Compete profissionalmente em eventos esportivos de tênis, preparando-se física e psicologicamente para competições, treinando para melhoria contínua do seu desempenho, aplicando estratégias e táticas para alcançar êxito em torneios e avaliando seu desempenho nas competições.
Também chamado de Atleta profissional de tênis · Esportista profissional de tênis · Jogador de tênis profissional · Jogador profissional de tênis · Tenista profissional
O Atleta de tênis profissional (CBO 3771-25) compete profissionalmente em eventos esportivos de tênis, preparando-se física e psicologicamente para competições, treinando para melhoria contínua do seu desempenho, aplicando estratégias e táticas para alcançar êxito em torneios e avaliando seu desempenho nas competições. Planeja sua participação em competições de tênis. Atua de acordo com princípios de ética e respeito ao adversário e cumpre legislação, regras e normas nacionais e internacionais da modalidade desportiva e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3771-25 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Escolas de Esporte, Hotéis.
A escolaridade formal não é pré-condição para o exercício das ocupações desta família. A formação prática dos atletas profissionais pode se dar tanto por meio de treinos e exercícios realizados individual e/ou coletivamente, em geral, com a supervisão de treinadores ou técnicos, como por meio de participação em provas, competições, jogos e certames.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Biofísica | Biomecânica | 2 | 2 | 2 |
| Biologia | Anatomia | 2 | 2 | 2 | |
| Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 2 | 2 | 2 | |
| Ciências da saúde | Educação física | Esportes e jogos | 2 | 2 | 2 |
| Exercícios físicos | 4 | 4 | 4 | ||
| Ciências exatas e informática | Matemática e estatística | Estatística | 2 | 3 | 4 |
| Matemática aplicada | 2 | 2 | 3 | ||
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 2 | 2 | 2 | |
| Internet | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software – sistemas de inteligência artificial para análise de padrões de movimentação em partidas de tênis | 2 | 3 | 3 | ||
| Ciências humanas | Psicologia | Outros conhecimentos de psicologia - preparação mental para disputa desportiva | 3 | 3 | 3 |
| Ciências sociais aplicadas | Comunicação | Outros conhecimentos de comunicação - marketing pessoal | 3 | 3 | 3 |
| Outros conhecimentos de comunicação - mídias sociais | 2 | 2 | 2 | ||
| Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 2 | 2 | 2 | |
| Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos de direito - contratos de patrocínios | 3 | 3 | 4 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 3 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 3 | 3 | 3 | ||
| Inglês instrumental | 2 | 2 | 2 | ||
| Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal | Tecnologias estratégicas | Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - tecnologia de instrumentos do esporte | 3 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Saúde e segurança | Ergonomia | 2 | 3 | 4 |
| Segurança no trabalho | 3 | 3 | 4 | ||
| Valores e ética profissional | Ética profissional | 3 | 3 | 3 | |
| Serviços da saúde e bem-estar | Nutrição e dietética | Avaliação nutricional | 2 | 3 | 3 |
| Planejamento alimentar | 2 | 3 | 3 | ||
| Técnica dietética | 2 | 3 | 3 | ||
| Turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Esporte | Arbitragem | 2 | 4 | 3 |
| Condicionamento físico | 3 | 4 | 3 | ||
| Regras esportivas | 3 | 4 | 3 | ||
| Rendimento esportivo | 4 | 4 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - atualidades sobre novos equipamentos, materiais e tecnologias relacionadas ao tênis: câmeras especiais, raquetes feitas com grafeno, raquetes integradas com sensores, dentre outras | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - estratégias, táticas e estilos de jogo na modalidade desportiva tênis | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - fundamentos da modalidade desportiva tênis | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - planejamento do treinamento, periodização e estruturação de exercícios | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - regulamento de tênis | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - substâncias proibidas (dopping) | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de esporte - tipos de materiais e equipamentos para prática de tênis | 4 | 4 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Escuta ativa | 3 | 3 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Outras habilidades de cognitivas (especificar...) | Outras - velocidade perceptiva | 4 | 4 |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 3 | 3 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Compreensão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 4 | 5 |
| Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 5 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 5 | |
| Força de tronco | 3 | 3 | |
| Força dinâmica | 4 | 5 | |
| Força estática | 3 | 3 | |
| Força explosiva | 4 | 5 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 5 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 4 | 4 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 5 | |
| Taxa de controle | 4 | 5 | |
| Tempo de reação (ou de resposta) | 4 | 5 | |
| Resposta de orientação | 4 | 5 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 4 | 5 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Localização de som | 3 | 3 | |
| Reconhecimento de fala | 3 | 3 | |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Percepção de profundidade | 3 | 3 | |
| Visão a distância | 4 | 5 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 5 | |
| Visão periférica | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 3 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - orientação espacial | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 3 | 3 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 3 | 3 | |
| Cooperação | 3 | 3 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 |
| Habilidades organizacionais | Análise de riscos | 3 | 3 |
| Outras habilidades práticas (especificar: ....) | Outras - trabalho sob pressão | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 3 |
Os profissionais trabalham em clubes, agremiações esportivas, academias, órgãos da administração pública afetos aos esportes, no ensino etc. Não há regras comuns para todas as modalidades de esporte. Para obterem a profissionalização seguem, regras específicas das agremiações esportivas a que se vinculam, construindo, portanto, trajetórias diferenciadas, baseadas em diferentes combinações entre tempo de exercício do esporte, participação em jogos e eventos, premiações etc. A maioria trabalha como autônomo, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar submetidos a condições especiais de trabalho, como pressão psicológica, ruído intenso e altas temperaturas, bem como permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis.
O Atleta de tênis profissional (CBO 3771-25) pertence à família dos Atletas profissionais, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .
O código é CBO 3771-25 (ou CBO 377125 sem o hífen), dentro da família 3771 (Atletas profissionais), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).
Compete profissionalmente em eventos esportivos de tênis, preparando-se física e psicologicamente para competições, treinando para melhoria contínua do seu desempenho, aplicando estratégias e táticas para alcançar êxito em torneios e avaliando seu desempenho nas competições. Planeja sua participação em competições de tênis. Atua de acordo com princípios de ética e respeito ao adversário e cumpre l…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Escolas de Esporte, Hotéis.
A jornada predominante é de 40 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.