Salário para o cargo de Superintendente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente de marketing

Um Superintendente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.926,59 e R$ 67.824,10, com a média salarial de R$ 24.198,81 e o salário mediana em R$ 17.885,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.198,81 290.385,73 6.049,70 113,89
1º Quartil 4.926,59 59.119,08 1.231,65 23,19
Salário Mediana 17.885,00 214.620,00 4.471,25 84,18
3º Quartil 51.725,55 620.706,66 12.931,39 243,45
Teto Salarial 67.824,10 813.889,19 16.956,02 319,22


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 12.276 - 78.332 38.648,10 12.276,18 40.000,00 64.671,06 78.331,52
Rio de Janeiro - RJ 2.795 - 65.349 27.323,48 2.795,06 28.806,00 53.952,86 65.349,32
Barueri - SP 13.849 - 73.713 36.089,69 13.848,89 35.091,00 60.857,67 73.712,63
Belo Horizonte - MG 1.703 - 46.219 14.290,74 1.703,17 6.313,00 38.158,33 46.218,52
Curitiba - PR 1.967 - 54.104 14.346,08 1.966,67 4.000,00 44.668,67 54.104,03
Goiânia - GO 1.754 - 15.254 5.203,96 1.754,00 3.000,00 12.594,17 15.254,43
Porto Alegre - RS 2.220 - 58.502 20.128,12 2.220,00 10.714,29 48.300,00 58.502,41
Maringá - PR 1.918 - 15.251 4.628,71 1.918,00 2.250,00 12.591,50 15.251,20
Campinas - SP 3.021 - 76.702 31.864,90 3.020,67 35.000,00 63.325,33 76.701,54
Foz do Iguaçu - PR 1.500 - 2.261 1.591,67 1.500,00 1.500,00 1.866,67 2.260,96
Florianópolis - SC 4.717 - 43.604 20.703,00 4.717,33 20.780,00 36.000,00 43.604,28
Brasília - DF 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Fortaleza - CE 2.350 - 39.365 13.590,55 2.350,00 7.814,00 32.500,00 39.364,98
Recife - PE 1.606 - 34.370 12.000,82 1.606,00 4.250,00 28.376,50 34.370,47
Osasco - SP 16.706 - 51.529 27.435,60 16.705,50 25.574,50 42.542,50 51.528,75
Ribeirão Preto - SP 3.000 - 58.139 14.890,50 3.000,00 4.189,00 48.000,00 58.139,04
Ananindeua - PA 2.698 - 3.870 3.084,44 2.697,50 3.195,00 3.195,00 3.869,88
João Pessoa - PB 1.755 - 9.937 3.842,38 1.755,00 2.570,00 8.204,00 9.936,93
Sorocaba - SP 1.740 - 81.758 21.882,86 1.740,00 2.500,00 67.500,00 81.758,03
Salvador - BA 2.153 - 14.589 5.323,00 2.153,00 5.000,00 12.045,00 14.589,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.665 - 75.347 33.881,04 5.665,40 35.000,00 62.206,77 75.346,71
Paraná 1.637 - 34.374 8.881,38 1.636,53 2.500,00 28.379,79 34.374,45
Rio de Janeiro 2.320 - 64.011 25.314,49 2.320,42 20.250,00 52.847,67 64.010,68
Minas Gerais 1.593 - 41.162 10.838,56 1.592,67 3.600,00 33.983,39 41.161,70
Santa Catarina 1.767 - 39.297 11.713,74 1.766,58 3.750,00 32.443,58 39.296,64
Rio Grande do Sul 1.789 - 53.228 14.937,76 1.788,55 5.241,50 43.945,18 53.227,72
Goiás 1.782 - 23.058 6.888,43 1.781,56 3.000,00 19.036,44 23.057,51
Ceará 1.428 - 53.603 13.568,79 1.427,57 2.762,00 44.255,14 53.603,16
Pernambuco 1.486 - 28.764 7.978,04 1.486,33 3.150,00 23.748,00 28.764,29
Bahia 1.619 - 9.336 4.289,19 1.619,25 3.531,50 7.707,75 9.335,86
Paraíba 1.641 - 22.861 6.269,60 1.640,67 2.824,00 18.874,00 22.860,76
Pará 2.037 - 6.135 3.333,71 2.037,33 3.195,00 5.065,00 6.134,88
Distrito Federal 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Maranhão 1.447 - 21.061 5.179,18 1.447,00 2.600,00 17.388,00 21.060,87
Mato Grosso do Sul 1.650 - 8.479 3.351,64 1.650,00 2.650,00 7.000,00 8.478,61
Rondônia 1.500 - 2.877 1.740,00 1.500,00 1.600,00 2.375,00 2.876,67
Rio Grande do Norte 1.494 - 8.116 3.088,60 1.493,50 2.447,50 6.701,00 8.116,45
Espírito Santo 2.239 - 21.197 6.682,25 2.239,00 3.200,00 17.500,00 21.196,53
Mato Grosso 1.600 - 16.941 5.406,00 1.600,00 3.955,50 13.987,00 16.941,47
Amazonas 2.247 - 63.959 13.421,67 2.247,00 6.479,50 52.805,00 63.959,00
Sergipe 2.426 - 18.168 8.354,00 2.426,00 6.000,00 15.000,00 18.168,45
Acre 1.412 - 2.725 1.964,80 1.412,00 2.112,00 2.250,00 2.725,27
Tocantins 1.500 - 8.721 2.960,00 1.500,00 2.000,00 7.200,00 8.720,86


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • gerir qualidade da venda;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • orientar planejamento da produção;
    • aproveitar oportunidades;
    • promover inovação;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • mostrar otimismo;
    • tomar decisões;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • expor ideias em público;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • transformar dados em informação;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • administrar conflitos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • disseminar plano de marketing;
    • focalizar na busca de resultados;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • motivar equipe;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • mostrar criatividade;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • gerir pós-venda;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • redigir relatórios;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • prospectar formadores de opinião;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • demonstrar visão de futuro;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • estimular processo de comunicação;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • validar métodos;
    • manipular tendência de mercado;
    • dimensionar recursos;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • mostrar coerência;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • fazer exposições na mídia;
    • aprovar normas e instruções;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • delegar responsabilidades;
    • mostrar versatilidade;
    • elaborar plano de contingência;
    • trabalhar com ética;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • analisar viabilidade econômica;


    Setores que mais contratam Superintendente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: