Salário para o cargo de Relojoeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Relojoeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Relojoeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • recepcionar mercadorias;
  • participar de reuniões;
  • gerir investimentos;
  • captar recursos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • delegar atribuições;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • examinar currículos;
  • fazer orçamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir estoques;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transferir numerário para o banco;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • manter apresentação pessoal;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • designar equipe para projeto;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • contratar serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • qualificar fornecedores;
  • promover funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • implantar técnicas de vendas;
  • agir com dinamismo;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • operar equipamentos de informática;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • formular incentivos de produtividade;
  • elaborar normas e instruções;
  • representar a empresa;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover programas prevencionistas;
  • instruir subordinados;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar compras e locações;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • expressar-se gestualmente;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • medir resultados de treinamento;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • cobrar resultados;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • entrevistar candidatos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • remanejar leiaute;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • exercitar a autonomia;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • exercer liderança;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • analisar tendências do mercado;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir compras;
  • gerir custos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;


Setores que mais contratam Relojoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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