Salário para o cargo de Relojoeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Relojoeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Relojoeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • buscar atualização profissional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • fazer orçamentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • elaborar normas e instruções;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • agir com dinamismo;
  • cooperar na definição de projetos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • exercitar a autonomia;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir compras;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • avaliar desempenho;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir custos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transferir numerário para o banco;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • orientar clientes;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar remanejamentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • designar equipe para projeto;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • captar recursos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • instruir subordinados;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir estoques;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • entrevistar candidatos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir estratégias de terceirização;
  • remanejar leiaute;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se oralmente;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • contratar serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • representar a empresa;
  • gerir investimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • examinar currículos;
  • cobrar resultados;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • exercer liderança;
  • promover programas prevencionistas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • medir resultados de treinamento;
  • recepcionar mercadorias;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar compras e locações;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • demonstrar motivação;
  • promover funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • qualificar fornecedores;


Setores que mais contratam Relojoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: