Salário para o cargo de Secretário bilíngüe de gabinete
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe de gabinete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe de gabinete

Um Secretário bilíngüe de gabinete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,51 e R$ 9.334,11, com a média salarial de R$ 3.714,33 e o salário mediana em R$ 2.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe de gabinete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.714,33 44.571,98 928,58 17,52
1º Quartil 1.680,51 20.166,13 420,13 7,93
Salário Mediana 2.400,00 28.800,00 600,00 11,32
3º Quartil 7.118,59 85.423,11 1.779,65 33,58
Teto Salarial 9.334,11 112.009,35 2.333,53 44,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.143 - 13.474 5.535,37 2.142,81 4.167,50 11.123,97 13.473,69
Brasília - DF 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Rio de Janeiro - RJ 1.936 - 11.249 4.961,43 1.936,21 3.700,00 9.287,64 11.249,47
Belo Horizonte - MG 1.772 - 10.104 4.709,59 1.772,47 3.970,00 8.342,20 10.104,32
Campo Grande - MS 1.473 - 2.564 1.719,00 1.473,00 1.677,50 2.117,00 2.564,17
Barueri - SP 2.609 - 9.790 5.141,07 2.609,43 6.000,00 8.082,73 9.790,05
Sinop - MT 1.460 - 2.559 1.738,15 1.459,50 1.697,00 2.112,33 2.558,52
Novo Hamburgo - RS 5.200 - 6.541 5.350,00 5.200,00 5.400,00 5.400,00 6.540,64
Umuarama - PR 1.470 - 2.704 1.716,00 1.470,00 1.631,00 2.232,80 2.704,43
Campinas - SP 1.947 - 18.978 7.717,95 1.946,53 6.543,00 15.668,50 18.978,16
Porto Velho - RO 1.426 - 2.737 1.682,44 1.426,00 1.500,00 2.259,75 2.737,08
Curitiba - PR 2.025 - 12.245 4.579,24 2.025,00 2.959,00 10.109,75 12.245,23
Goiânia - GO 1.412 - 4.770 2.153,93 1.412,00 1.700,00 3.938,00 4.769,82
Araguaína - TO 1.421 - 2.329 1.585,71 1.421,33 1.500,00 1.922,67 2.328,79
Porto Alegre - RS 2.022 - 4.555 3.181,14 2.021,67 3.454,00 3.761,00 4.555,44
Sorocaba - SP 1.627 - 7.636 3.658,57 1.627,33 3.469,00 6.304,33 7.636,00
Manaus - AM 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Dourados - MS 1.431 - 3.662 1.969,54 1.431,33 1.718,00 3.023,00 3.661,55
Juiz de Fora - MG 1.431 - 2.045 1.529,61 1.430,67 1.492,00 1.688,22 2.044,82
Jundiaí - SP 2.200 - 13.707 6.113,33 2.200,00 5.800,00 11.316,67 13.707,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.724 - 12.291 4.797,65 1.723,66 3.200,00 10.147,79 12.291,31
Minas Gerais 1.412 - 7.001 2.733,67 1.412,15 1.623,70 5.779,81 7.000,68
Rio de Janeiro 1.553 - 10.471 4.309,40 1.552,82 3.450,00 8.644,55 10.470,53
Distrito Federal 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Paraná 1.466 - 5.870 2.527,49 1.466,28 1.800,00 4.846,19 5.869,85
Rio Grande do Sul 1.532 - 6.937 3.373,93 1.531,70 3.454,00 5.726,83 6.936,51
Santa Catarina 1.517 - 5.051 2.395,40 1.516,83 1.868,00 4.170,10 5.050,94
Mato Grosso do Sul 1.451 - 2.971 1.800,11 1.450,67 1.650,00 2.453,27 2.971,47
Mato Grosso 1.420 - 2.612 1.714,80 1.420,33 1.616,00 2.156,17 2.611,61
Bahia 1.412 - 5.705 2.301,04 1.412,00 1.486,00 4.709,80 5.704,65
Goiás 1.412 - 3.602 1.862,27 1.412,00 1.500,00 2.974,00 3.602,20
Espírito Santo 1.417 - 4.534 1.999,19 1.416,50 1.450,00 3.743,33 4.534,04
Pará 1.412 - 2.792 1.654,08 1.412,00 1.412,00 2.304,83 2.791,68
Tocantins 1.412 - 2.127 1.514,96 1.412,00 1.440,00 1.755,67 2.126,52
Rondônia 1.429 - 2.908 1.736,87 1.428,80 1.570,00 2.400,60 2.907,68
Maranhão 1.412 - 6.413 2.393,89 1.412,00 1.496,00 5.295,00 6.413,46
Ceará 1.440 - 18.641 7.210,81 1.440,25 6.245,96 15.389,75 18.640,53
Amazonas 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Pernambuco 1.706 - 8.676 3.770,56 1.706,00 2.450,00 7.163,00 8.676,04
Roraima 1.412 - 2.292 1.562,56 1.412,00 1.500,00 1.892,50 2.292,25
Acre 1.412 - 2.248 1.523,00 1.412,00 1.412,00 1.856,00 2.248,04
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.749 2.152,43 1.412,00 1.438,00 6.398,00 7.749,45


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe de gabinete

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • organizar eventos e viagens;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerir suprimentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • fazer ligações telefônicas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • triar correspondência;
    • ordenar documentos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • enviar convite ou convocação;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • formular pedidos de compra;
    • administrar arquivos;
    • administrar conflitos;
    • dar suporte durante o evento;
    • cancelar compromissos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • assinar documentação escolar;
    • definir horários;
    • confeccionar clippings;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • formatar documentos;
    • pesquisar informações e dados;
    • reproduzir documentos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • dar suporte em reuniões;
    • demonstrar iniciativa;
    • administrar estresse;
    • tomar ditados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • contornar situações adversas;
    • direcionar informações;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar a equipe;
    • levantar necessidades de material;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • acompanhar processos;
    • divulgar informações;
    • reservar sala/local;
    • anotar recados;
    • atender pedidos e solicitações;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • digitar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar dinamismo;
    • revisar traduções;
    • controlar cronogramas;
    • atender ligações telefônicas;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar senso de organização;
    • requisitar material;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • transcrever textos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • atualizar arquivos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • prestar serviço de intérprete;
    • ciceronear visitas;
    • cotar preços;
    • enviar correspondência;
    • demonstrar discrição;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • redigir documentos;
    • dar suporte a expatriados;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • registrar correspondência;
    • cobrar respostas;
    • recepcionar pessoas;
    • demonstrar proatividade;
    • datilografar documentos;
    • protocolar correspondência;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • transmitir recados;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • colher assinatura;
    • demonstrar sensibilidade;
    • cobrar ações;
    • elaborar base de dados;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • cobrar relatórios;
    • orientar pessoas;
    • conferir material;
    • solicitar verbas;
    • elaborar atas;
    • administrar pendências;
    • receber correspondência;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • encaminhar certificados;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • elaborar documentação escolar;
    • capacitar equipe;
    • classificar documentos;
    • secretariar reuniões;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • arquivar correspondência;
    • elaborar prestação de contas;
    • confirmar presença;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • ler documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • preparar sala/local;
    • controlar prazos;
    • anotar informações;
    • elaborar lista de presença;
    • selecionar pessoal;
    • pesquisar local;
    • contratar serviços de terceiros;
    • preparar apresentações;
    • elaborar convites e convocações;
    • fornecer informações;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • transmitir fax;
    • encaminhar pessoas;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar documentos;
    • fazer checklist;
    • escolher cardápio;
    • marcar compromissos;
    • controlar malote;
    • traduzir documentos;
    • cadastrar documentos;
    • identificar o assunto;


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe de gabinete no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços advocatícios
    • Ensino de idiomas
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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