Salário para o cargo de Tecnólogo em gestão de segurança privada
CBO 2526-05 > Profissionais da administração dos serviços de segurança

Tecnólogo em gestão de segurança privada - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam as atividades de segurança em geral. Elaboram planos e políticas de segurança. Realizam análises de riscos, adotam medidas preventivas e corretivas para proteger vidas, o patrimônio e restaurar as atividades normais de empresas. Administram equipes, coordenam serviços de inteligência empresarial e prestam consultoria e assessoria.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais da administração dos serviços de segurança

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais da administração dos serviços de segurança os profissionais da segurança privada atuam em empresas privadas ou públicas, em atividades industriais, comerciais e de serviços em geral. Podem trabalhar com carteira assinada ou conta própria/autônomo. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e horários irregulares. O trabalho pode ser exercido de forma presencial ou à distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais da administração dos serviços de segurança

Para o pleno exercício da função é necessário graduação tecnológica em segurança privada ou curso superior, em outra área mais curso de especialização em segurança. Experiência profissional de menos de um ano.


Funções e atividades do Tecnólogo em gestão de segurança privada

Profissionais da administração dos serviços de segurança devem:

  • gerenciar atividades de segurança;
  • prestar consultoria/assessoria;
  • realizar análise de riscos;
  • gerir recursos financeiros e materiais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de inteligência empresarial;
  • administrar recursos humanos;
  • elaborar planos de segurança;

Atividades

  • classificar riscos;
  • propor desenvolvimento e/ou melhorias de produtos de segurança;
  • demonstrar proatividade;
  • elaborar planilhas de custos;
  • solicitar contratação de funcionários e terceiros;
  • simular cenários;
  • receber informações;
  • zelar pelo cumprimento das normas legais de segurança;
  • demonstrar visão estratégica;
  • auditorar plano e/ou projeto de segurança;
  • elaborar planos de gerenciamento de crise;
  • gerenciar atividades de transporte de valores;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • entrevistar candidatos;
  • participar da integração de funcionários;
  • monitorar comportamento;
  • gerenciar atividades de segurança patrimonial;
  • identificar riscos;
  • conduzir sindicância interna;
  • ministrar treinamentos e cursos;
  • aprovar compras de equipamentos e serviços de segurança;
  • selecionar receptores das informações;
  • acompanhar implementação do plano ou projeto de segurança;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de manter sigilo;
  • elaborar plano operacional;
  • gerenciar atividades de segurança pessoal;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar escala de trabalho;
  • analisar trajeto;
  • gerenciar atividades de segurança eletrônica;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • identificar impactos;
  • elaborar orçamento;
  • negociar contrato;
  • difundir informações;
  • identificar necessidades do cliente;
  • propor ações preventivas e corretivas;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar ameaças;
  • participar de atividades de segurança da informação;
  • elaborar programa de treinamento e qualificação;
  • identificar vulnerabilidades;
  • definir equipamentos de segurança;
  • controlar orçamento;
  • providenciar documentação legal de funcionário (vigilante);
  • demonstrar capacidade de observação;
  • interagir com demais áreas da empresa e órgãos externos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • conferir materiais e serviços solicitados;
  • elaborar plano tático;
  • propor ações para mitigação de riscos;
  • definir perfil profissional;
  • elaborar projetos de segurança;
  • identificar ativos a serem protegidos (tangíveis e intangíveis);
  • elaborar planos de contingência e/ou emergência;
  • levantar informações para contratação de funcionário;
  • elaborar política de segurança;
  • remanejar funcionários;
  • emitir parecer de segurança;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • elaborar normas e procedimentos;
  • selecionar fornecedores;
  • selecionar informações;
  • fiscalizar documentação legal de funcionário (vigilante);
  • identificar probabilidade de sinistro;
  • analisar informações;
  • elaborar plano de continuidade de negócio;
  • demonstrar perspicácia;
  • solicitar demissão de funcionário;
  • gerenciar atividades de escolta armada;


Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão de segurança privada no mercado de trabalho

  • Atividades de vigilância e segurança privada
  • Obras de montagem industrial
  • Serviços de engenharia
  • Condomínios prediais
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Navegação de apoio marítimo
  • Supermercados
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de edifícios
  • Atividades associativas
  • Transporte rodoviário de produtos perigosos
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos




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