Operador de plataforma (petróleo) · CBO 7113-25

Operador de plataforma (petróleo) · CBO 7113-25

CBO 711325 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Operador de plataforma (petróleo) (CBO 7113-25) realiza operações na extração de petróleo e gás, executando o processamento primário de separação de óleo, água e gás. Prepara materiais, acessórios e equipamentos para operação. Executa conexão e desconexão de tubulações, montagem e desmontagem dos equipamentos e sistemas de perfuração e completação de poços. Colabora em operações de pesquisa sísmica. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Também chamado de Despachante de plataforma (petróleo) · Plataformista (petróleo)

Como é a rotina do CBO 7113-25

CBO 711325

Prepara materiais, acessórios e equipamentos para operação, em plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, em terra (onshore) e no mar e sua camada pré-sal (offshore).

Estabelece conexões e desconexões dos tubos nas operações de perfuração de poços, em plataformas de exploração e produção de petróleo e gás - em terra, mar e sua camada pré-sal -, observando métodos e técnicas de trabalho específicas de plataformas fixas apoiadas em terra e no fundo mar, flutuante e mistas.

Monta sondas de perfuração e de produção, equipamentos de segurança do poço, colunas de teste de formação e de produção. Instala equipamentos na superfície e subsuperfície. Desce e retira colunas de perfuração e colunas de tubos de produção. Cimenta o poço.

Prepara e controla propriedades do fluído de perfuração e coleta amostras da formação geológica. Testa equipamentos de proteção e controle e de monitoramento da coluna de perfuração, bem como os equipamentos de segurança do poço. Realiza manutenção de chave flutuante, cunha, elevadores, colar de segurança e outros acessórios de manobra, bem como dos componentes da bomba de lama (fluid-end), tais como válvulas, camisas, pistões, sedes e módulos.

Realiza injeção de gás, água e vapor, instalando equipamentos para extração e monitorando a vazão do poço. Substitui equipamentos, desobstrui a coluna de produção e injeta ácidos no poço para estimular a produção. Monta equipamentos para provocar fratura na rocha. Monitora o processo de condução dos minerais para área de armazenamento e coleta amostras para análise.

Realiza o processamento primário de separação de óleo, água e gás, estocando petróleo bruto. Separa óleo e gás, óleo, água e impurezas, de acordo com a composição da reserva de recursos naturais. Monitora o funcionamento dos equipamentos e coleta amostras do material processado. Opera caldeiras, estação de compressores e bombas de fluidos. Armazena petróleo tratado, gás natural e água residual. Realiza inspeção visual nos dutos e transfere minerais através deles.

Mantém as tubulações e o convés principal limpos e arrumados. Move a tubulação, usando guinchos e elevadores motorizados. Guia guindastes para mover cargas sobre os conveses. Arma a estrutura de madeira ou aço para erguer torres. Corta e remove árvores para limpar locais de perfuração, reduzir riscos de incêndio e abrir caminho para estradas. Cava buracos, define formas, mistura e despeja concreto em formas para fazer fundações para torres de madeira ou aço.

Colabora em operações de pesquisa sísmica, liberando as áreas de acesso junto aos proprietários, prestando esclarecimentos às comunidades locais e desenvolvendo atividades de apoio administrativo, de transporte, mecânico e de informática. Realiza abertura de picadas e levantamento topográfico. Perfura a área para colocação de explosivo e auxilia nos procedimentos de detonação. Registra dados sísmicos e executa o retamponamento do solo da área perfurada.

Realiza pesquisa de opinião junto à comunidade da área perfurada. Levanta os danos causados às propriedades para indenizações.

Utiliza meios de informação, consultando catálogos, manuais e procedimentos, acessando meios de comunicação diversificados. Consulta histórico e arquivo do poço bem como o boletim diário de ocorrências.

Relata ocorrências de turnos. Participa de reuniões de trabalho, emitindo comentários e opiniões.

Preenche formulário de liberação de equipamento para manutenção.

Desenvolve ações de segurança, participando de simulação de acidente e emergência e realizando testes dos equipamentos de segurança. Inspeciona as condições dos equipamentos de proteção coletiva e utiliza os equipamentos de proteção individual. Realiza as ações previstas no plano de contingência e interrompe o serviço em situação de risco.

Desenvolve ações preventivas para minimizar os impactos ambientais.

Pulso do mercado para CBO Operador de plataforma (petróleo)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7113-25 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaJornada padrão de aproximadamente 39h semanais

Quem emprega o CBO 7113-25

Os principais empregadores concentram-se em: Apoio à Extração de Petróleo, Perfuração de Poços Artesianos, Extração de Petróleo, Perfurações e Sondagens, Revendedoras de Máquinas Industriais, Distribuidoras de Combustíveis.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O acesso a essas ocupações requer ensino médio, mais curso técnico profissionalizante de nível médio, obtido em escolas profissionalizantes ou por meio de cursos ministrados pelas próprias empresas. Houve um aumento de exigência de qualificação nessa área. O pleno desempenho das atividades requer três a quatro anos de experiência para operador de sonda de percussão, operador de sonda rotativa e sondador de poços de petróleo e gás. Para plataformista (petróleo), sondador de poços (exceto petróleo e gás) e torrista (petróleo) o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência.

Saberes que sustentam o CBO 7113-25

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 15 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 2 3 4
Sustentabilidade ambiental 2 3 3
Ciências exatas e informática Ciências da terra e do ambiente Geofísica 1 2 2
Geologia 1 2 2
Outros conhecimentos de ciências da terra e do ambiente - petrologia 2 3 3
Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 2 3 3
Física Mecânica 2 4 4
Outros conhecimentos de física - física aplicada 2 3 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 3 3
Química Outros conhecimentos de química - química aplicada 2 2 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 3 3
Internet 2 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação e expressão 2 3 3
Português instrumental 2 3 3
Inglês instrumental 2 2 2
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 23 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 2 3 4
Espaços confinados 2 3 4
Salvatagem 2 3 4
Segurança no trabalho 3 4 5
Trabalho em altura 2 3 4
Processos de produção industrial Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos de extração de petróleo e gás 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos de segurança e controle de poços de petróleo e gás 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos e sistemas de perfuração e completação de poços de petróleo e gás 3 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - plataformas de perfuração e extração de petróleo e gás 2 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - sondas 2 4 4
Manutenção industrial Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de acessórios de manobra e bombas centrífugas 3 4 4
Mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos Completação de poços 2 3 3
Operação em campos petrolíferos 2 2 3
Perfuração de poços 2 3 4
Prospecção de petróleo e gás 2 2 2
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - extração de petróleo e gás 4 4 5
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - fluidos de perfuração e completação de poços de petróleo e gás 3 4 4
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - montagem e desmontagem de equipamentos nas operações de perfuração de poços em plataformas de petróleo e gás 4 4 5
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - pesquisa sísmica 2 3 3
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - processamento primário de separação de óleo, água e gás 4 4 5
Outros conhecimentos de mineração - recursos minerais sólidos, líquidos e gasosos - tipos de tubos, conexões e colunas nos poços de petróleo e gás 4 4 5
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras para área de prospecção e extração de minérios 3 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 9 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 3 3
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 3 3
Expressão escrita 2 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 4 4
Compreensão numérica 3 3
Expressão numérica 2 2
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 24 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 4 4
Equilíbrio corporal bruto 4 4
Flexibilidade de extensão 4 4
Flexibilidade dinâmica 4 4
Força de tronco 4 4
Força dinâmica 4 4
Força estática 4 4
Força explosiva 4 4
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 4 4
Coordenação multimembros 4 4
Tempo de reação (ou de resposta) 3 3
Resposta de orientação 3 3
Velocidade de movimento dos membros 4 4
Velocidade de pulso-dedos​​   3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Visão periférica 3 3
Discriminação de cor visual 3 3
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - orientação espacial 4 4
Habilidades práticas 7 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Fornecimento de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 2 2
Habilidades organizacionais Análise de riscos 3 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 4
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em empresas de prospecção e extração de minerais líquidos e gasosos como petróleo, gás e água. São empregados assalariados e trabalham sob supervisão permanente. As atividades podem ocorrer ambientes a céu aberto, ambientes confinados e em grandes alturas, com exposição a materiais em tóxicos, radiação e altas temperaturas. Em algumas situações estão expostos a peso excessivo, vibrações e esforço repetitivo. A forma de organização do trabalho predominante é em equipe e com supervisão ocasional.

Verbos do dia a dia do CBO 711325

O que se faz na prática
Emitir comentários e opinião em reuniões
Efetuar manutenção nos acessórios de manobra - chave flutuante, cunha, elevadores, colar de segurança
Coletar amostras do material processado
Realizar abertura de picada
Montar equipamentos de segurança do poço
Consultar boletim diário de ocorrências
Levantar os danos causados as propriedades para indenizações
Estaleirar - reunir coluna na torre de perfuração
Participar de simulação de acidente e emergência
Monitorar vazão do poço
Utilizar epi - equipamentos de proteção individual
Coletar amostras para análise

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de plataforma (petróleo) (CBO 7113-25) pertence à família dos Trabalhadores da extração de minerais líquidos e gasosos, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
71 Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
711 Trabalhadores da extração mineral
7113 Trabalhadores da extração de minerais líquidos e gasosos
711325 Operador de plataforma (petróleo)

Profissões irmãs na família CBO 7113

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de plataforma (petróleo)

CBO 711325

Qual é o CBO do Operador de plataforma (petróleo)?

O código é CBO 7113-25 (ou CBO 711325 sem o hífen), dentro da família 7113 (Trabalhadores da extração de minerais líquidos e gasosos), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de plataforma (petróleo)?

Realiza operações na extração de petróleo e gás, executando o processamento primário de separação de óleo, água e gás. Prepara materiais, acessórios e equipamentos para operação. Executa conexão e desconexão de tubulações, montagem e desmontagem dos equipamentos e sistemas de perfuração e completação de poços. Colabora em operações de pesquisa sísmica. Cumpre normas técnicas e normas regulamentado…

Que formação é necessária para o CBO 7113-25?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Apoio à Extração de Petróleo, Perfuração de Poços Artesianos, Extração de Petróleo, Perfurações e Sondagens.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 39 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7113-25

Mesmo subgrupo · CBO 711