Salário para o cargo de Desenhista de produto (material promocional)
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais > CBO 2624-20

Desenhista de produto (material promocional) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.

Quanto ganha um Desenhista de produto (material promocional)

Um Desenhista de produto (material promocional) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.839,48 e R$ 11.924,73, com a média salarial de R$ 4.494,56 e o salário mediana em R$ 2.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de produto (material promocional)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,56 53.934,71 1.123,64 21,16
1º Quartil 1.839,48 22.073,70 459,87 8,66
Salário Mediana 2.800,00 33.600,00 700,00 13,18
3º Quartil 9.094,31 109.131,72 2.273,58 42,82
Teto Salarial 11.924,73 143.096,78 2.981,18 56,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.838 - 13.819 5.580,72 1.838,37 4.200,00 11.408,78 13.818,65
Rio de Janeiro - RJ 1.972 - 11.720 5.247,41 1.971,54 4.600,00 9.675,82 11.719,64
Curitiba - PR 1.563 - 6.300 2.956,14 1.562,76 2.550,00 5.201,11 6.299,74
Belo Horizonte - MG 1.796 - 9.400 4.035,47 1.795,87 3.500,00 7.760,57 9.399,83
Manaus - AM 1.905 - 13.192 6.562,43 1.904,81 6.500,00 10.891,66 13.192,31
Porto Alegre - RS 1.891 - 8.559 3.597,38 1.891,27 2.554,64 7.066,37 8.559,00
Limeira - SP 1.352 - 198.137 39.734,52 1.352,38 2.992,00 163.583,62 198.137,38
São Bernardo do Campo - SP 1.704 - 6.795 3.323,13 1.704,00 3.000,00 5.610,17 6.795,21
Florianópolis - SC 1.938 - 9.478 4.009,26 1.937,50 3.106,00 7.825,00 9.477,87
Goiânia - GO 1.178 - 3.816 2.003,53 1.178,24 1.800,00 3.150,63 3.816,13
Fortaleza - CE 1.157 - 3.944 1.988,27 1.157,04 1.500,00 3.256,27 3.944,09
São Carlos - SP 2.029 - 7.873 3.892,52 2.029,28 4.000,00 6.500,00 7.873,00
Blumenau - SC 1.522 - 16.291 6.704,40 1.522,10 6.180,00 13.450,16 16.291,24
Barueri - SP 1.797 - 13.001 4.983,63 1.797,49 4.193,00 10.733,33 13.000,54
São José dos Campos - SP 1.950 - 9.407 4.721,45 1.950,00 5.062,50 7.766,67 9.407,22
Londrina - PR 1.833 - 4.643 2.552,86 1.833,33 2.281,52 3.833,33 4.643,05
Recife - PE 1.289 - 4.976 2.272,74 1.289,35 2.168,34 4.108,33 4.976,14
Mirassol - SP 1.436 - 2.677 1.657,65 1.436,00 1.505,00 2.210,13 2.676,98
Campinas - SP 1.964 - 12.556 4.684,09 1.964,40 3.000,00 10.366,67 12.556,42
São José do Rio Preto - SP 1.277 - 4.292 2.368,11 1.276,68 2.411,96 3.543,34 4.291,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.652 - 17.092 5.664,21 1.651,81 3.162,00 14.110,90 17.091,55
Paraná 1.540 - 5.282 2.655,24 1.540,48 2.318,46 4.360,75 5.281,87
Santa Catarina 1.413 - 8.039 3.195,87 1.412,73 2.240,00 6.636,96 8.038,88
Rio de Janeiro 1.682 - 11.164 4.800,75 1.682,00 4.290,70 9.217,33 11.164,31
Rio Grande do Sul 1.499 - 6.949 3.144,77 1.498,57 2.500,00 5.737,22 6.949,10
Minas Gerais 1.326 - 6.943 2.882,30 1.326,06 2.140,00 5.731,87 6.942,61
Amazonas 1.905 - 13.192 6.562,43 1.904,81 6.500,00 10.891,66 13.192,31
Goiás 1.183 - 4.250 2.068,06 1.182,73 1.800,00 3.508,51 4.249,61
Ceará 1.134 - 3.852 1.874,36 1.133,83 1.500,00 3.180,64 3.852,49
Pernambuco 1.224 - 4.128 2.019,78 1.223,61 1.600,00 3.408,17 4.128,07
Espírito Santo 1.094 - 3.437 1.738,71 1.094,47 1.445,50 2.837,86 3.437,30
Mato Grosso 818 - 5.061 2.091,10 817,91 1.483,50 4.178,00 5.060,52
Distrito Federal 1.165 - 3.149 1.782,57 1.165,22 1.573,82 2.600,00 3.149,20
Rio Grande do Norte 1.100 - 2.170 1.285,31 1.100,00 1.100,00 1.791,23 2.169,59
Pará 1.045 - 6.056 2.262,00 1.045,00 1.223,00 5.000,00 6.056,15
Bahia 1.045 - 13.324 3.606,43 1.045,00 2.000,00 11.000,00 13.323,53
Paraíba 1.155 - 9.690 4.425,83 1.155,00 4.150,00 8.000,00 9.689,84


Principais locais de trabalho

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.


Funções e atividades do Desenhista de produto (material promocional)

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais devem:

  • desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
  • elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber obra artística ou projeto de design;
  • efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas;
  • executar conservação preventiva;
  • executar obras de arte e projeto de design;
  • divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;

  • Atividades

    • frequentar exposições e mostras;
    • desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
    • participar de feiras;
    • desenvolver soluções de acondicionamento e armazenagem de bem cultural;
    • estabelecer contatos com intermediários de arte;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar relatórios(dossiês);
    • analisar material e técnicas;
    • aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • avaliar ideias ou conceitos propostos;
    • demonstrar habilidade motora fina;
    • analisar histórico e estilo do bem cultural;
    • definir suportes e materiais a serem utilizados;
    • aplicar técnica de intervenção;
    • aplicar técnicas de tapeçaria;
    • definir metodologias e critérios;
    • identificar bem cultural;
    • pesquisar temáticas;
    • monitorar condições ambientais;
    • expor em exposições, salões e espaços públicos;
    • aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
    • perceber imagem que está emergindo na elaboração da obra;
    • elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
    • orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
    • apresentar trabalhos em congressos, seminários;
    • cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • compor equipes;
    • selecionar técnicas e materiais para intervenção;
    • definir técnicas de acabamento;
    • colocar obras em coleções públicas e privadas;
    • interagir com instituições e profissionais da área;
    • executar modelo, protótipo ou peça piloto;
    • determinar ideia ou conceito a ser adotado;
    • formatar pedido do cliente;
    • solicitar parecer de outros profissionais;
    • identificar viabilidade do projeto;
    • definir memorial descritivo;
    • configurar ideias em diferentes suportes;
    • contatar clientes;
    • experimentar ideias;
    • aplicar técnicas de cerâmica;
    • aplicar técnicas de desenho;
    • apresentar proposta;
    • pesquisar literatura específica da área;
    • definir parâmetros de controle ambiental;
    • aplicar técnicas de pintura;
    • pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
    • elaborar diagnósticos;
    • aplicar técnicas de gravura;
    • demonstrar capacidade de percepção;
    • conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
    • buscar imagens adequadas à encomenda;
    • documentar dados do bem cultural;
    • coordenar equipes;
    • interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
    • analisar estado de conservação do bem cultural;
    • identificar problema;
    • realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
    • aplicar técnicas digitais;
    • ministrar palestras, cursos e oficinas;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • realizar pesquisa de campo;
    • registrar etapas do processo criativo;
    • elaborar livros, artigos, etc;
    • estabelecer contatos com galerias;
    • participar de ações de educação patrimonial;
    • definir perfil do público alvo;
    • recomendar medidas de preservação pós intervenção;
    • comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
    • emitir parecer técnico;
    • realizar pesquisas de mercado;
    • promover eventos;
    • elaborar orçamentos e cronograma;
    • pesquisar padrões de reprodutibilidade;
    • participar da elaboração de políticas de conservação;
    • elaborar material promocional;
    • desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • identificar fatores de degradação;
    • aplicar técnicas de escultura;
    • propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
    • controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • avaliar pedido do cliente;
    • participar de concursos;
    • submeter projetos aos órgãos oficiais;
    • identificar público alvo;
    • definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
    • especificar medidas de proteção de bem cultural durante intervenções no ambiente;
    • emitir laudo técnico de conservação;
    • definir processos de produção;
    • definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
    • demonstrar habilidade manual;
    • desenvolver obra em performance e instalação;
    • prestar consultoria;
    • experimentar materiais;
    • trabalhar em equipe;
    • participar do processo de gerenciamento de risco;
    • demonstrar afinidade com novas tecnologias;
    • identificar necessidades do público alvo;
    • participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
    • capacitar equipes;
    • aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
    • participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
    • demonstrar acuidade visual;
    • definir tecnologias e materiais;
    • estabelecer contatos com instituições vinculadas à área;
    • veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
    • estabelecer condições contratuais;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
    • registrar patente ou direito autoral;
    • demonstrar capacidade de imaginação espacial;


    Setores que mais contratam Desenhista de produto (material promocional) no mercado de trabalho

    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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