Salário para o cargo de Relojoeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Relojoeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Relojoeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • negociar preços e condições de pagamento;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • exercer liderança;
  • orientar clientes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • medir resultados de treinamento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estimular a motivação das equipes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • demonstrar motivação;
  • cooperar na definição de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • gerir investimentos;
  • representar a empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cobrar resultados;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover programas prevencionistas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir compras;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se gestualmente;
  • elaborar normas e instruções;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • contratar serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • analisar tendências do mercado;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • resolver reclamações de clientes;
  • instruir subordinados;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • promover funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • fazer orçamentos;
  • expressar-se oralmente;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • entrevistar candidatos;
  • qualificar fornecedores;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • captar recursos;
  • gerir custos;
  • determinar perfis profissionais;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • manter apresentação pessoal;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar remanejamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • agir com dinamismo;
  • gerir estoques;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • remanejar leiaute;
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • participar de reuniões;
  • examinar currículos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar desempenho;
  • apreciar inovações organizacionais;


Setores que mais contratam Relojoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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