Professor de literatura brasileira · CBO 2346-28

Professor de literatura brasileira · CBO 2346-28

CBO 234628 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja e executa processo de ensino de literatura brasileira em curso de nível superior. elabora plano de ensino. ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários.

O ofício do Professor de literatura brasileira em uma frase CBO 234628

Síntese

O Professor de literatura brasileira (CBO 2346-28) planeja e executa processo de ensino de literatura brasileira em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona alunos que realizam estudos sobre a literatura brasileira, considerando contextualização histórica e social. Promove análise de adaptações de obras literárias para cinema, teatro e outras formas de expressão artística. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2346-28 se traduz na rotina

Realiza planejamento de ensino de literatura brasileira, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com recursos de informática para acesso aos bancos de textos e à biblioteca digital, sala de videoconferência, entre outras instalações. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas, abordando tópicos – como conceito e função da literatura, teoria dos gêneros literários, entre outros – relacionados aos fundamentos teóricos dos estudos literários.

Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Na leitura, estimula o aluno a apresentar sua análise de obra literária, para posteriormente orientá-lo no aprimoramento da lógica interpretativa. Incentiva o aluno a demonstrar a capacidade de redação de textos literários, discutindo ideias e argumentos que possam ser assumidos como temas e orientando o uso de recursos expressivos da linguagem para despertar emoções e outras reações nos leitores.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para acompanhar processos de mudanças em obras literárias, decorrentes das transformações da realidade em aspectos éticos, estéticos, culturais, sociais e políticos.

Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre a literatura brasileira, considerando desde manifestações coloniais até os dias de hoje. Acompanha as atividades de cada grupo, tais como análises de obras, dos autores, dos gêneros predominantes e das questões significativas da produção literária em cada período. Promove reunião após conclusão dos trabalhos em grupo, para discutir os conhecimentos adquiridos sobre a literatura, levando em conta a sua contextualização histórica e social. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, capacidade de comunicação, criatividade, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Organiza alunos em grupos, que devem realizar pesquisa e análise de adaptações de obras literárias para cinema, teatro e outras formas de expressão artística. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões dos estudos.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode promover programa de estudo interdisciplinar, para análise de outras literaturas – como as africanas - de língua portuguesa.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão sobre literatura brasileira.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar apoio a diferentes organizações, realizando produção e revisão textual, crítica literária, entre outras atividades.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino de literatura, testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e executa pesquisas sobre diversos temas – como a incorporação da variação linguística regional em textos literários - relacionados à literatura brasileira. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Pulso do mercado para CBO Professor de literatura brasileira

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2346-28 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • Carga horáriaJornada parcial, abaixo das 27h semanais

Quem emprega o CBO 2346-28

Os principais empregadores concentram-se em: Escolas de Ensino Fundamental, Escolas de Ensino Médio, Pré-Escolas.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Caminho de formação mais comum

O curso de Letras é a porta de entrada mais comum (bacharelado), com duração típica de 48 meses.

Saberes que sustentam o CBO 2346-28

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 182 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia Outros elementos do campo ecologia 3 3 3
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade 3 3 3
Ciências exatas e da terra Matemática Matemática aplicada 3 3 3
Outros elementos (matemática aplicada) matemática básica aplicada 3 3 3
Probabilidade e estatística Probabilidade e estatística aplicadas 3 3 3
Estatística aplicada 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 4
Informática 4 4 4
Internet 3 3 3
Internet 3 3 3
Software específico 3 4 5
Outros elementos (software específico) softwares educacionais 3 4 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 4 5
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) multimídia e educação 4 4 5
Ciências humanas Educação Fundamentos da educação 3 4 5
Filosofia da educação 3 4 5
Fundamentos da educação 3 4 5
História da educação 3 4 5
Fundamentos da educação 3 4 5
Sociologia da educação 3 4 5
Fundamentos da educação 4 4 5
Outros elementos (fundamentos da educação) cultura brasileira 4 4 5
Fundamentos da educação 4 4 5
Outros elementos (fundamentos da educação) diversidades culturais e linguísticas regionais da língua portuguesa 4 4 5
Fundamentos da educação 4 4 5
Outros elementos (fundamentos da educação) história da língua portuguesa 4 4 5
Planejamento e avaliação educacional 5 5 5
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Avaliação da aprendizagem 4 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Métodos e técnicas de ensino 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 4 5
Tecnologia educacional 4 4 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Teorias da instrução 4 5 5
Ensino-aprendizagem 4 4 4
Outros elementos (ensino-aprendizagem) a formação do leitor 4 4 4
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) aprendizagem da língua portuguesa e literatura brasileira na modalidade de ensino híbrido 4 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática para o ensino superior 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) fundamentos de prática de ensino 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) interdisciplinaridade 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologias para ensino e aprendizagem de literatura brasileira 5 5 5
Currículo 4 4 5
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular 4 4 5
Currículo 5 5 5
Outros elementos (currículo) currículo no ensino superior de literatura brasileira 5 5 5
Tópicos específicos de educação 4 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) base nacional comum curricular - bncc 4 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 4
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação a distância 3 4 4
Tópicos específicos de educação 3 5 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação inclusiva 3 5 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino superior 3 4 5
Tópicos específicos de educação 4 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) parâmetros curriculares nacionais - pcn 4 4 5
Outros elementos do campo educação 5 4 5
Outros elementos (educação) extensionismo em literatura brasileira 5 4 5
Outros elementos do campo educação 4 3 4
Outros elementos (educação) internacionalização do ensino superior 4 3 4
Filosofia Ética 5 5 5
Ética 5 5 5
Psicologia Psicologia do ensino e da aprendizagem 3 5 5
Aprendizagem e desempenho acadêmicos 3 5 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 4 5 5
Ensino e aprendizagem na sala de aula 4 5 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 4 4 4
Outros elementos (psicologia do ensino e da aprendizagem) desenvolvimento e aprendizagem 4 4 4
Ciências sociais aplicadas Ciência da informação Teoria da informação 3 3 4
Processos da comunicação 3 3 4
Comunicação Teoria da comunicação 3 4 5
Teoria da comunicação 3 4 5
Direito Outros elementos do campo direito 3 4 5
Outros elementos (direito) propriedade intelectual, direito autoral e ética profissional 3 4 5
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 3 3 3
Higiene e segurança do trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) escrita e oralidade: análise discursiva 5 4 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) estruturas textuais - unidade e estrutura internas 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) gêneros textuais 5 5 5
Língua portuguesa 5 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) gramática da língua portuguesa 5 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) leitura, intelecção e produção de textos 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) metodologias para ensino e aprendizagem da gramática da língua portuguesa 4 4 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) neologismo e estrangeirismo 5 5 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) reforma ortográfica da língua portuguesa (2009) 4 4 5
Língua portuguesa 5 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) semântica estilística - figuras de linguagem 5 4 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) teoria e análise de textos: semiótica narrativa e discursiva 5 5 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) teorias do texto: enunciado, discurso e texto 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) textos verbais e não verbais 4 4 5
Línguas clássicas 4 4 5
Outros elementos (línguas clássicas) latim 4 4 5
Teoria literária 5 4 5
Teoria literária 5 4 5
Literatura brasileira 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) análise crítica dos textos literários 5 5 5
Literatura brasileira 4 4 4
Outros elementos (literatura brasileira) construção do cânone 4 4 4
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) contos, crônicas e micronarrativas 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa de literatura brasileira 5 5 5
Literatura brasileira 4 4 5
Outros elementos (literatura brasileira) estudos comparados de literaturas de língua portuguesa 4 4 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) estudos de autores da literatura brasileira 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) filologia portuguesa: edição de documentos brasileiros 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) gêneros literários 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) introdução aos estudos clássicos 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) laboratórios e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa de literatura brasileira 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) literatura brasileira: origens e formação, identidade e renovação, rupturas e reinterpretações 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) literatura contemporânea brasileira: modernismo e diversidade cultural 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) literatura e teatro brasileiro 5 5 5
Literatura brasileira 3 4 4
Outros elementos (literatura brasileira) literatura ocidental 3 4 4
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) movimentos literários 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) narrativa literária e seus elementos - espaço, tempo, personagens 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) poesia e música 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) princípios da literatura: discurso, linguagem, espaço, estrutura, literariedade, narrador, obra literária, polissemia, tempo e verossimilhança 5 5 5
Literatura brasileira 5 5 5
Outros elementos (literatura brasileira) rima, ritmo e métrica 5 5 5
Literaturas clássicas 4 4 5
Literaturas clássicas 4 4 5
Linguística Teoria e análise linguística 5 4 5
Teoria e análise linguística 5 4 5
Fisiologia da linguagem 3 3 4
Fisiologia da linguagem 3 3 4
Linguística histórica 4 4 5
Linguística histórica 4 4 5
Sociolinguística e dialetologia 4 4 5
Sociolinguística e dialetologia 4 4 5
Psicolinguística 3 3 3
Psicolinguística 3 3 3
Linguística aplicada 4 4 5
Linguística aplicada 4 4 5
Linguística aplicada 5 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) análise linguística no ensino de língua portuguesa e literatura brasileira 5 4 5
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 5 5
Metodologia científica 4 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 4 5
Metodologia de pesquisa 4 4 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Técnicas de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) pesquisa aplicada 3 3 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Avaliação de projeto 4 4 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Desenvolvimento de projetos 4 4 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Elaboração de projeto 4 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 5 5
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 5 5
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 5 5
Estratégias de aprendizagem 5 5
Aprendizado ativo 4 4
Habilidade de orientar serviços 3 3
Habilidade de ensinar 5 5
Raciocínio Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 5 5
Raciocíonio científico 2 3
Trabalho com números Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 10 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 5 5
Reconhecimento de fala 5 5
Clareza de fala 5 5
Sensibilidade auditiva 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Habilidades práticas 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Facilitação e mediação de aprendizagem 5 5
Supervisão 3 3
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 5 5
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 1 3
Habilidades organizacionais Análise sistêmica 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 5
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 234628

O que se faz na prática
Elaborar dicionários e/ou sinalários
Analisar dados e materiais de pesquisa
Participar da organização de bancas examinadoras
Demonstrar capacidade de interagir com outros
Analisar princípios metodológicos da área
Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional
Realizar atividades de editoração
Promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens
Preparar instrumentos de avaliação
Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras
Realizar palestras, conferências, etc
Coletar dados e materiais para pesquisa

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de literatura brasileira (CBO 2346-28) pertence à família dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2346 Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
234628 Professor de literatura brasileira

Profissões irmãs na família CBO 2346

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de literatura brasileira

CBO 234628

Qual é o CBO do Professor de literatura brasileira?

O código é CBO 2346-28 (ou CBO 234628 sem o hífen), dentro da família 2346 (Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de literatura brasileira?

Planeja e executa processo de ensino de literatura brasileira em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona alunos que realizam estudos sobre a literatura brasileira, considerando contextualização histórica e social. Promove análise d…

Que formação é necessária para o CBO 2346-28?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Escolas de Ensino Fundamental, Escolas de Ensino Médio, Pré-Escolas.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 27 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2346-28

Mesmo subgrupo · CBO 234