O Criador de animais produtores de veneno (CBO 6134-10) coordena, administra e orienta a criação de animais produtores de veneno, supervisionando triagem, pesagem e sexagem dos animais, providenciando alimentos, controlando sanidade dos animais, acompanhando manejo reprodutivo, e monitorando coleta e processamento do veneno. Cria serpentes (como cascavéis e jararacas), aranhas (como aranhas armadeiras e viúvas-negras) e escorpiões (como escorpiões amarelos e escorpiões marrons). Comercializa animais e veneno. Planeja as atividades de criação dos animais produtores de veneno. Administra propriedade rural. Pesquisa, adapta e adota novas tecnologias. Supervisiona equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de biossegurança e vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Planeja atividades de criação em cativeiro de animais produtores de veneno, selecionando uma ou mais espécies de serpentes, aranhas ou escorpiões, e estabelecendo o sistema - intensivo ou semiextensivo - de criação. Utiliza programas informatizados para planejamento e controle da criação. Estabelece metas e estima custos.
Captura animais produtores de veneno para criação, utilizando caixa com sedação (com gelo seco ou outros recursos) e materiais e equipamentos de contenção e captura, como pinças, redes, peneiras, tubos de contenção, ganchos herpetológicos, garras de captura e armadilhas em geral. Pode adquirir animais. Pode receber animais de outros criadouros ou de doadores.
Coloca animais capturados ou recebidos em baias, caixas, terrários ou outras instalações. Controla e regula temperatura, umidade, iluminação e ventilação do criatório.
Supervisiona triagem, pesagem e sexagem dos animais. Identifica cada animal, registrando-o em sistema informatizado.
Organiza o manejo dos animais, elaborando escalas de horários dos procedimentos. Orienta e controla rotinas de manejo diário.
Planeja alimentação, considerando espécie do animal e calculando seu peso médio para estabelecer o tipo e a quantidade de alimentos. Cria, para o manejo alimentar, roedores, aves, insetos e répteis, oferecendo-os vivos ou previamente mortos, congelados e aquecidos em fornos. Pode preparar rações alternativas - como as pastosas, feitas com misturas orgânicas -, a serem instaladas diretamente no estômago de serpentes por meio de sondas. Monitora qualidade da água a ser fornecida aos animais.
Controla sanidade dos animais, realizando análise visual e comportamental para identificar doenças e irregularidades, tais como ferimentos e processos infecciosos causados por fungos, bactérias, vermes e parasitas. Consulta veterinário para indicação e aplicação de medicamentos. Pode fazer curativos, enviar amostras de material biológico a laboratórios, e administrar vermífugo às serpentes. Separa animais em quarentena. Descarta animais mortos, seguindo normas sanitárias e de biossegurança.
Supervisiona manejo reprodutivo, monitorando incubação de ovos e nascimento das crias. Orienta a prestação de cuidados especiais ao neonato e a sua alocação em berçário.
Monitora a coleta de veneno, verificando o respeito à recomendação de fazer intervalo entre as extrações, para evitar fadiga dos animais. Acompanha o processamento do veneno, por meio de liofilização - desidratação e cristalização do material biológico líquido - e centrifugação do produto.
Confere a execução de identificação, embalagem, congelamento, acondicionamento, armazenagem e transporte do veneno processado, conforme normas e procedimentos de biossegurança, normas de vigilância sanitária e normas ambientais.
Comercializa animais e veneno, para produção de soros antiofídicos e antiaracnídicos, medicamentos e outras aplicações farmacêuticas, biotecnológicas e industriais.
Mantém-se atualizado, pesquisando, adaptando e adotando novas tecnologias na criação de serpentes, aranhas ou escorpiões.
Administra propriedade rural, controlando estoques de insumos, programando logística de transporte de insumos e produtos, e gerenciando recursos financeiros. Coordena a montagem da infraestrutura do criatório.
Monitora limpeza, higienização e desinfecção das instalações.
Seleciona equipamentos e acessórios e providencia sua manutenção.
Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores. Proporciona programas de treinamento às equipes.
Promove práticas – tais como arborização e proteção de nascentes da propriedade - para mitigação de danos ambientais.
Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual e de vestimenta adequada e completa de proteção.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 6134-10 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Pecuária de Corte.
A escolaridade é hetorogênea, variando de nenhuma escolaridade para os sericultores a ensino fundamental para os apicultores e minhocultores. O conhecimento e as habilidades para a execução do trabalho são adquiridos no ambiente familiar, de geração para geração. Para os produtores de veneno, é exigido o ensino médio completo. Os apicultores levam de quatro a cinco anos para o pleno desempenho da profissão. Há ainda oferta de cursos livres, oferecidos por associações de criadores, institutos de pesquisa e instituições de formação profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências agrárias | Ciências agrárias | Outros conhecimentos de ciências agrárias - monitoramento do desempenho zootécnico dos lotes de animais produtores de veneno | 3 | 4 | 4 |
| Ciências biológicas | Biologia | Bioterismo | 3 | 3 | 3 |
| Outros conhecimentos de biologia - aspectos anatômicos e fisiológicos de espécies de animais produtores de veneno | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de biologia - controle de predadores de animais produtores de veneno | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de biologia - fontes de contaminação biológica na criação de animais produtores de veneno | 3 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de biologia - noções de aracnologia para criação de animais produtores de veneno | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de biologia - noções de herptologia para criação de animais produtores de veneno | 3 | 3 | 3 | ||
| Ecologia e gestão ambiental | Avaliação de impactos ambientais e gerenciamento de riscos | 3 | 3 | 3 | |
| Legislação ambiental | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências exatas e informática | Física | Outros conhecimentos de física - pesos e medidas | 3 | 3 | 3 |
| Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 3 | 3 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - produtos e tratamentos químicos para criação de animais produtores de veneno | 3 | 4 | 4 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - programas informatizados de planejamento e controle da criação de animais produtores de veneno | 3 | 3 | 3 | ||
| Ciências humanas | Geografia | Geografia relacionada à área ocupacional | 2 | 3 | 3 |
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 3 | 3 | 3 |
| Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 3 | 3 | 3 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 4 | 4 | 4 |
| Português instrumental | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal | Tecnologias estratégicas | Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - matrizes de animais produtores de veneno com melhoramento genético | 3 | 4 | 4 |
| Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - reprodução e fertilização artificial em criação de animais produtores de veneno | 3 | 4 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Administração e gestão | Administração rural | 2 | 2 | 2 |
| Gestão de pessoas | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de administração e gestão - cronograma físico e financeiro da criação de animais produtores de veneno | 3 | 3 | 3 | ||
| Logística | Outros conhecimentos de logística - fluxo de processos de resfriamento e congelamento de venenos e materiais biológicos | 4 | 4 | 4 | |
| Outros conhecimentos de logística - logística de acomodação, transporte e armazenagem em criação de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | ||
| Planejamento de empresa | Outros conhecimentos de planejamento de empresa - planejamento e modelo do negócio de criação de animais produtores de veneno | 3 | 3 | 3 | |
| Processos administrativos e organizacionais | Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - regularização de empreendimentos de criação de animais produtores de veneno | 4 | 3 | 4 | |
| Processos contábeis e financeiros | Custo | 2 | 3 | 4 | |
| Qualidade e produtividade | Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - controle de qualidade na criação de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | |
| Saúde e segurança | Primeiros socorros | 3 | 3 | 4 | |
| Segurança no trabalho | 3 | 3 | 4 | ||
| Processos de comércio | Comercialização | Outros conhecimentos de comercialização - comercialização de venenos, animais inoculadores e subprodutos: canais e estratégias | 3 | 3 | 3 |
| Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Automação em agropecuária e florestal | Outros conhecimentos de automação em agropecuária e florestal - automação na criação de animais produtores de veneno | 3 | 3 | 3 |
| Instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - baias, caixas, aquários, terrários, gaiolas, criatórios e viveiros em geral de de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | |
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - biotério para criação de roedores, aves, insetos e répteis para alimentação dos animais produtores de venenos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - construção e adaptação de estruturas produtivas: criatórios e viveiros em geral de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - infraestrutura de criatórios: salas com bancadas, prateleiras e mesas, biotério, galpões, laboratórios, berçarios, incubadoras, áreas externas, áreas de recebimento e expedição de animais, venenos e subprodutos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - maquinário e instrumental de extração, processamento e beneficiamento de venenos: máquinas liofizadoras, centrígugas, máquinas de congelamento, caixas e prateleiras de acondicionamento dos venenos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - materiais e instrumental de manejo, captura e contenção de animais produtores de veneno: caixa com sedação, ganchos herpetológicos, pinças, laços, redes, peneiras, tubos de contenção, garras de captura, apanhadores e armadilhas em geral | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - viveiros e criatórios automatizados de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | ||
| Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura | Outros conhecimentos de normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (especificar....) - normas técnicas e regulamentadoras para criação de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | |
| Processo de produção em pecuária | Criação de insetos úteis | 2 | 2 | 2 | |
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - características e manejo das espécies criadas para produção de venenos – arachnida - aranhas (araneae): armadeiras (phoneutria nigriventer), viúvas-negras (latrodectus mactans), aranhas-marrons (loxosceles gaucho e intermedia) e escorpiões (scorpiones), escorpiões amarelos (tityus serrulatus) e escorpiões marrons (tityus bahiensis) e outras | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - características e manejo das espécies criadas para produção de venenos – ophidia - das famílias elapidae e viperidae - urutus (bothrops alternatus), cascavéis (crotalus durissus), surucucus (lachesis muta), jararacas (bothrops jararaca) e outras | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - controle de ambiência nos criatórios – ventilação, luminosidade, umidade e temperatura | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - manejo alimentar dos animais produtores de veneno: rações, compostos orgânicos e alimentação com outros animais vivos ou já abatidos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - manejo das principais doenças e problemas sanitários dos animais produtores de venenos aracnídicos: doenças fúngicas, bacterianas, verminoses e outras | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - manejo das principais doenças e problemas sanitários dos animais produtores de venenos ofídicos: parasitoses, verminoses, dermatites, infecções, doenças fúngicas, pneumonia, estomatites e outros | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - manejo reprodutivo do criatório de animais produtores de veneno: acasalamento, reprodução artificial, incubação e cuidados com gestantes e neonatos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - manejo sanitário do criatório de animais produtores de veneno: limpeza e desinfecção das salas de criação e das estruturas de manejo | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - métodos e procedimentos de recebimento, triagem, identificação e registro de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - métodos e procedimentos de segurança do criatório: prevenção de acidentes, sinistros e contaminações | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - métodos, procedimentos e critérios de aquisição e captura de animais produtores de veneno: compras, doações, resgates e outros | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - métodos, técnicas e procedimentos de extração, beneficiamento e processamento de venenos: liofilização (desidratação e cristalização do material biológico líquido) e centrifugação do produto, embalagem, congelamento, acondicionamento, estoque e destinação | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - planejamento da área, recursos e especialidade do criatório de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - propriedades e usos de venenos de animais antiofídicos e antiaracnídicos: produção de soros, medicamentos e outras aplicações biotecnológicas, farmacêuticas e outras aplicações | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - tendências em criação de animais produtores de veneno: espaços e programas educativos, tecnológicos e científicos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - tipos e características de criatórios comerciais para produção de animais inoculadores de veneno | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processo de produção em pecuária - tipos e objetivos de criação de animais produtores de veneno, intensiva, semiextensiva, comercial, científica e educativa | 4 | 4 | 4 | ||
| Processos para embalagem e armazenagem de produtos | Processos de armazenagem de produtos | 4 | 4 | 3 | |
| Serviços da saúde e bem-estar | Biossegurança | Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança em criação de animais produtores de veneno | 4 | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Expressão oral | 4 | 4 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 4 | 4 | |
| Habilidade de orientar serviços | 4 | 4 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 3 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Classificação de dados | 3 | 3 | |
| Compreensão numérica | 4 | 4 | |
| Expressão numérica | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 3 | 3 |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força de tronco | 3 | 3 | |
| Força dinâmica | 3 | 3 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 3 | 3 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 3 | 3 | |
| Coordenação multimembros | 3 | 3 | |
| Tempo de reação (ou de resposta) | 4 | 4 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 3 | 3 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 3 | 3 |
| Localização de som | 3 | 3 | |
| Reconhecimento de fala | 3 | 3 | |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Visão periférica | 3 | 3 | |
| Discriminação de cor visual | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 3 | 3 | |
| Cooperação | 2 | 2 | |
| Orientação de pessoas | 3 | 3 | |
| Supervisão | 3 | 3 | |
| Percepção da realidade social | 2 | 2 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 2 | 2 |
| Análise sistêmica | 3 | 3 | |
| Análise de riscos | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 4 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 4 |
| Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores | 3 | |
| Supervisão do trabalho de outros | Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro | 3 |
Trabalham por conta própria e geralmente utilizam mão-de-obra familiar. Nos picos sazonais de coleta, podem contratar mão-de-obra temporária, que trabalha sob sua supervisão. Os criadores de insetos e animais produtores de veneno executam tarefas predominantemente administrativas e da gerência do negócio. A maioria dos criatórios são estatais e se concentra em institutos de pesquisa e produtores de soro. Neste caso, o plantel é predominantemente mantido por doações e reprodução. No caso de criatórios privados, o plantel é mantido exclusivamente por meio de reprodução, existindo uma preocupação comercial com o tempo de vida dos animais. Podem trabalhar tanto a céu aberto quanto em locais fechados, durante o dia. No exercício de algumas atividades, os minhocultores podem permanecer em posições desconfortáveis por longos perídos, ao passo que os apicultores estão sujeitos à exposição de fumaça.
O Criador de animais produtores de veneno (CBO 6134-10) pertence à família dos Produtores de animais e insetos úteis, dentro do grande grupo dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca .
O código é CBO 6134-10 (ou CBO 613410 sem o hífen), dentro da família 6134 (Produtores de animais e insetos úteis), no grande grupo 6 (Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca ).
Coordena, administra e orienta a criação de animais produtores de veneno, supervisionando triagem, pesagem e sexagem dos animais, providenciando alimentos, controlando sanidade dos animais, acompanhando manejo reprodutivo, e monitorando coleta e processamento do veneno. Cria serpentes (como cascavéis e jararacas), aranhas (como aranhas armadeiras e viúvas-negras) e escorpiões (como escorpiões amar…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Pecuária de Corte.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.