 3 | ||
| Operação de máquinas e equipamentos agrícolas | 3 | 3 | 3 | ||
| Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Normas regulamentadoras em pecuária | 2 | 3 | 4 | |
| Processo de produção agrícola | Fitossanidade e proteção de plantas | 3 | 3 | 3 | |
| Processo de produção em pecuária | Bem-estar animal | 4 | 4 | 5 | |
| Genética | 2 | 2 | 2 | ||
| Inseminação animal | 3 | 3 | 3 | ||
| Manejo e tratamento animal | 3 | 4 | 5 | ||
| Nutrição animal | 3 | 4 | 5 | ||
| Pastagem e forragicultura | 3 | 4 | 5 | ||
| Produção animal confinada | 3 | 4 | 4 | ||
| Produção animal extensiva | 3 | 4 | 4 | ||
| Reprodução animal | 3 | 3 | 4 | ||
| Seleção e melhoramento dos animais | 2 | 2 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - cuidados no transporte de animais | 4 | 3 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - operação de máquinas, equipamentos, implementos e veículos do trabalho em pecuária | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - ordenha e controle da produção de leite | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - preparação de bovinos para leilões, feiras, concursos e exposições | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - procedimentos de coleta de material biológico de animais para exames | 4 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - processo de manejo e tratamento de bovinos de leite | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - saúde animal | 3 | 4 | 5 | ||
| Processos para embalagem e armazenagem de produtos | Processos de armazenagem de produtos | 2 | 3 | 3 | |
| Tecnologia em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Tecnologia em pecuária | 2 | 3 | 4 | |
| Uso de solo e água | Uso sustentável da água | 2 | 4 | 4 | |
| Uso sustentável do solo | 2 | 3 | 4 | ||
| Serviços da saúde e bem-estar | Biossegurança | Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança | 3 | 4 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Escuta ativa | 3 | 3 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 2 | 2 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Compreensão numérica | 3 | 3 |
| Expressão numérica | 2 | 2 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Equilíbrio corporal bruto | 3 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força de tronco | 3 | 3 | |
| Força dinâmica | 3 | 3 | |
| Força estática | 4 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 3 | 3 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Localização de som | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 3 | 3 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação | 3 |
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia | 3 |
Trabalham em propriedades agropecuárias de exploração de animais de grande porte: pecuária de leite, de corte, de criação. Organizam-se em equipe sob supervisão. As trabalhadoras exercem atividades como: ordenha, monitoração de recém-nascidos, dentre outras. O trabalho ocorre a céu aberto, ou em instalações semi-fechadas, durante o dia. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de material tóxico e a riscos de acidentes provocados pelos animais.
O Retireiro - na pecuária (CBO 6231-15) pertence à família dos Trabalhadores na pecuária de animais de grande porte, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .
O código é CBO 6231-15 (ou CBO 623115 sem o hífen), dentro da família 6231 (Trabalhadores na pecuária de animais de grande porte), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).
Atua em sistemas de criação extensiva, semiextensiva ou confinada de bovinos de leite, executando atividades relacionadas à alimentação, à reprodução e à saúde dos animais. Realiza ordenha e controla a produção de leite. Prepara animais para leilões, feiras, concursos e exposições. Realiza tratos culturais nas pastagens, para alimentação animal. Efetua limpeza e conservação de instalações, máquina…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Pecuária Leiteira, Pecuária de Corte, Cultivo de Soja, Serviços Agrícolas.
A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.