Salário para o cargo de Relojoeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Relojoeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Relojoeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • avaliar desempenho;
  • gerir investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • implantar técnicas de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerir compras;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir custos;
  • orientar clientes;
  • determinar perfis profissionais;
  • providenciar integração de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir estoques;
  • exercer liderança;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • demonstrar motivação;
  • delegar atribuições;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • propor compra de novos itens;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • cobrar resultados;
  • analisar tendências do mercado;
  • fazer orçamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • representar a empresa;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • manter apresentação pessoal;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • promover funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • designar equipe para projeto;
  • resolver reclamações de clientes;
  • examinar currículos;
  • agir com dinamismo;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • operar equipamentos de informática;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • transferir numerário para o banco;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • expressar-se oralmente;
  • recepcionar mercadorias;
  • remanejar leiaute;
  • expressar-se gestualmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover programas prevencionistas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • participar de reuniões;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • administrar remanejamentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • qualificar fornecedores;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • contratar serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • atender agentes de fiscalização;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • captar recursos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;


Setores que mais contratam Relojoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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