Salário para o cargo de Relojoeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Relojoeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Relojoeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar remanejamentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • formular incentivos de produtividade;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar desempenho;
  • agir com dinamismo;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • expressar-se gestualmente;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • cobrar resultados;
  • instruir subordinados;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • manter apresentação pessoal;
  • medir resultados de treinamento;
  • orientar clientes;
  • gerir investimentos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir estoques;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • captar recursos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • designar equipe para projeto;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • participar de reuniões;
  • delegar atribuições;
  • planejar compras e locações;
  • examinar currículos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • remanejar leiaute;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir compras;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • operar equipamentos de informática;
  • buscar atualização profissional;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • fazer orçamentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • analisar tendências do mercado;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • representar a empresa;
  • exercer liderança;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • contratar serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • promover funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • entrevistar candidatos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir custos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • qualificar fornecedores;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;


Setores que mais contratam Relojoeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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