Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes · CBO 8111-25

Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes · CBO 8111-25

CBO 811125 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera reatores, abastecendo-os, efetuando o controle dos parâmetros de processo e monitorando os parâmetros físico-químicos da resina produzida. mistura resinas com solventes e aditivos – ou com outras substâncias definidas em ordem de produção -, para produzir vernizes.

Também chamado de Operador de fabricação de tintas e vernizes · Operador de reatores (fabricação de vernizes e resinas)

O ofício do Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes em uma frase CBO 811125

Síntese

O Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes (CBO 8111-25) opera reatores, abastecendo-os, efetuando o controle dos parâmetros de processo e monitorando os parâmetros físico-químicos da resina produzida. Mistura resinas com solventes e aditivos – ou com outras substâncias definidas em ordem de produção -, para produzir vernizes. Coleta amostras para o controle de qualidade. Envasa e embala vernizes e resinas. Realiza a manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos. Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

Como o CBO 8111-25 se traduz na rotina

Prepara-se para o trabalho, analisando ordem de produção e interpretando fórmulas. Confere e pesa componentes para o processo de produção.

Opera reator, abastecendo-o com os componentes e efetuando o controle dos parâmetros de processo. Controla os parâmetros físico-químicos – tais como acidez e viscosidade – da resina produzida.

Mistura resinas com solventes e aditivos – ou com outras substâncias, de acordo com a ordem de produção -, para produzir vernizes.

Transfere resinas e vernizes para o tanque de diluição. Realiza a diluição e a filtragem dos produtos.

Coleta amostras, para análise em controle de qualidade.

Prepara o acondicionamento de resinas e vernizes, instalando filtro e peneira para o envasamento e requisitando embalagens.

Regula e opera máquinas de envasar e embalar, controlando o envasamento e embalando resinas e vernizes em embalagens rotuladas.

Faz a limpeza do interior dos reatores, seguindo os procedimentos apropriados, a fim de prepará-los para posterior utilização.

Realiza a manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos, efetuando limpeza e lubrificação. Requisita serviços de manutenção corretiva, quando detecta falha durante o funcionamento de máquinas e equipamentos.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso.

Faz o descarte de resíduos, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para o atendimento às normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, identificando e comunicando condições inseguras no trabalho, sinalizando e isolando áreas de risco, prevenindo acidentes, e participando de programas de segurança do trabalho. Pode prestar primeiros socorros.

Pulso do mercado para CBO Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8111-25 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8111-25

Os principais empregadores concentram-se em: Fábricas de Tintas, Fábricas de Derivados de Petróleo, Fábricas de Resinas Termofixas, Fábricas de Produtos Químicos, Fábricas de Resinas Termoplásticas, Agências de Trabalho Temporário.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental completo. O exercício pleno da atividade profissional se dá, para operadores de máquina misturadeira, moleiros e operadores de concentração, em menos de um ano de experiência para operadores de britadeira, trabalhadores de fabricação de resinas e vernizes e trabalhadores de fabricação de tintas, esse período de experiência é de um a dois anos.

Saberes que sustentam o CBO 8111-25

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 10 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente333
Ciências exatas e informáticaFísicaOutros conhecimentos de física - física aplicada333
Matemática e estatísticaMatemática aplicada333
QuímicaPolímeros333
Outros conhecimentos de química - química aplicada333
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática333
Internet233
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita333
Português: leitura e interpretação de textos333
Português instrumental444
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 29 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosOrganização da produçãoProdução em batelada333
Produção em fluxo contínuo333
Planejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho444
Qualidade e produtividadeControle da qualidade333
Saúde e segurançaErgonomia334
Primeiros socorros324
Segurança no trabalho445
Outros conhecimentos de saúde e segurança - prevenção e combate a incêndios445
Processos de produção industrialInformações tecnológicas em química e petroquímicaProcessos e operações unitárias de transferência de calor233
Tecnologias de processos químicos233
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - operação de reatores na produção de resinas utilizadas na fabricação de tintas445
Outros conhecimentos de informações tecnológicas em química e petroquímica - processos de produção de resinas e vernizes445
Informações tecnológicas laboratoriaisOutros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - principais ensaios físico-químicos para controle da produção de resinas333
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - principais ensaios para controle da qualidade de tintas na produção333
Outros conhecimentos de informações tecnológicas laboratoriais - procedimentos de coleta de amostras de material processado para análise333
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos para diluição de resinas344
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - tipos de caldeiras344
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - tipos de reatores344
Manutenção industrialLubrificação233
Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de primeiro nível de equipamentos utilizados na fabricação de resinas e vernizes444
MateriaisOutros conhecimentos de materiais - tipos de matérias-primas utilizadas na fabricação de resinas e vernizes444
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial333
Normas técnicas para área industrial333
Operação de linhas de produção industrialAlimentação de máquinas e equipamentos333
Separação de material para reaproveitamento333
Planejamento e controle da produção industrialOutros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - fundamentos de planejamento e controle de processos222
Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção industrial - ordem de produção333
Processos para embalagem de produtosProcessos de embalagem e etiquetagem343
Outros conhecimentos de processos para embalagem de produtos - operação de equipamentos de envase e de embalagem444

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral33
Expressão oral33
Compreensão escrita33
Expressão escrita23
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções33
Raciocínio abstrato para resolução de problemas33
Raciocínio analítico22
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)22
Trabalho com númerosTranscrição de dados33
Comparação de dados33
Compreensão numérica33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 15 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta23
Flexibilidade de extensão33
Força de tronco22
Força estática33
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão33
Precisão de controle23
Destreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual33
Tempo de reação (ou de resposta)34
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva33
Sensibilidade auditiva33
Sensibilidade ao brilho33
Visão de perto (ou a curta distância)44
Visão periférica33
Discriminação de cor visual44
Habilidades práticas 6 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe33
Fornecimento de informações33
Cooperação33
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas33
Habilidades organizacionaisAnálise de riscos33

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores assalariados com carteira assinada, empregados em empresas do ramo de extração de minerais, fabricação de produtos químicos e construção. As atividades são realizadas de forma individual e também em células de trabalho, em ambientes fechados e a céu aberto. Os profissionais atuam sob supervisão ocasional e o horário de trabalho é em sistema de turnos fixos, diurno ou noturno. Podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 811125

O que se faz na prática
Ajustar máquinas e equipamentos
Usar equipamentos de proteção individual - epi
Demonstrar atenção concentrada
Liderar pessoas
Embalar tintas, vernizes e concentrados
Agir com responsabilidade
Agir com criatividade
Filtrar resinas e vernizes
Demonstrar destreza manual
Controlar viscosidade, brilho e fineza da tinta
Operar reatores
Controlar acidez, viscosidade e outros parâmetros físico-químicos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes (CBO 8111-25) pertence à família dos Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins), dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
81 Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
811 Operadores de instalações em indústrias químicas, petroquímicas
8111 Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins)
811125 Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes

Profissões irmãs na família CBO 8111

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes

CBO 811125

Qual é o CBO do Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes?

O código é CBO 8111-25 (ou CBO 811125 sem o hífen), dentro da família 8111 (Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins)), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Trabalhador da fabricação de resinas e vernizes?

Opera reatores, abastecendo-os, efetuando o controle dos parâmetros de processo e monitorando os parâmetros físico-químicos da resina produzida. Mistura resinas com solventes e aditivos – ou com outras substâncias definidas em ordem de produção -, para produzir vernizes. Coleta amostras para o controle de qualidade. Envasa e embala vernizes e resinas. Realiza a manutenção de primeiro nível de máqu…

Que formação é necessária para o CBO 8111-25?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Fábricas de Tintas, Fábricas de Derivados de Petróleo, Fábricas de Resinas Termofixas, Fábricas de Produtos Químicos.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8111-25

Mesmo subgrupo · CBO 811