Salário para o cargo de Relojoeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Relojoeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Relojoeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • participar de reuniões;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir estratégias de terceirização;
  • implantar técnicas de vendas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • designar equipe para projeto;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • cobrar resultados;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover programas prevencionistas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • cooperar na definição de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • recepcionar mercadorias;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • elaborar normas e instruções;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • gerir investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • representar a empresa;
  • propor compra de novos itens;
  • determinar perfis profissionais;
  • estimular a motivação das equipes;
  • instruir subordinados;
  • contratar serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • medir resultados de treinamento;
  • planejar compras e locações;
  • gerir estoques;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • orientar clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • captar recursos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • qualificar fornecedores;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • exercitar a autonomia;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • operar equipamentos de informática;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir compras;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • analisar tendências do mercado;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • avaliar desempenho;
  • entrevistar candidatos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • examinar currículos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • demonstrar motivação;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • promover funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • expressar-se oralmente;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • remanejar leiaute;
  • delegar atribuições;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • argumentar com convicção (persuasão);


Setores que mais contratam Relojoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: