Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) · CBO 7202-15

Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) · CBO 7202-15

CBO 720215 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Supervisiona atividades de fabricação e montagem de máquinas e outros equipamentos mecânicos. auxilia engenheiro na administração de metas e resultados operacionais. participa da promoção de melhorias e inovações tecnológicas nos processos de produção.

Também chamado de Contramestre (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) · Contramestre de indústrias de máquinas · Mestre (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) · Mestre de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)

O ofício do Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) em uma frase CBO 720215

Síntese

O Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) (CBO 7202-15) supervisiona atividades de fabricação e montagem de máquinas e outros equipamentos mecânicos. Auxilia engenheiro na administração de metas e resultados operacionais. Participa da promoção de melhorias e inovações tecnológicas nos processos de produção. Monitora padrões de qualidade. Participa do desenvolvimento de novos fornecedores. Elabora documentação técnica. Supervisiona, administra e qualifica equipes de trabalho. Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 7202-15 se traduz na rotina

Auxilia o engenheiro na administração de metas e resultados operacionais, analisando a viabilidade de produção de um novo produto, definindo métodos e processos, e dimensionando a capacidade de produção. Participa da administração de custos da produção. Analisa pedidos e ordens de serviço. Controla recursos, definindo necessidades de mão de obra e selecionando os equipamentos para a produção. Organiza o arranjo físico, em função do programa de usinagem e montagem.

Controla processos, definindo os padrões de produção, acompanhando os prazos do processo produtivo e coordenando a implantação de projetos. Monitora pontos críticos dos processos. Presta informações à gerência a respeito do andamento da produção.

Monitora padrões de qualidade do processo, controlando indicadores. Analisa causas de não-conformidades e implementa ações preventivas e corretivas.

Participa da promoção de melhorias e inovações tecnológicas, identificando oportunidades de aprimoramentos e mudanças conceituais nos processos. Estimula a inovação e a melhoria contínua, propondo incentivos à criatividade para a equipe de trabalho.

Faz uso de novas tecnologias alinhadas aos movimentos permanentes de alterações nos processos produtivos, para permitir integração de máquinas, introdução de tecnologias digitais, dentre outros avanços tecnológicos.

Participa dos projetos industriais de introdução de novas tecnologias, incluindo o uso de tecnologias de controle eletrônico, informação, comunicação e automação em máquinas e equipamentos mecânicos, bem como de implantação de novos métodos e processos.

Participa da pesquisa de novos fornecedores, avaliando sua capacidade de produção e realizando análises técnicas de licitações e concorrências. Define conteúdos, periodicidades e outros parâmetros da capacitação técnica de fornecedores. Participa do desenvolvimento de novos fornecedores. Define os produtos que poderão ser fabricados pela empresa e os que serão encomendados aos fornecedores. Monitora, junto aos fornecedores, o cumprimento dos procedimentos de controle de qualidade do produto. Analisa equipamentos fornecidos quanto à característica de repetibilidade.

Participa do desenvolvimento de parcerias com fornecedores qualificados, inclusive aqueles que trabalham na própria planta da empresa e os de outros países.

Administra a equipe de trabalho, planejando e distribuindo atividades. Seleciona pessoal. Orienta a equipe, avalia seu desempenho e controla seu absenteísmo. Programa folgas e férias da equipe. Monitora o cumprimento das normas administrativas da empresa.

Desenvolve programas de qualificação para a equipe de trabalho, elaborando o cronograma das atividades de capacitação e definindo necessidades de atualização. Colabora na elaboração de materiais de apresentações e recursos didáticos diversificados. Coordena reuniões de trabalho.

Promove a integração da equipe e a adaptação das pessoas ao trabalho, de acordo com suas competências. Prepara a equipe para auditorias internas e externas.

Programa suprimento de insumos, controla estoques setoriais e requisita materiais.

Controla a manutenção de equipamentos aplicando conceitos e práticas de manutenção produtiva total (TPM-Total Productive Maintenance) e outros sistemas.

Elabora relatórios e outros documentos técnicos. Prepara ordens de serviço e emite pareceres técnicos. Revisa procedimentos de trabalho. Registra a produção e preenche planilhas, formulários e outros documentos eletrônicos, utilizando programas e sistemas computadorizados.

Monitora a organização e a limpeza do local de trabalho. Orienta o descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.

Trabalha com segurança, orientando a equipe para redução de riscos de acidentes e para o uso de equipamentos de proteção individual e proteção coletiva.

Pulso do mercado para CBO Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 7202-15 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo negativo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasSaldo negativo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 7202-15

Os principais empregadores concentram-se em: Fábricas de Máquinas Agrícolas, Montagem Industrial, Fábricas de Autopeças, Montagem de Estruturas Metálicas, Fábricas de Máquinas Industriais Específicas, Fábricas de Produtos de Metal.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso de formação profissional com equivalência ao ensino médio completo oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, com cinco anos de prática profissional.

Saberes que sustentam o CBO 7202-15

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 19 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 4
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - desenvolvimento sustentável 3 3 4
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Desenho técnico geral 3 3 4
Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - desenho técnico mecânico 4 3 5
Física Eletroeletrônica 2 3 4
Mecânica 3 4 4
Outros conhecimentos de física - física aplicada 3 3 4
Matemática e estatística Matemática aplicada 3 4 4
Química Outros conhecimentos de química - química dos materiais 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 3 4 4
Internet 3 3 4
Internet das coisas 2 3 3
Software - cad-cam 2 3 3
Ciências sociais aplicadas Direito Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 4 4
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação e expressão 3 4 4
Português instrumental 4 4 4
Inglês instrumental 2 3 3
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Metodologia de projetos Desenvolvimento de projetos 3 3 4
Tecnologias estratégicas Tecnologias aditivas (prototipagem 3d ou impressão 3d) 2 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 54 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Administração e gestão Gestão da produção 3 4 4
Gestão de pessoas 3 4 4
Gestão de suprimentos 3 4 4
Processo decisório 3 3 3
Outros conhecimentos de administração e gestão - gestão de contratos de serviços terceirizados 3 4 5
Outros conhecimentos de administração e gestão - processos licitatórios 2 3 4
Logística Sistemas integrados de gestão empresarial (erp) 2 3 3
Organização da produção Organização da produção 3 3 3
Outros conhecimentos de organização da produção - leiautes industriais 3 3 3
Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 4
Processos de recursos humanos Dinâmica das relações interpessoais 3 4 4
Liderança 3 4 4
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - avaliação de desempenho da equipe de trabalho 3 3 4
Outros conhecimentos de processos de recursos humanos - levantamento de necessidades de treinamento 3 3 4
Qualidade e produtividade Controle estatístico de processo (cep) 3 4 4
Gestão da qualidade 3 4 4
Saúde e segurança Saúde ocupacional 3 3 4
Segurança no trabalho 4 4 5
Processos de produção industrial Automação nos processos de produção industrial Automação de máquinas industriais 3 4 4
Comando numérico computadorizado (cnc) 3 4 4
Controlador lógico programável (clp) 3 4 4
Informações tecnológicas de eletroeletrônica Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - processo de montagem de componentes eletroeletrônicos em máquinas e equipamentos mecânicos 4 4 4
Informações tecnológicas em química e petroquímica Tratamento de superfície 2 3 4
Informações tecnológicas laboratoriais Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - ensaios mecânicos 3 3 3
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Ferramentas 4 4 4
Instalações 4 4 4
Instrumentos 4 4 4
Máquinas 4 4 4
Manutenção industrial Outros conhecimentos de manutenção industrial - total productive maintenance (tpm) 3 4 4
Materiais Materiais metálicos ferrosos 3 4 4
Materiais metálicos não ferrosos 3 4 4
Resistência dos materiais 2 3 4
Metalmecânica - mecânica Controle dimensional 4 4 4
Elementos de máquinas 3 3 4
Hidráulica 3 4 4
Mecânica de fluidos 2 3 4
Metrologia 3 4 4
Pneumática 3 4 4
Processos de montagem mecânica 4 4 5
Processos de união mecânica 4 4 5
Processos programáveis de usinagem  3 4 4
Usinagem convencional 3 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - manufatura aditiva 3 3 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - mecânica - processos de fabricação mecânica 4 4 5
Metalmecânica - metalurgia Conformação à frio 3 4 4
Conformação à quente 2 3 4
Ligas metálicas 3 3 4
Metalurgia do pó 2 3 3
Soldagem 3 4 4
Tratamento térmico 2 3 4
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 3 4 4
Normas técnicas para área industrial 3 4 4
Tendências e inovação nos processos de produção industrial Inovação na área industrial 2 3 3
Serviços da saúde e bem-estar Biossegurança Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança 3 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 3
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 4 4
Habilidade de orientar serviços 4 4
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - visão espacial 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 2 2
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 3 3
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 2 2
Comparação de dados 3 3
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 10 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 4 4
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 4 4
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Percepção de profundidade 3 4
Visão a distância 3 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Habilidades práticas 11 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 3 3
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 4 4
Supervisão 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 2 2
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 4 4
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise de riscos 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 4 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 4
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores 4
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na fabricação e montagem de veículos automotores e de outros equipamentos de transporte, fabricação de máquinas e equipamentos, metalurgia básica e construção naval. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em rodízio de turnos diurno/noturno excetuando- se o mestre construção naval que trabalha a céu aberto e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando a situação de estresse constante. O mestre de construção de fornos pode exercer sua função em grandes alturas.

Verbos do dia a dia do CBO 720215

O que se faz na prática
Definir métodos e processos de produção
Elaborar materiais para apresentações
Agir de maneira pró-ativa
Prestar informações técnicas sobre a produção
Atuar como interface entre funcionários e a gerência
Propor incentivos a criatividade
Definir necessidades de mão-de-obra
Controlar a manutenção de equipamentos - tpm - manutenção produtiva total
Prestar informações sobre as comissões de fábrica
Manter-se comunicativo
Definir equipamentos para a produção
Promover a integração da equipe no trabalho

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos) (CBO 7202-15) pertence à família dos Supervisores da fabricação e montagem metalmecânica, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
72 Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
720 Supervisores da transformação de metais e de compósitos
7202 Supervisores da fabricação e montagem metalmecânica
720215 Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)

Profissões irmãs na família CBO 7202

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)

CBO 720215

Qual é o CBO do Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)?

O código é CBO 7202-15 (ou CBO 720215 sem o hífen), dentro da família 7202 (Supervisores da fabricação e montagem metalmecânica), no grande grupo 7 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)?

Supervisiona atividades de fabricação e montagem de máquinas e outros equipamentos mecânicos. Auxilia engenheiro na administração de metas e resultados operacionais. Participa da promoção de melhorias e inovações tecnológicas nos processos de produção. Monitora padrões de qualidade. Participa do desenvolvimento de novos fornecedores. Elabora documentação técnica. Supervisiona, administra e qualifi…

Que formação é necessária para o CBO 7202-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Fábricas de Máquinas Agrícolas, Montagem Industrial, Fábricas de Autopeças, Montagem de Estruturas Metálicas.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 7202-15

Mesmo subgrupo · CBO 720