O Encarregado de soldagem (CBO 7201-40) supervisiona atividades de soldagem. Planeja as atividades de acordo com a programação da produção, organiza os equipamentos e controla os recursos materiais. Promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos. Controla a qualidade do processo produtivo. Supervisiona e administra equipes de trabalho. Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Encarregado de oxicorte · Mestre de solda e corte · Mestre de soldagem
Planeja as atividades de acordo com a programação da produção, dimensionando a disponibilidade dos equipamentos, prevendo recursos humanos em função da carga de trabalho e definindo pessoal conforme o tipo e a especificação do serviço.
Estrutura as células de trabalho e o arranjo físico do setor. Organiza os equipamentos utilizados nos processos de soldagem, planejando sua disponibilidade e sua localização em função do fluxo de produção. Disponibiliza ferramentas e dispositivos. Controla recursos materiais, administrando o consumo.
Define as prioridades e a sequência da produção. Administra os pontos críticos do processo produtivo e o otimiza, eliminando gargalos.
Promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos de soldagem, tais como a ampliação da utilização de células robotizadas de soldagem - com maiores e mais complexas integrações entre equipamentos e sistemas -, os avanços na utilização do plasma nos processos de soldagem e o desenvolvimento de técnicas de soldagem não convencionais de ligas metálicas especiais.
Acompanha o processo de soldagem, interpretando e controlando a conformidade dos parâmetros de produção.
Faz uso de novas tecnologias alinhadas aos movimentos permanentes de alterações nos processos produtivos do chão de fábrica, para permitir integração de máquinas, segurança da informação, introdução de tecnologias digitais, dentre outros avanços tecnológicos.
Controla a qualidade do processo produtivo, podendo redefinir parâmetros utilizados e implementar medidas corretivas. Busca alternativas no setor para execução do trabalho, propõe melhorias e implementa inovações tecnológicas de processo. Orienta os funcionários sobre a responsabilidade pela qualidade. Controla prazos de entrega.
Participa dos projetos industriais de introdução de novas tecnologias, prestando informações técnicas no desenvolvimento de novos produtos e processos. Prevê a execução de ensaios físicos, mecânicos e de tratamento de superfícies, solicitando contratação de prestadores de serviços de ensaios. Fornece informações no desenvolvimento de novas matérias-primas, ferramentas e dispositivos.
Supervisiona equipes de trabalho de soldagem, demonstrando coerência nas ações, identificando o potencial das pessoas, levando em consideração as opiniões da equipe e fazendo a interlocução com níveis superiores. Mantém a equipe informada sobre as metas da empresa e mostra a importância do comprometimento de todos com elas.
Administra equipes de trabalho, identificando características pessoais dos membros, monitorando a qualificação profissional da equipe e delegando responsabilidades. Coordena reuniões e administra conflitos. Entrevista candidatos no processo de seleção de pessoal. Elabora a programação de férias. Avalia o desempenho da equipe, identificando necessidades de treinamento e viabilizando a realização de programas de aperfeiçoamento e atualização. Orienta a equipe nos métodos, processos produtivos e de qualidade na soldagem e conformação de metais.
Atende clientes internos e externos. Desenvolve parcerias com fornecedores qualificados, inclusive aqueles que trabalham na própria planta da empresa e os de outros países.
Elabora programa de manutenção de equipamentos. Avalia a eficácia dos serviços de manutenção.
Documenta a produção, elaborando relatórios, bem como outros documentos do processo produtivo.
Monitora os procedimentos e as normas dos sistemas da qualidade, meio ambiente e outras convenções seguidas pela empresa.
Controla estoque de matéria-prima e outros insumos, solicitando reposição, quando necessária. Providencia a compra de materiais fora de estoque. Orienta sobre o armazenamento, o manuseio e o transporte de materiais.
Controla o desperdício de materiais na produção e classifica resíduos para processos de reciclagem e descarte.
Trabalha com segurança, orientando a equipe e solicitando apoio da área especializada em segurança industrial.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7201-40 se encontra hoje em zona de sob pressão.
Os principais empregadores concentram-se em: Montagem Industrial, Fábricas de Embalagens Plásticas, Montagem de Estruturas Metálicas, Instalação Elétrica Predial, Estaleiros Navais, Fábricas de Estruturas Metálicas.
Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso de formação profissional com equivalência ao ensino médio completo oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, com cinco anos de prática profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 4 | 4 |
| Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - desenvolvimento sustentável | 4 | 4 | 4 | ||
| Ciências exatas e informática | Desenho técnico e de projeto | Desenho técnico geral | 3 | 3 | 3 |
| Física | Eletricidade | 2 | 3 | 4 | |
| Mecânica | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de física - física aplicada | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de física - termologia | 3 | 4 | 4 | ||
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 4 | 4 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - química dos materiais | 3 | 3 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 4 | 4 | |
| Internet | 3 | 3 | 4 | ||
| Internet das coisas | 2 | 2 | 3 | ||
| Software - cad-cam | 2 | 3 | 3 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 4 | 4 |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação e expressão | 3 | 4 | 4 |
| Português instrumental | 4 | 4 | 4 | ||
| Inglês instrumental | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal | Metodologia de projetos | Desenvolvimento de projetos | 2 | 3 | 3 |
| Tecnologias estratégicas | Materiais avançados e nanocompósitos | 2 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Administração e gestão | Gestão de pessoas | 3 | 4 | 4 |
| Gestão de suprimentos | 3 | 4 | 4 | ||
| Processo decisório | 3 | 3 | 3 | ||
| Organização da produção | Organização da produção | 3 | 3 | 3 | |
| Outros conhecimentos de organização da produção - leiautes industriais | 3 | 3 | 3 | ||
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 | |
| Processos de recursos humanos | Dinâmica das relações interpessoais | 3 | 4 | 4 | |
| Liderança | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho da equipe de trabalho | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - levantamento de necessidades de treinamento | 3 | 3 | 3 | ||
| Qualidade e produtividade | Controle estatístico de processo (cep) | 3 | 4 | 4 | |
| Gestão da qualidade | 3 | 4 | 4 | ||
| Saúde e segurança | Saúde ocupacional | 4 | 3 | 5 | |
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas laboratoriais | Ensaios destrutivos | 3 | 3 | 3 |
| Ensaios não-destrutivos | 3 | 3 | 3 | ||
| Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas e equipamentos de soldagem | 4 | 4 | 4 | |
| Manutenção industrial | Programação da manutenção | 3 | 3 | 4 | |
| Materiais | Materiais metálicos ferrosos | 3 | 4 | 4 | |
| Materiais metálicos não ferrosos | 3 | 4 | 4 | ||
| Resistência dos materiais | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de materiais - materiais metálicos e ligas consumíveis de soldagem | 4 | 4 | 5 | ||
| Metalmecânica - mecânica | Controle dimensional | 4 | 3 | 4 | |
| Metrologia | 3 | 3 | 4 | ||
| Processos de união mecânica | 4 | 4 | 4 | ||
| Metalmecânica - metalurgia | Ligas metálicas | 4 | 4 | 4 | |
| Metalurgia geral | 4 | 3 | 4 | ||
| Soldagem | 4 | 4 | 5 | ||
| Tratamento térmico | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - processos de soldagem | 4 | 4 | 5 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 3 | 4 | 4 | |
| Normas técnicas para área industrial | 3 | 4 | 4 | ||
| Planejamento e controle da produção industrial | Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - programação da produção | 3 | 4 | 4 | |
| Robotização nos processos de produção industrial | Outros conhecimentos de robotização nos processos de produção industrial - células robotizadas de soldagem | 3 | 3 | 4 | |
| Tendências e inovação nos processos de produção industrial | Inovação na área industrial | 2 | 3 | 3 | |
| Serviços da saúde e bem-estar | Biossegurança | Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança | 3 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 4 |
| Escuta ativa | 4 | 3 | |
| Expressão oral | 4 | 4 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 3 | 4 | |
| Aprendizado ativo | 4 | 4 | |
| Habilidade de orientar serviços | 4 | 4 | |
| Outras habilidades de cognitivas (especificar...) | Outras - visão espacial | 3 | 3 |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 2 | 2 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio analítico | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 2 | 2 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Classificação de dados | 3 | 3 | |
| Compreensão numérica | 4 | 4 | |
| Expressão numérica | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Destreza dos dedos (ou digital) | 4 | 4 |
| Destreza manual | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Reconhecimento de fala | 3 | 3 | |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 3 | 3 | |
| Visão a distância | 3 | 3 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 3 | 3 | |
| Troca de informações | 4 | 4 | |
| Fornecimento de informações | 4 | 4 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Supervisão | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 2 | 2 |
| Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 4 | 4 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças | 4 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 4 |
| Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores | 4 | |
| Supervisão do trabalho de outros | Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro | 4 |
Atuam nas indústrias de fabricação de máquinas, equipamentos e produtos de metal, metalurgia básica, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais, fabricação e montagem de veículos automotores. São empregados com carteira assinada, trabalham supervisionando diretamente uma equipe de trabalhadores de chão- de-fábrica, sob supervisão ocasional de engenheiros, em ambiente fechado e em rodízio de turnos diurno/noturno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, sob pressão, levando a situação de estresse, e em grandes alturas, como é o caso do mestre de caldeiraria. Podem ser expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e, particularmente, no caso do mestre de fundição, a radiação e altas temperaturas.
O Encarregado de soldagem (CBO 7201-40) pertence à família dos Supervisores de usinagem, conformação e tratamento de metais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 7201-40 (ou CBO 720140 sem o hífen), dentro da família 7201 (Supervisores de usinagem, conformação e tratamento de metais), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Supervisiona atividades de soldagem. Planeja as atividades de acordo com a programação da produção, organiza os equipamentos e controla os recursos materiais. Promove melhorias e inovações tecnológicas nos processos. Controla a qualidade do processo produtivo. Supervisiona e administra equipes de trabalho. Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de pre…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Montagem Industrial, Fábricas de Embalagens Plásticas, Montagem de Estruturas Metálicas, Instalação Elétrica Predial.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.