Entalha peças e móveis em madeira, desenhando e confeccionando moldes e gabaritos, preparando a superfície da madeira, cortando material, para produção de formas, reentrâncias e relevos na superfície, realizando acabamento, fixando acessórios, e efetuando a montagem final.
Também chamado de Escultor de madeira
O Entalhador de madeira (CBO 7751-05) entalha peças e móveis em madeira, desenhando e confeccionando moldes e gabaritos, preparando a superfície da madeira, cortando material, para produção de formas, reentrâncias e relevos na superfície, realizando acabamento, fixando acessórios, e efetuando a montagem final. Planeja as atividades, elaborando projeto. Realiza controle de qualidade de processo e de produto. Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos. Elabora documentação técnica. Pode confeccionar ferramentas especiais de corte, para entalhes que exigem maior precisão. Pode operar Router CNC-Comando Numérico Computadorizado para madeira. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7751-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Fábricas de Móveis de Madeira, Fábricas de Compensados, Fábricas de Artefatos de Madeira, Lojas Especializadas (Outros), Madeireiras, Lojas de Móveis.
Para o exercício das ocupações requer-se, normalmente, ensino fundamental. O exercício pleno das atividades ocorre após três a quatro anos de prática. Podem aprender o trabalho acompanhando profissional experiente ou fazendo treinamentos ministrados por instituições de formação profissional e por empresas.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Desenho técnico e de projeto | Desenho técnico geral | 3 | 3 | 3 |
| Leitura e interpretação de desenho técnico | 4 | 4 | 4 | ||
| Projeto de produto | 2 | 2 | 2 | ||
| Física | Eletricidade | 2 | 2 | 2 | |
| Física geral | 2 | 2 | 2 | ||
| Mecânica | 2 | 2 | 2 | ||
| Matemática e estatística | Geometria | 3 | 4 | 4 | |
| Matemática aplicada | 3 | 3 | 3 | ||
| Química | Química geral | 2 | 2 | 2 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 3 | 3 | 3 | ||
| Software - cad-cam | 2 | 2 | 2 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Linguística, letras e artes | Artes | Criação | 2 | 3 | 3 |
| Desenho artístico | 2 | 3 | 3 | ||
| Estética e noção do belo | 2 | 3 | 3 | ||
| Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 3 | |
| Português: leitura e interpretação de textos | 3 | 3 | 3 | ||
| Português instrumental | 4 | 4 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 |
| Qualidade e produtividade | Controle da qualidade | 3 | 3 | 4 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 4 | 5 | |
| Primeiros socorros | 3 | 2 | 4 | ||
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Processos de comércio | Comercialização | Orçamento | 3 | 3 | 4 |
| Processos de produção industrial | Automação nos processos de produção industrial | Comando numérico computadorizado (cnc) | 2 | 2 | 2 |
| Desenho de projeto e industrial | Desenho de produto | 3 | 3 | 3 | |
| Desenho de projeto | 3 | 3 | 3 | ||
| Informações tecnológicas de madeira e mobiliário | Marcenaria | 2 | 2 | 2 | |
| Modelagem de madeira | 3 | 3 | 3 | ||
| Processos de acabamento de móveis | 3 | 4 | 5 | ||
| Processos de usinagem de madeira | 3 | 3 | 4 | ||
| Tratamento e preparação de madeira | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de madeira e mobiliário - entalhe de peças e móveis em madeira | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas de madeira e mobiliário - montagem final de peças e móveis em madeira | 3 | 3 | 3 | ||
| Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Ferramentas | 3 | 4 | 4 | |
| Instrumentos | 3 | 4 | 4 | ||
| Máquinas | 3 | 4 | 4 | ||
| Manutenção industrial | Tipos de manutenção | 3 | 3 | 3 | |
| Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção básica de máquinas e equipamentos de entalhe de peças e móveis em madeira: limpeza, lubrificação, substituição e ajuste de peças | 4 | 4 | 5 | ||
| Materiais | Materiais não-metálicos naturais (madeira, fibras, couro, borracha etc.) | 3 | 4 | 4 | |
| Resistência dos materiais | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos de materiais - acessórios para acabamento em madeira | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de materiais - tipos de tintas, vernizes, seladores e ceras para acabamento em madeira | 3 | 4 | 4 | ||
| Metalmecânica - mecânica | Afiação | 2 | 3 | 3 | |
| Construção de ferramentas e dispositivos | 2 | 2 | 2 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 3 | 3 | |
| Normas técnicas para área industrial | 3 | 3 | 3 | ||
| Tendências e inovação nos processos de produção industrial | Novos materiais | 2 | 3 | 3 | |
| Tendências da área industrial | 2 | 2 | 2 | ||
| Produção cultural, design e decoração | Design | Composição visual (cor, forma, estrutura e proporção) | 3 | 3 | 3 |
| Técnicas de representação bi e tridimensional | 2 | 2 | 2 | ||
| Tendências e inovação na produção cultural, design e decoração | Tendências em design e decoração | 2 | 2 | 2 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 4 | 4 | |
| Expressão oral | 4 | 4 | |
| Compreensão escrita | 4 | 5 | |
| Expressão escrita | 3 | 4 | |
| Outras habilidades de cognitivas (especificar...) | Outras - visão espacial | 4 | 4 |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 5 | 5 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 4 | 4 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Compreensão numérica | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 4 | 4 |
| Equilíbrio corporal bruto | 3 | 3 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 5 | 5 |
| Precisão de controle | 3 | 3 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 5 | 5 | |
| Destreza manual | 5 | 5 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Localização de som | 4 | 4 | |
| Reconhecimento de fala | 3 | 3 | |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Sensibilidade ao brilho | 5 | 5 | |
| Percepção de profundidade | 5 | 5 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 5 | |
| Discriminação de cor visual | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 5 | 5 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 5 | 5 | |
| Troca de informações | 4 | 4 | |
| Fornecimento de informações | 4 | 4 | |
| Cooperação | 5 | 5 | |
| Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços | 2 | 2 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 5 | 5 |
| Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 4 | 4 | |
| Aplicação de habilidades artísticas | 4 | 4 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 4 | 4 |
| Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 4 |
Trabalham geralmente em indústrias de madeira e do mobiliário, na condição de assalariado com carteira assinada, exceto o entalhador e o marcheteiro, que normalmente trabalham como autônomos. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a ruído intenso e materiais tóxicos.
O Entalhador de madeira (CBO 7751-05) pertence à família dos Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7751-05 (ou CBO 775105 sem o hífen), dentro da família 7751 (Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Entalha peças e móveis em madeira, desenhando e confeccionando moldes e gabaritos, preparando a superfície da madeira, cortando material, para produção de formas, reentrâncias e relevos na superfície, realizando acabamento, fixando acessórios, e efetuando a montagem final. Planeja as atividades, elaborando projeto. Realiza controle de qualidade de processo e de produto. Executa manutenção básica d…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Fábricas de Móveis de Madeira, Fábricas de Compensados, Fábricas de Artefatos de Madeira, Lojas Especializadas (Outros).
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.